Como planejar o conteúdo para o seu site?

planejar conteúdo para site

A maneira mais certa de ter um site relevante, com uma boa estrutura e que ofereça uma ótima experiência aos usuários é planejar o conteúdo para o site com antecedência. Saiba mais neste post!

Um site tem um papel especial de conectar pessoas. Ele é o seu espaço online, onde você pode colocar as informações mais importantes sobre a sua empresa e aprofundar conteúdos que não são tão indicados para as redes sociais.

O site também tem o objetivo essencial de transmitir a primeira impressão que um potencial cliente tem de você ou do seu negócio. Por isso, ele precisa ser coerente com a imagem e a sensação que você deseja passar para o público.

Sites cheios de informação e desorganizados podem refletir incoerência com o seu propósito e uma experiência ruim para os usuários. Por outro lado, páginas com poucas informações podem passar uma sensação de pouca autoridade ou conhecimento. 

Sendo assim, planejar bem o conteúdo para seu site e a forma como ele será disposto é a melhor maneira de assegurar que você passará tudo que precisa nas páginas.

A seguir, confira dicas para planejar o conteúdo do seu site. Boa leitura!

1. Defina a estrutura do seu site

Primeiramente, você deve definir a estrutura do seu site. 

Algumas seções são tão importantes que estão presentes em quase todos os sites, como o “Sobre”, “Serviços” e “Contato”. Elas deixam claro as características do seu negócio, o que você oferece e como seu cliente pode entrar em contato com você. 

No entanto, seu site também pode ter outras páginas ou seções exclusivas de acordo com as suas preferências e necessidades, tais como “Blog”, “Loja”, “Portfólio”, entre outras opções.

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2. Capriche na escolha das imagens

Para deixar o site mais profissional e humanizado, o ideal é investir em uma sessão de fotos autoral. Além dessas fotos serem utilizadas no seu site, você também poderá usá-las em várias outras áreas da sua comunicação, como as redes sociais, os anúncios, e-mail marketing, materiais institucionais, entre outros.

Vale lembrar que ter fotos autorais de qualidade agregam valor ao seu negócio, pois elas possibilitam uma maior conexão com seu público.

No entanto, caso você não possa ou não queira investir em uma sessão de fotos agora, também existe a opção das fotos dos bancos de imagens gratuitos ou pagos. 

Independentemente da sua escolha, capriche nas imagens do seu site e certifique-se de que elas estão de acordo com sua identidade visual, estilo e com os interesses e características.

3. Insira chamadas para ação (CTA)

Além de apresentarem uma boa estrutura e imagens de qualidade, sites precisam ser interativos e promover a navegação de forma intuitiva. 

Para isso, é importante que você guie o visitante pelo site, através de chamadas para ação, que podem ser inseridas em frases, links ou botões.

Essa ferramenta, conhecida como “chamada para ação” ou “call to action”, deve estar presente em todo o seu site. Mas, para tal, é necessário ter clareza do que você deseja em relação a como o seu visitante pode interagir.

Nossa dica é trabalhar frases de ação, que convidem o cliente a responder, tomar consciência ou perguntar por mais informações. “Saiba mais”, “Preencha o formulário de aplicação”, “Faça agora sua inscrição”, “Baixe agora”, “Entre em contato” são alguns exemplos de como você pode gerar um engajamento com seu leitor. 

Lembre-se sempre de conectar a frase a um link clicável, que pode ir para seu Whatsapp, e-mail, outra página do seu site, meio de pagamento, ou outra finalidade de sua preferência.

Dicas extras para escrever o conteúdo do seu site:

Para que o seu site fique ainda melhor, resolvemos trazer algumas dicas extras. Confira:

  • Tenha em mente quem é o seu público ideal: isso te ajudará a saber com quem está falando!
  • Pense em quais as transformações e benefícios que o seu serviço ou produto proporciona? Qual o seu diferencial? Qual o propósito da sua empresa?
  • Seja objetivo! Prefira organizar seu conteúdo em tópicos ou textos curtos ao invés de textos longos, use palavras-chave.

Se você está no começo desse processo de criação de site, confira esse post aqui no blog, onde explicamos detalhadamente sobre a criação de sites!

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Até a próxima!

Quem escreveu essa matéria?

Equipe de Marketing Digital da Mestres do Site

Todo o conteúdo que você lê nesse blog foi produzido pelo grupo de especialistas de Marketing Digital da Mestres do Site.

Essa equipe já atendeu mais de 1.000 clientes nos últimos 6 anos e atualmente gerencia mais de R$ 1.000.000,00/mês em campanhas de Google Ads e Facebook Ads.

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