Atualmente, a maioria das pessoas busca ter o aparelho smartphone mais recente e com mais recursos tecnológicos para se comunicar, divertir e trabalhar. Porém, existe uma parcela mais nova que vê os celulares como uma distração das conexões reais.
O que é Boring Phone?
O Boring Phone (“telefone entediante”, em português) é uma resposta à sobrecarga de informações e distrações que os smartphones nos proporcionam. No entanto, o conceito do aparelho vai além de um telefone sem graça.
Esse tipo de celular possui os seguintes objetivos:
- Minimalismo: eliminar aplicativos e funções que não são essenciais para a comunicação básica, como fazer ligações e enviar mensagens.
- Foco: incentivar o usuário a se desconectar das redes sociais, notificações constantes e outras distrações.
- Bem-estar: a ideia é promover um estilo de vida mais equilibrado, reduzindo o estresse causado pela dependência de dispositivos digitais.
Como o Boring Phone surgiu?
Uma pesquisa realizada pela marca Heineken nos Estados Unidos e no Reino Unido constatou que 90% dos jovens possuem o hábito de olhar as redes sociais enquanto estão em situações sociais com amigos e a família.
Deste público total, 32% admitiram que gostariam de se desconectar do smartphone para aproveitar os encontros sociais, mas que sentem FOMO (fear of missing out ou “medo de perder / ficar de fora”, em português) de não saber as últimas novidades das redes sociais.
Boring Phone e Barbie Phone
Em parceria com a marca criativa Bodega, a Heineken lançou em abril The Boring Phone:
A marca de cerveja lançou uma promoção para distribuir 450 aparelhos para o público brasileiro.
Já a marca da boneca mais famosa do mundo lançou em agosto de 2024, no Reino Unido, o tão aguardado Barbie Phone em parceria com a HMD Global — fabricante responsável por produzir os aparelhos Nokia e que também é responsável pelo The Boring Phone da Heineken.
LEIA TAMBÉM: 👉 71% dos brasileiros acreditam que redes sociais são um vício
Os dois aparelhos possuem:
- Design simples: minimalista e inspirado no modelo do celular Nokia 2660 Flip.
- Funcionalidades básicas: realizar e receber chamadas, enviar mensagens de texto e acessar alguns aplicativos básicos.
- Sem aplicativos de redes sociais: não é possível utilizar e instalar redes sociais e outros aplicativos.
- Bateria de longa duração: por ter constituição simples e consumir menos recursos, a bateria costuma durar mais tempo do que os smartphones.
O modelo da Heineken é transparente e o da Barbie é rosa e vem acompanhado de capinhas destacáveis, pulseiras, presilhas e adesivos.
Os objetivos de cada aparelho
Além da promoção para distribuir o Boring Phone, ainda não se sabe se a Heineken pretende comercializar o aparelho ou apenas utilizá-lo para fins de marketing, como foi em outros países.
Existem especulações de que o principal objetivo do celular da Heineken seria a distribuição do aparelho no Rock in Rio, para as pessoas curtirem o festival sem se preocupar em perder seus celulares pessoais — semelhante à proposta da Brahma no Carnaval de 2024.
Por outro lado, o Barbie Phone foi produzido para ser comercializado. No momento, o preço sugerido pelo aparelho no Reino Unido é £ 99, e há previsão de chegar aos Estados Unidos em breve.
O celular chega um pouco atrasado para aproveitar a onda Barbiecore, que fez sucesso após o lançamento do filme Barbie em 2023. Ainda, o aparelho cor de rosa chega ao mercado no aniversário de 65 anos do lançamento da boneca.
A estimativa é que sejam vendidos mais de 400.000 de Barbie Phones no Reino Unido e o objetivo é alcançar o público jovem que valoriza a estética retrô e quer se desconectar das redes sociais e das distrações digitais.