Como definir uma estratégia de marketing de curto, médio e longo prazo?

estratégia de marketing

Uma estratégia de marketing pode assumir diversas formas. Olhe para o sucesso de longo prazo, mas lembre-se das estratégias de curto prazo. Saiba mais neste post!

Toda estratégia de marketing que você emprega precisa focar no sucesso não apenas em curto prazo, mas também no futuro. 

Para isso, conhecer as diversas estratégias de marketing é fundamental, pois elas permitem que você determine quais são as melhores escolhas para metas imediatas e a longo prazo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue conosco! Neste post, você vai ver as melhores dicas para definir uma estratégia de marketing de curto, médio e longo prazo.

O que é uma estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing é a ferramenta que permite que o seu negócio alcance seus diferentes objetivos de marketing. Vale lembrar que é possível ter mais de uma estratégia, dependendo de seu público e dos diversos objetivos visados por sua empresa.

Para definir uma estratégia, é preciso saber quais são os objetivos do seu negócio primeiro.

Somente depois que um objetivo é claramente definido é possível explorar uma estratégia.

Alguns objetivos comerciais comuns são:

  • impulsionar um público;
  • melhorar o diálogo;
  • aumentar as vendas;
  • aumentar a retenção de clientes;
  • melhorar a lucratividade.

Os objetivos comerciais podem enfrentar vários obstáculos. Por isso, é essencial que esses entraves sejam identificados, de modo que as estratégias de marketing possam trabalhar para superá-los.

Qual é a importância das estratégias de marketing?

Embora a gente queira resolver tudo num estalar de dedos, é fundamental pensar nas estratégias a longo prazo, e saber que elas são indispensáveis para o seu negócio.

Muitas empresas se concentram no aqui e agora. O que pode ser feito para vender neste exato momento? Qual é a melhor forma de conseguir um pagamento rápido? No entanto, para que haja um crescimento contínuo das vendas, é necessário direcionar parte do esforço de marketing para o longo prazo.

Quando você realiza uma venda por ativação, por exemplo, o trabalho consiste em encontrar os elementos que podem levar uma determinada pessoa a fazer a compra. Como existem potenciais clientes, interessados em comprar, você pode impulsionar esses contatos pelo funil de vendas de maneira rápida e eficaz.

Contudo, depois de finalizar a venda, como reter e fidelizar esses clientes? Se você usou uma estratégia de vendas a curto prazo, pode até ter conseguido o interesse na ocasião, mas nada impede que os clientes conquistados sejam atraídos por outra empresa.

É por isso que as estratégias a curto, médio e longo prazo são indispensáveis.

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Os principais passos para implementar uma estratégia de marketing

Existem passos específicos para construir uma estratégia de marketing que possibilite o foco no crescimento a longo prazo, veja quais são elas:

Defina seus objetivos

Como falamos anteriormente, não tem como definir uma estratégia se você não tem um objetivo.

Ainda mais, uma dose significativa de planejamento tem que existir para garantir que barreiras, tendências e muito outros fatores sejam levados em consideração na hora de definir o melhor caminho a seguir.

Para conquistar bons resultados – e conseguir medi-los -, você precisa de objetivos claros.

Estabeleça métricas

É indispensável definir métricas para avaliar a estratégia escolhida. Alguns exemplos de indicadores são o número de leads gerados, o ROI (retorno de investimento), a taxa de conversão em vendas, a quantidade de seguidores nas redes sociais, os visitantes no site, entre outros.

Saiba quem é o seu público

É essencial saber exatamente para quem você está promovendo sua marca, a fim de garantir que o público se conecte com a sua estratégia de marketing. 

Esse trabalho vai muito além de conhecer uma faixa etária e detalhes básicos do seu público consumidor. Você precisa entender o seu público como se ele fosse um amigo próximo, ou seja, saber todas as suas principais características, como falar com ele, como chamar a sua atenção.

Construa uma narrativa

Mostre qual é sua proposta de valor única, não apenas com seu produto ou serviço, mas com sua marca. Tenha uma abordagem criativa e ofereça uma boa experiência de compra, que será inesquecível para o seu cliente.

Crie conteúdos únicos

Produza conteúdo que gire em torno do universo do seu cliente, não do seu. Assim, você vai deixar de criar posts do estilo “compre aqui” e vai passar a construir uma relação muito mais próxima e conectada com seu público.

Alinhe suas equipes

Suas metas de marketing só são alcançáveis quando você alinha suas equipes para trabalhar em prol dos mesmos objetivos.

Dessa forma, para alcançar os objetivos da sua empresa, é necessário ter certeza de que todos estão trabalhando juntos, de forma integrada e compartilhando as mesmas ideias.

Otimize sua estratégia

Por último, vale lembrar que é fundamental melhorar continuamente a forma como você entrega conteúdo e interage com seu público.

Para isso, você pode fazer pesquisas com o seu público e também estudar sobre as tendências atuais do mercado. 

Além disso, também é válido sempre avaliar se a estratégia está de fato trazendo bons resultados, ou precisa de alguns ajustes.

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Até a próxima!

Quem escreveu essa matéria?

Equipe de Marketing Digital da Mestres do Site

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