De todos os canais de marketing digital, o site é o mais importante. Não acredita? Neste post, descubra porque ainda vale a pena ter um site.
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Por que ter um site se, nos dias de hoje, muitas pessoas usam as redes sociais?
Não podemos negar que as redes sociais são incríveis e mudaram totalmente a forma de se comunicar, além disso, seja qual for o seu nicho, certamente o seu público faz parte de alguma rede social.
Mas, é preciso lembrar do objetivo de cada canal: as pessoas acessam as redes para acompanhar e interagir com pessoas e marcas. Já o site é dedicado não somente a apresentar a sua empresa, mas também gerar novas oportunidades de negócio.
Por isso as URLs de sites podem ser encontradas em bios de redes sociais, assinaturas de e-mails, menus de blogs, entre outras redes. O site é o principal canal para ajudar a sua empresa na internet.
Ainda não acredita nisso? Então confira o post que preparamos a seguir e veja porquê ainda vale a pena ter um site.
Não aposte em uma única estratégia
É como aquele famoso ditado diz: não coloque todos os ovos no mesmo cesto.
É arriscado apostar em “únicas soluções” pra qualquer coisa que seja. Afinal de contas, você já deve saber que o sucesso normalmente é uma combinação de recursos.
Por isso, você não deve nem ter só seu perfil nas redes sociais, nem ter apenas o site no ar. O ideal é que você combine as duas estratégias.
Lembre-se de que quando você faz um perfil em qualquer rede social, está usando um espaço de um terceiro. A rede não é sua e pode desaparecer – assim como o orkut.
Sendo assim, você não deve tornar as redes sociais como a casa do seu negócio, mas sim, como canais de distribuição. Sua casa deve ser o seu site.
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A ilusão da gratuidade das redes sociais.
Ainda falando sobre as redes sociais, por algum tempo elas foram um meio onde você podia ter bons resultados sem nenhum investimento.
No entanto, atualmente, definitivamente não dá pra levar essa prática como regra.
Com o grande número de pessoas e empresas usando as redes sociais, esses canais se tornaram extremamente disputados e, se você quiser alcançar a sua audiência, precisará investir.
Vale lembrar que as redes sociais também são mídias, e assim como é preciso investir para aparecer em revistas, jornais, rádios e TVs, na internet não é diferente. No entanto, na internet tudo é mensurável, e isso é uma grande vantagem.
Ao combinar as suas estratégias nas redes sociais com o seu site, você pode:
- Criar anúncios para obter cliques no seu site
- “Rastrear” as pessoas que visitam seu site e mostrar anúncios para elas nas redes sociais
- Criar públicos segmentados só com as pessoas que interagem com você
Como um site pode ajudar a sua empresa?
Que as redes sociais são importantes, você já sabe. Agora, vamos falar sobre os sites.
Para um pouco para pensar nessas situações:
- Quando você precisa buscar um tipo de eletrodoméstico específico, a qual canal recorre? Google ou Facebook?
- E quando precisa saber como fazer alguma coisa, por exemplo alugar um imóvel, onde busca informações? Instagram ou Google?
- Se procura por um endereço, você usa o Google ou seu histórico de e-mails?
Provavelmente sua resposta foi Google para todas ou a maioria das perguntas, não é mesmo? Da mesma forma que você usa o Google para praticamente tudo, o seu público também utiliza.
Se você deseja aparecer para o seu público na hora que ele procurar por algo no Google, você precisa ter um site.
Mas, não é só assim que um site pode ajudar a sua empresa a ter bons resultados. Confira abaixo outras vantagens de ter um espaço só seu na internet:
Ter mais autoridade
Imagina o seguinte: você vai até uma loja de eletrodomésticos comprar uma geladeira nova. Lá, você encontra um de marca conhecida, e outro de uma marca que ninguém conhece. Qual você vai escolher?
Provavelmente você vai conhecer a marca conhecida, não é mesmo? Afinal de contas, ela tem um certo nível de credibilidade no mercado.
O mesmo acontece com o seu público: ele escolhe comprar o produto ou serviço da empresa que tem maior autoridade e credibilidade.
Uma das melhores maneiras de construir autoridade online é marcar presença na internet, tendo um site próprio. Mas, isso não é o suficiente. O conteúdo produzido pela sua empresa também é fundamental para demonstrar a autoridade, por isso, recomendamos muito que você tenha um blog dentro do seu site.
Dessa forma, você conseguirá produzir conteúdos úteis e informativos a respeito de um determinado assunto e se destacar como autoridade.
Facilitar o relacionamento com o público
Um dos grandes benefícios que a internet 2.0 trouxe foi a interação entre o público e as marcas.
Antigamente, quando o marketing era composto basicamente por meios de comunicação tradicionais – como TV, rádio, revista, jornal – era muito mais difícil as pessoas estarem em contato direto com as empresas. Hoje, isso pode ser feito por meio de um simples clique.
Mas, fique atento. Para que isso aconteça, os canais de contato com a sua empresa precisam estar disponíveis – e destacados – em pontos estratégicos do seu site. A seção de “contato”, por exemplo, deve estar no menu para que as pessoas possam ver e acessar facilmente.
Melhorar suas vendas
Se até aqui, você ainda está se perguntando “em tempos de Facebook, Instagram e Tik Tok, por que ter um site?”, a resposta é: porque, além de ser o principal canal de uma estratégia digital, o site é o lugar perfeito para vender.
Quando uma pessoa lê um post em um blog, seu principal objetivo é se informar; nas redes sociais, interagir; no e-mail, ambos. Entretanto, quando a intenção é comprar um produto ou serviço, o canal procurado é o site, ainda mais quando ele traz as características completas das ofertas e as opções de compra caso a venda seja feita online.
É claro que outros canais também podem ser usados para vendas. Mas, o site oferece uma grande vantagem: é um espaço só seu.
Ter o seu espaço único
Muitos influenciadores que fazem sucesso nas redes sociais têm suas contas roubadas ou deletadas subitamente, assim, perdendo toda a audiência que tinham construído. Não é raro ver um youtuber que gera bastante receita na rede receber mais de três strikes e terem seus canais retirados do ar.
Sabe por que isso acontece? Porque as redes não são deles.
Com um site é diferente, ele é um espaço somente seu e você tem total autonomia sobre o que é publicado nele. Além disso, mesmo que seu site seja invadido e todos os dados sejam perdidos, eles podem ser restaurados a partir de um backup.
Por isso, vale a pena ter um perfil nas redes sociais onde o seu público está sim. No entanto, ter o seu próprio espaço na internet é indispensável.
Tipos de sites
Agora que você já entendeu que ter um site é fundamental para o seu negócio, confira abaixo alguns tipos de sites e qual é o melhor para a sua estratégia.
Sites institucionais
Esse é um dos modelos mais conhecidos de site. Os sites institucionais são perfeitos para empresas que querem expor seus produtos e serviços, mas sem propriamente vendê-los online.
Geralmente apresentam a história da empresa e seus serviços, trazendo informações importantes sobre seu negócio, como missão, visão, valores e propósito. Além disso, podem oferecer um canal de comunicação entre o visitante e a empresa.
Loja virtual
Essa é, sem dúvidas, a melhor opção para quem pretende vender seus produtos online. Afinal, o objetivo desse tipo de site é apresentar em detalhes os produtos que sua empresa oferece, com imagens bem produzidas e descrições sobre o produto.
Site one-page
O site one-page é aquele em que toda navegação e informações são carregadas em uma única página, à medida que o usuário vai rolando a tela para baixo.
Este é um tipo de site bem moderno e conta com um apelo visual bem grande. Mas, tome cuidado: é preciso ter um cuidado especial com o tamanho da página e tempo de carregamento, sempre levando em consideração a experiência do usuário.
Landing Page
As landing pages têm o objetivo de gerar leads por meio de algum material de valor, como ebooks e cursos, por exemplo.
Sendo assim, todo o design e conteúdo da página precisam ser pensados para gerar conversões, ou seja, novos leads.
Como ter um site para a sua empresa?
Para ter um site, são necessárias três etapas: escolher um domínio, um servidor e um CMS.
O domínio é o endereço do seu site, por exemplo https://mestresdosite.com.br/, já o servidor é o espaço online em que os arquivos dele são armazenados. Para organizar esses arquivos, você deve contar com um CMS, ou seja, um sistema de gestão de conteúdos.
Ficou complicado e parece que estamos falando em grego? Calma!
Agora você já que sabe que ainda vale a pena ter um site sim, mas, nada de pensar em criar o site da sua empresa sozinho, ok? Muitos empreendedores já se deram mal com isso, e acabaram pagando caro.
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