8 erros comuns no marketing digital que você deve evitar

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Começou a investir no marketing digital e os resultados ainda não chegaram? Pode ser que esteja cometendo alguns erros básicos muito comuns para quem está começando. Saiba quais são os 8 erros comuns no marketing digital que você deve evitar a seguir!

As metodologias que envolvem o ambiente digital são novas e mudam constantemente.

No entanto, existem algumas estratégias comprovadas e realmente eficazes no marketing digital – e não segui-las pode custar caro para o seu planejamento.

Para te ajudar a se organizar e evitar os principais erros desse meio, listamos 8 deles abaixo.

Então, prepare-se e leia todos com atenção para não errar na estratégia da sua empresa.

Os 8 erros mais comuns no marketing digital

1. Não planejar

Sempre que possível, nós frisamos a importância do planejamento, afinal, um projeto de marketing digital nada mais é que um plano de ações detalhadamente descrito, onde cada passo está muito bem especificado e explicado com todas as justificativas estratégicas.

Da mesma maneira que o planejamento é o passo inicial para uma boa ação de marketing digital, não elaborar e nem seguir um planejamento é o primeiro entre os erros mais comuns no marketing digital que sua empresa deve evitar ao máximo.

2. Não conhecer o público

Mais do que um erro no marketing digital, este é um erro no negócio por completo. Saber quem é o seu público é fundamental para oferecer seus produtos e/ou serviços da melhor forma possível e manter os clientes sempre satisfeitos com o que você tem a oferecer.

No caso do marketing digital, conhecer o público é o que permitirá uma comunicação mais assertiva. É com base no seu conhecimento sobre o cliente que os profissionais de marketing que trabalham ao seu lado poderão construir uma persona e falar diretamente com aqueles potenciais novos clientes.

Para descobrir o público do seu negócio, você pode realizar pesquisas e/ou analisar o perfil daqueles que já são os seus clientes.

3. Não contratar um profissional

“Ah, eu tenho uma prima que mexe com esses Photoshop aí, pode deixar que ela faz, vai sair muito mais barato”. 

Quem nunca pensou ou conhece alguém que tenha pensado dessa forma? Bom, você conhece aquela expressão que diz que às vezes o barato sai caro, né? O gerenciamento da sua marca no ambiente online é uma dessas situações.

Para ter retorno sobre as suas estratégias de marketing digital, é preciso passar por um processo minucioso com detalhes que apenas profissionais são capazes de lidar com maestria.

4. Focar somente nas redes sociais

Ainda que as redes sociais sejam, sem dúvidas, ferramentas poderosíssimas, é o complemento de outras ações que as torna completas.

E, mesmo que isso seja senso comum entre os profissionais da área, contar apenas com a gestão de redes sociais continua sendo um dos maiores erros no marketing digital.

É claro que você não deve deixar suas estratégias de lado, no entanto, o ideal é unir estratégias.

Se você produz conteúdos relevantes, seja por meio de um blog ou de materiais ricos, por exemplo, utilizar as redes sociais para divulgá-los aumenta a efetividade. Outro exemplo é o de que certos posts têm a capacidade também de fazer mais pessoas se cadastrarem em listas de e-mail.

5. Deixar o site de lado

Um site de qualidade é o primeiro passo para começar a aparecer nas primeiras páginas dos buscadores e, consequentemente, ser encontrado por seus clientes. O site é a sua porta de entrada no mundo digital.

Mas, vale lembrar que a boa performance do seu site só será possível se ele tiver sido desenvolvido e otimizado por quem entende do assunto.

De maneira alguma deixe seu site de lado! Ele é o único ambiente na internet que você pode, realmente, chamar de seu. 

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6. Não produzir conteúdo

Enquanto um site bem desenvolvido e otimizado é o primeiro passo para ganhar autoridade e conquistar suas posições nos buscadores, produzir conteúdo é o segundo. Combinando os dois, suas estratégias podem te levar muito longe.

Hoje, vivemos em uma época onde ninguém mais quer ver propagandas, e algumas pessoas até pagam para não vê-las. Dessa maneira, é a produção de conteúdo que se mostra como a melhor solução para se comunicar com seu público. Dê informações, resolva dores, tire dúvidas e seja interessante.

É de você (e da sua empresa) que as pessoas se lembrarão quando precisarem.

Há várias maneiras de produzir e divulgar conteúdo: como escrever textos em um blog ou fazer posts mais rápidos e diretos nas redes sociais, por exemplo.

7. Não acompanhar os resultados

Observe a quantidade de ações que precisam ser realizadas para que o marketing digital de uma empresa seja completamente efetivo. Muitas, não é mesmo? Um bom planejamento, a contratação de profissionais, alinhamento ou descoberta de público e, depois de tudo isso, as ações em si.

Mas, de nada vale se os resultados de tudo isso não forem acompanhados, não é mesmo? Afinal de contas, foi buscando atingi-los que você começou a trabalhar com marketing digital, certo?

Não acompanhar os resultados é mais um dos erros mais comuns no marketing digital que continuam sendo cometidos por muitas pessoas.

8. Acompanhar os resultados e não usá-los para melhorar

Tudo bem, digamos que você não cometa o erro anterior. No entanto, ao invés de analisar os pontos que podem ser melhorados e criar novas estratégias, você só analisa os resultados e fim.

Tem algo errado aí, não é mesmo?

Tão importante quanto — se não até mais — que acompanhar os resultados é utilizar cada um dos insights que eles proporcionam para melhorar sua estratégia.

Acompanhar os resultados não serve apenas para saber se o investimento vale a pena. Acompanhar os resultados serve para fazê-lo valer a pena!

Dicas sobre marketing digital

Ufa! Depois de todas essas dicas, a sua cabeça deve estar fervendo de ideias, não é mesmo?

Para te ajudar a definir boas estratégias de marketing digital, que tal uma consultoria gratuita da nossa equipe?

Entre em contato com a Mestres do Site e aproveite!

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Balarin

Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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