“Celular chato”: por que as marcas estão apostando neste modelo? 

Atalhos para este artigo

Atualmente, a maioria das pessoas busca ter o aparelho smartphone mais recente e com mais recursos tecnológicos para se comunicar, divertir e trabalhar. Porém, existe uma parcela mais nova que vê os celulares como uma distração das conexões reais. 

O que é Boring Phone? 

O Boring Phone (“telefone entediante”, em português) é uma resposta à sobrecarga de informações e distrações que os smartphones nos proporcionam. No entanto, o conceito do aparelho vai além de um telefone sem graça.  

Esse tipo de celular possui os seguintes objetivos: 

  • Minimalismo: eliminar aplicativos e funções que não são essenciais para a comunicação básica, como fazer ligações e enviar mensagens. 
  • Foco: incentivar o usuário a se desconectar das redes sociais, notificações constantes e outras distrações. 
  • Bem-estar: a ideia é promover um estilo de vida mais equilibrado, reduzindo o estresse causado pela dependência de dispositivos digitais. 

Como o Boring Phone surgiu? 

Uma pesquisa realizada pela marca Heineken nos Estados Unidos e no Reino Unido constatou que 90% dos jovens possuem o hábito de olhar as redes sociais enquanto estão em situações sociais com amigos e a família. 

Deste público total, 32% admitiram que gostariam de se desconectar do smartphone para aproveitar os encontros sociais, mas que sentem FOMO (fear of missing out ou “medo de perder / ficar de fora”, em português) de não saber as últimas novidades das redes sociais.  

Boring Phone e Barbie Phone 

Em parceria com a marca criativa Bodega, a Heineken lançou em abril The Boring Phone

A marca de cerveja lançou uma promoção para distribuir 450 aparelhos para o público brasileiro.

Já a marca da boneca mais famosa do mundo lançou em agosto de 2024, no Reino Unido, o tão aguardado Barbie Phone em parceria com a HMD Global — fabricante responsável por produzir os aparelhos Nokia e que também é responsável pelo The Boring Phone da Heineken.  

divulgação HMD - celular da barbie
Imagem: Divulgação HMD

LEIA TAMBÉM: 👉 71% dos brasileiros acreditam que redes sociais são um vício 

Os dois aparelhos possuem: 

  • Design simples: minimalista e inspirado no modelo do celular Nokia 2660 Flip.  
  • Funcionalidades básicas: realizar e receber chamadas, enviar mensagens de texto e acessar alguns aplicativos básicos. 
  • Sem aplicativos de redes sociais: não é possível utilizar e instalar redes sociais e outros aplicativos. 
  • Bateria de longa duração: por ter constituição simples e consumir menos recursos, a bateria costuma durar mais tempo do que os smartphones.  

O modelo da Heineken é transparente e o da Barbie é rosa e vem acompanhado de capinhas destacáveis, pulseiras, presilhas e adesivos.  

Os objetivos de cada aparelho 

Além da promoção para distribuir o Boring Phone, ainda não se sabe se a Heineken pretende comercializar o aparelho ou apenas utilizá-lo para fins de marketing, como foi em outros países.  

Existem especulações de que o principal objetivo do celular da Heineken seria a distribuição do aparelho no Rock in Rio, para as pessoas curtirem o festival sem se preocupar em perder seus celulares pessoais — semelhante à proposta da Brahma no Carnaval de 2024.  

Por outro lado, o Barbie Phone foi produzido para ser comercializado. No momento, o preço sugerido pelo aparelho no Reino Unido é £ 99, e há previsão de chegar aos Estados Unidos em breve.  

O celular chega um pouco atrasado para aproveitar a onda Barbiecore, que fez sucesso após o lançamento do filme Barbie em 2023. Ainda, o aparelho cor de rosa chega ao mercado no aniversário de 65 anos do lançamento da boneca.  

A estimativa é que sejam vendidos mais de 400.000 de Barbie Phones no Reino Unido e o objetivo é alcançar o público jovem que valoriza a estética retrô e quer se desconectar das redes sociais e das distrações digitais.  

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE

Baixe agora o E-book
Guia da Presença Digital