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5 passos para aprimorar a presença digital do seu negócio

  • dezembro 15, 2021
  • 11:42 pm
  • Marketing Digital, Presença Digital
  • Foto de Giovanni Ballarin Escrito por: Giovanni Ballarin
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Entenda quais são os elementos essenciais de uma presença digital e quais são os 5 passos para aprimorar a presença digital do seu negócio!

Ter uma presença digital forte deixou de ser mais uma opção para empresas que desejam atrair novos clientes, e se tornou uma verdadeira obrigação no mundo digital que vivemos hoje.

Afinal, estar na internet não é o suficiente, é preciso contar com uma estratégia digital para construir autoridade no mercado.

Sua empresa está deixando a desejar nesse quesito? A seguir, confira 5 passos para aprimorar a presença digital do seu negócio. Boa leitura!

Os elementos essenciais de uma presença digital

A presença digital é o que ajuda a sua empresa a ser encontrada pelos seus clientes na internet.

Atualmente, os canais de marketing digital são numerosos e estão em constante expansão. Por isso, ter uma estratégia de marketing sólida para desenvolver, implementar e gerenciar a sua presença digital nesses canais é imprescindível.

Ou seja, para que os clientes te encontrem no ambiente digital, você precisa ter alguns canais básicos, como um site e um perfil nas redes sociais mais adequadas para o seu negócio.

Vale ressaltar que o site da sua empresa é a peça central de uma presença digital, pois quando os clientes em potencial desejam saber mais sobre sua marca ou empresa, seu website costuma ser o primeiro lugar para onde eles vão.

Dessa forma, tudo, desde a página Sobre nós até as páginas de destino de produtos e serviços, precisa ser otimizado e refinado.

Como aparecer na primeira página do Google?

E por falar em site e pesquisa, quem é que não deseja aparecer entre os primeiros resultados do Google, não é mesmo?

A regra de ouro para que isso aconteça é oferecer ao usuário os resultados mais precisos de suas buscas o mais rápido possível. Para isso, você deve caprichar no conteúdo das páginas do seu site, e se puder criar um blog é ainda melhor.

Além disso, a criação de materiais ricos, como e-books, também pode ajudar!

Outra maneira de aparecer entre os primeiros do Google é investir no Google Ads, uma ferramenta muito conhecida no marketing digital e indispensável para quem quer estruturar a presença digital.

Esse post pode te ajudar a entender melhor sobre o assunto: Quanto tempo demora para o SEO dar resultado?

5 passos para estruturar a presença digital do seu negócio

1. Entenda o comportamento do seu consumidor

Inevitavelmente, toda e qualquer estratégia de marketing deve partir do conhecimento do comportamento de consumo do seu público.

Você precisa saber quem é o seu cliente, quais são suas necessidades, preferências, estilo.

Somente assim é possível criar estratégias que realmente chamem atenção dessas pessoas.

As empresas que compreendem como o consumidor se comporta e o que ele espera de um produto ou serviço, além de ampliar a possibilidade de conquistar novos clientes, garantem a fidelização daqueles que já usaram suas soluções.

2. Planeje e desenvolva estratégias de conteúdo relevante

Estratégias de conteúdo bem estruturadas e com canais diversificados tornam as empresas independentes de espaços alheios, como as redes sociais.

Dessa forma, se acontecer algo com essas plataformas (o que não é impossível), a empresa pode até sentir o impacto, mas não estará completamente perdida.

No caminho para a construção de uma boa estratégia de conteúdo, existem três fatores essenciais para o sucesso: a construção de audiência própria, a diversificação de mídias e a análise das melhores mídias para o seu negócio.

LEIA TAMBÉM:
5 conselhos para anunciar no Google Ads

3. Use redes sociais para promoção e relacionamento com clientes

O Brasil é o segundo colocado no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais.

Não tem como dizer que as redes sociais não são importantes para as estratégias de marketing, não é mesmo?

Por isso, se sua empresa quer aumentar sua presença digital, é essencial ter atenção especial a essas plataformas.

Um caminho importante é identificar quais são as mais usadas por seus potenciais clientes e adequar sua linguagem para elas. As estratégias usadas em redes como Instagram e Pinterest, que são voltadas para imagens, não serão as mesmas para o Twitter, onde o foco são mensagens curtas de texto.

Depois de identificar quais redes sociais devem fazer parte da sua estratégia de presença digital, siga estes passos:

  • Crie conteúdo relevante;
  • Invista em identidade visual;
  • Mantenha uma frequência de publicação;
  • Utilize ferramentas de gestão de mídias sociais;
  • Interaja com seu público.

4. Analise os investimentos em mídia paga

Em longo prazo, investir exclusivamente em mídia paga tende a não ser o melhor caminho para estratégias de marketing. Afinal, se o dinheiro se tornar escasso em algum momento, sua empresa terá que diminuir esse investimento e, com isso, sofrerá com a perda de presença digital.

No entanto, isso não quer dizer que você deva evitar seguir por esse caminho.

Principalmente no início de uma estratégia, em que sua marca não é tão conhecida e a relevância de seu blog e de seu site não é tão grande para os motores de buscas como o Google, o investimento em mídia paga ajudará a impulsionar seu posicionamento digital.

Paralelamente ao investimento em mídia paga, mantenha o foco em estratégias de SEO, para que os seus conteúdos fiquem bem posicionados nos resultados das buscas para as palavras-chave que são essenciais para o seu negócio.

Assim, em longo prazo, mesmo que sua empresa precise diminuir os investimentos em mídia paga, sua companhia não sofrerá impactos relevantes em relação à presença digital.

5. Mensure resultados e ajuste sua estratégia constantemente

Assim como o primeiro passo de uma estratégia de marketing passa pelo conhecimento do comportamento do seu público, além do planejamento da estratégia, o último sempre será mensurar resultados e corrigir possíveis falhas.

E isso não deve ser feito somente uma vez ou outra, essa é uma ação recorrente e constante.

A realização de testes e a otimização de páginas são dois fatores determinantes para que qualquer negócio digital aumente sua conversão. Aliás, essas são estratégias capazes de impactar a receita de uma empresa.

As vantagens de ter uma presença digital forte:

Até aqui, você já deve ter percebido como ter uma presença digital forte é importante. Mas, separamos alguns pontos que nos mostram ainda mais:

  • Mais gente falando sobre sua marca;
  • Credibilidade para sua empresa;
  • Mais vendas e leads;
  • Seu negócio tem mais chance de crescimento;
  • Sua marca tem mais oportunidades de receber investimentos.

Agora, é muito provável que a sua cabeça esteja fervilhando. Afinal são muitos detalhes. Mas, com a ajuda de parceiros isso é possível. O pulo do gato é: não queira fazer tudo sozinho.

Para te ajudar a definir boas estratégias de marketing digital, que tal uma consultoria gratuita da nossa equipe?

Entre em contato com a Mestres do Site e aproveite!

Esse artigo foi escrito por...

Foto de Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site e Avalanche de Clientes, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 22 anos. Especialista em Geração de Demanda através da Internet. Mais de 3.500 clientes atendidos.

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