Já passou da hora de planejar as estratégias da sua empresa para o próximo ano. Mas, se você estiver precisando de uma ajuda, confira as ótimas dicas sobre planejamento de Marketing e Vendas para 2022 que preparamos!
Se 2020 já tinha nos mostrado o quanto ter uma estratégia digital bem estruturada e fortalecida é importante, 2021 veio para nos reafirmar isso ainda mais.
Seguindo essa linha, a tendência é que os desafios do mercado só aumentem em 2022. Mesmo com um cenário mais otimista, o varejo e outros serviços ainda podem enfrentar dificuldades na retomada econômica. Assim, é essencial que os empreendedores se adaptem a essa nova realidade e tenham um negócio capaz de se destacar no mercado.
O boom que aconteceu no Marketing Digital nesses últimos anos veio para ficar. Dessa forma, para quem deseja ter uma empresa notável, uma boa estratégia é um fator decisivo.
A seguir, iremos te explicar a importância de um bom planejamento de Marketing, além de dar ótimas dicas de como alavancar seu negócio em 2022. Confira!
Qual a importância do planejamento de Marketing e Vendas?
O planejamento de Marketing e Vendas significa reunir as diversas atividades comerciais da empresa e adotar as melhores estratégias conhecidas para cada segmento. Ou seja, nada mais é que o processo de análise e captação de informações e dados relevantes que resultam em um documento escrito, conhecido como plano de Marketing e Vendas.
Adotar esse planejamento é importante para quem almeja alcançar resultados satisfatórios, seguindo suas metas e objetivos.
8 dicas para ter um planejamento efetivo
Se seu objetivo para 2022 é ter bons resultados online, temos dicas excelentes que irão te ajudar. Veja a seguir!
1. Estipule um preço
É fundamental que todo planejamento de Marketing e Vendas passe pelos 4 Ps, e o primeiro deles é o preço.
Então, antes de tudo, faça uma pesquisa de mercado para obter um bom custo-benefício, ou seja, produzir um produto e vender por um preço justo. Tenha o intuito de encontrar formas de diminuir o custo de produção sem perder a qualidade.
Vale lembrar que os preços estipulados impactarão em níveis diferentes de demanda, interferindo também nos objetivos de marketing. Por isso, é indispensável entender a curva de demanda do produto.
2. Escolha o seu produto
O produto é aquilo que será vendido, seja ele algo “palpável” ou um serviço. É indispensável ter em mente que todos os investimentos de divulgação e logística terão como objetivo levá-lo ao consumidor.
Para facilitar, tente responder essas perguntas:
- Qual é o diferencial do meu produto?
- Este produto tem potencial para se tornar meu carro-chefe de vendas?
- Por que o cliente compraria o produto?
- Por que o cliente não compraria o produto?
Essas perguntas servirão como guia para a empresa em busca de melhorias internas para entregar algo de qualidade ao consumidor.
3. Identifique qual é a sua praça
A praça é o local de venda do produto. Como o assunto em pauta é Marketing Digital, a intenção aqui é conduzir o público-alvo para loja física ou site da empresa.
Hoje, com os recursos disponíveis em mídia paga, empresas conseguem focar seus recursos em alternativas que realmente trarão resultados.
Por exemplo, imagine que você tem uma loja no centro de São Paulo, focada na venda de alimentos. Fará sentido impactar pessoas que moram em Goiás? Não, por isso, segmentar para a localização específica pode ser uma boa opção.
4. Pense na promoção
A promoção é um fator chave para atrair novos clientes. Ela deve ser utilizada estrategicamente em situações sazonais ou estratégicas.
Com um plano de Marketing e Vendas bem estruturado, 2022 pode ser um ano decisivo para a sua empresa.
Nesse sentido, é imprescindível definir quais datas podem ser aproveitadas, levando em consideração o nicho do seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas infantis, o Dia das Crianças deve, obrigatoriamente, estar no seu planejamento de ações.
5. Saiba quem é seu consumidor
Não é possível estruturar as ações de marketing sem conhecer as pessoas que compram os produtos ou contratam os serviços da sua empresa, não é mesmo?
Conhecer bem a persona é ponto fundamental para que a estratégia de Marketing e Vendas alcance os resultados esperados, de maneira que ela embasa todas as decisões tomadas.
6. Otimize todos os processos
Toda empresa precisa de processos bem desenhados e definidos, afinal, a escalabilidade só acontece quando se tem métodos que podem ser replicados com facilidade, certo?
Assim, mapear, desenhar, testar e otimizar processos são atitudes essenciais para empresas que buscam escalar, pois para absorver todo o crescimento, é preciso que todas as atividades envolvidas sejam facilmente ensináveis e replicáveis.
Além disso, contar com a utilização de tecnologia pode ser uma ótima maneira de acelerar o processo e otimizar os recursos financeiros.
7. Produza conteúdos
A força do Marketing Digital e a efetividade da divulgação do seu produto dependerão das produções feitas de maneira estratégica. Sendo assim, é necessário desenvolver alguns pontos que serão peça-chave na etapa de comunicação, como:
- blog que seja capaz de educar o público-alvo;
- redes sociais para gerar engajamento e ter um diálogo mais próximo com os clientes;
- campanhas de Email Marketing feitas com uma frequência pré-estabelecida, para reforçar a estratégia.
8. Invista em Landing Pages
De maneira geral, as landing pages dão destaque para um produto ou serviço específico, despertando o desejo de possíveis clientes.
Quando analisamos a jornada de compra do cliente, vimos que o caminho pelo qual o consumidor vai passar até chegar na etapa de compra nem sempre é linear. Por isso, é importante estar presente em todos os estágios desse processo, facilitando o contato do público com a sua marca.
Pensando nisso, as Landing Pages servem como porta de entrada ou, até mesmo, como um atalho para converter e qualificar novos Leads.
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Depois de todas essas dicas, muitos insights devem estar passando pela sua cabeça, não é mesmo?
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