Neste mini guia das redes sociais, descubra as características das redes mais usadas atualmente e em quais delas a sua marca precisa estar. Boa leitura!
Hoje em dia, escutamos muito que é importante estar presente nas redes sociais. Mas, é fundamental levar em consideração que nem todas essas redes são adequadas para o seu negócio e, por isso, não vão te trazer resultados.
Ainda mais, para marcar presença no meio digital, é preciso estar onde o seu público está, e se comunicar com eles com um conteúdo relevante.
Pensando nisso, criamos um mini guia das redes sociais e suas características. Dessa forma, você saberá qual é a melhor mídia para apostar!
Confira!
1. Facebook
Primeiramente, vamos começar com o gigante das redes sociais: o Facebook. 90% dos usuários de Internet no Brasil usam a rede social, ou seja, por volta de 120 milhões de pessoas.
É difícil pensar em um negócio que não encontre seu público no Facebook. Por isso, se sua empresa ainda não está lá, com certeza deve criar uma página. Afinal, essa é uma das plataformas mais completas e robustas, as possibilidades de marketing são infinitas.
Você pode aproveitar essa plataforma para:
- Divulgar seu negócio e construir a imagem da marca;
- Publicar lançamentos, ofertas e promoções;
- Interagir com o público e fazer o atendimento ao consumidor;
- Levar tráfego para o seu site;
- Desenvolver uma loja virtual para vender seus produtos;
- Criar uma comunidade em torno da sua marca;
- Participar de grupos sobre o seu nicho;
- Criar eventos e convidar o público para participar;
- Fazer transmissões ao vivo;
- Criar anúncios pagos para públicos segmentados.
2. Instagram
No Brasil, 77 milhões de usuários fazem o Instagram ser uma das principais redes sociais, e com muito potencial ainda para crescer!
A rede já foi apenas uma plataforma de fotos e vídeos, filtros e hashtags. Contudo, hoje é uma grande plataforma de conteúdo e de negócios para marcas.
Existem diversos recursos para as empresas engajarem seu público e até venderem produtos diretamente na plataforma. Por exemplo:
- Mostrar a essência da marca nos seus conteúdos;
- Produzir conteúdos em diversos formatos — feed, Stories, IGTV, Reels;
- Criar enquetes e perguntas para interagir e conhecer melhor o público;
- Se comunicar com seus seguidores;
- Marcar produtos nos posts e levar para a compra;
- Impulsionar posts e criar anúncios segmentados;
- Criar uma loja virtual para vender os seus produtos;
- Fazer lives para se aproximar da sua audiência;
- Criar estratégias de vendas e potencializar os seus resultados.
Aproveitar todas as funcionalidades do Instagram e ficar por dentro das novidades é essencial para ter sucesso no Instagram. Além disso, vale lembrar que conteúdos autênticos, criativos, humanos e originais engajam mais. Eles humanizam a marca e a aproximam dos consumidores!
3. WhatsApp
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, mas também é uma das principais redes sociais usadas no Brasil.
Para os usuários, essa é uma das principais plataformas de contato com amigos, familiares e conhecidos. No entanto, também pode ser utilizado como uma forma prática e ágil de entrar em contato com marcas e lojas.
Sendo assim, você pode aproveitar o app para:
- Criar um espaço de relacionamento direto com os consumidores;
- Fazer o atendimento ao consumidor;
- Criar grupos exclusivos para clientes fiéis;
- Criar listas de transmissão para divulgar produtos, conteúdos e novidades – mas, cuidado para não se tornar chato e repetitivo;
- Programar mensagem automática para sua base de clientes;
- Fazer catálogo de produtos e vender com mais facilidade;
- Em breve, será liberado pagamentos pela plataforma.
4. YouTube
O YouTube é a principal plataforma de vídeos da Internet, e muitos internautas acessam a rede.
Existem vídeos para todos os estilos lá, sendo assim, também há espaço para marcas! No YouTube você pode:
- Compartilhar entrevistas, palestras ou depoimentos;
- Criar uma série sobre determinado assunto para engajar o público;
- Fazer vídeos institucionais para apresentar o seu negócio;
- Divulgar vídeos mais espontâneos e engraçados;
- Publicar conteúdos educativos sobre temas da sua área de atuação;
- Demonstrar produtos;
- Fazer tutoriais, entre outros.
Pode ser mais trabalhoso produzir conteúdo audiovisual, mas, se ele for bom, o potencial de engajamento e visualização é grande e o canal tende a crescer.
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5. LinkedIn
O LinkedIn é uma rede voltada para o mundo corporativo, e não poderia ficar de fora do nosso guia das redes sociais. Seu grande objetivo é facilitar o relacionamento entre os profissionais no ambiente digital.
Na rede, é possível encontrar vagas de emprego, profissionais e empresas e fazer networking. Contudo, nos últimos anos muitas pessoas e empresas começaram a compartilhar conteúdos relevantes por lá, fazendo com que o “nível de exigência” da rede subisse.
Ao criar conteúdo rico, você consegue se conectar com as pessoas certas e gerar autoridade e visibilidade para a marca (pessoal ou empresa). Por isso, o LinkedIn para empresas é perfeito para:
- Compartilhar sobre o seu negócio, seus valores e cultura organizacional;
- Publicar conteúdo educativo para profissionais da área (e se posicionar como autoridade!);
- Relacionar-se com clientes (especialmente se você presta serviços ou vende produtos para outras empresas!);
- Gerar leads para as suas estratégias de marketing e vendas;
- Encontrar colaboradores para o seu time;
- Fazer parcerias com outras empresas, entre outros.
6. Twitter
Para muitos o Twitter parece parado. No entanto, ele ainda está entre as principais redes sociais no Brasil, com mais de 12 milhões de usuários brasileiros.
Na verdade, existe um grande público fiel e ativo por lá, sempre pronto para comentar as últimas notícias do mundo e compartilhar acontecimentos pessoais, muitas vezes envolvendo alguma marca.
Os 280 caracteres são a marca registrada do Twitter e fazem com que ela seja uma rede social muito dinâmica. Assim, para se destacar no Twitter é preciso publicar com frequência e estar antenado aos Trending Topics para participar em tempo real das conversas.
Para fazer negócios no Twitter, use a rede social para:
- Publicar conteúdo atualizado e original;
- Direcionar tráfego para o seu site ou blog;
- Mostrar que você está ligado nos assuntos do momento;
- Interagir com os usuários, principalmente o seu público;
- Monitorar o que estão falando sobre a marca ou determinado assunto.
7. TikTok
Por último, mas não menos importante, o TikTok é a grande tendência das redes sociais no Brasil. Em 2020, foi um dos apps mais baixados e divertiu os brasileiros durante a quarentena.
A rede social desafia os usuários a criarem conteúdos em vídeos rápidos, com vários recursos de filtros, trilhas e efeitos visuais. Há inúmeros tipos de conteúdos que se popularizaram no TikTok, como as dancinhas, duetos, dublagens etc.
O que vale aqui é a criatividade para ganhar seguidores e até mesmo monetizar a plataforma. Para isso, as marcas precisam inovar com conteúdos que façam rir, eduquem, informem, expressem opiniões, mas que tenham sempre originalidade.
E então, depois de ler esse mini guia das redes sociais, faça uma análise em quais delas vale a pena entrar para encontrar o seu público. Como você pôde ver, existem inúmeras oportunidades de fazer marketing em cada uma delas.
Para ajudar nessa tarefa, conte com o nosso serviço de Gestão de Mídias Sociais. Com isso, você terá certeza que está fazendo as apostas certas no mundo digital.
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Sucesso!