O Tráfego Pago é uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas no Marketing Digital atualmente. Afinal, quando bem feito, ele pode gerar ótimos resultados.
O tráfego pago, como o próprio nome já sugere, é uma estratégia onde você precisa pagar para que os visitantes cheguem até uma página, como um site ou landing page. Isso é feito por meio de anúncios que contém as palavras-chave ideais para o seu negócio e, somente quando clicam nele, você precisa pagar.
A seguir, entenda melhor como captar clientes com tráfego pago!
Você também pode conferir o conteúdo no vídeo abaixo:
Por que investir em tráfego pago?
Uma das principais vantagens do tráfego pago é a sua rapidez. Você consegue ter bons resultados em pouco tempo, ao contrário do tráfego orgânico, por exemplo.
Com uma boa presença digital e uma página de vendas, sua campanha no Google Ads, Facebook Ads ou qualquer outra plataforma de tráfego pago tende a ser muito boa – independentemente do segmento da sua empresa.
Para investir em tráfego pago, além de estruturar bem a sua campanha, é fundamental emergir no seu segmento e no seu negócio, entender onde estão os seus clientes e como atrair essas pessoas.
VEJA TAMBÉM: Como fazer Tráfego Pago para Negócios Locais?
Para que serve o tráfego pago?
Normalmente, essa estratégia é responsável por gerar a receita de forma rápida para as empresas.
Ou seja, se uma empresa precisa vender e gerar resultados de forma rápida, o tráfego pago é uma excelente opção.
No entanto, é preciso tomar cuidado para não depositar todos os ovos na mesma cesta. É super importante praticar diferentes estratégias para obter resultados para a sua empresa. O tráfego orgânico, por exemplo, não deve ser deixado de lado.
O que você precisa fazer antes de começar o tráfego pago?
1. Definir objetivos
Primeiro de tudo, antes de começar a colocar qualquer grana em tráfego pago e achar que não está tendo retorno, você precisa definir quais são os seus objetivos com essa estratégia.
Um dos maiores erros, aliás, é começar a trabalhar de maneira subjetiva. Então, os objetivos precisam estar claros, para serem conferidos depois.
2. Defina o seu público
Sem saber quem é o seu público, dificilmente você vai criar uma campanha que atraia a atenção dessas pessoas.
Não dá para sair atirando para todos os lados. É preciso ser estratégico.
Quais são as principais características dos seus clientes? Quais são suas dores? Quais são suas necessidades?
3. Escolha a plataforma
Como falamos, existem diferentes plataformas de anúncios: Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Tiktok Ads e outras.
O ideal é que você entenda o seu negócio, o seu público e qual é a melhor rede para anunciar. Afinal de contas, se você escolher anunciar no Tiktok, mas o seu público está no Google e LinkedIn, a sua campanha nunca vai trazer os resultados esperados.
LEIA TAMBÉM: Melhores plataformas de anúncios para pequenas empresas
O que fazer para começar no tráfego pago?
1. Criar o anúncio
O primeiro passo é criar o anúncio na plataforma escolhida.
Aqui não tem muito segredo.
Lembre-se de aproveitar bem os recursos de localização geográfica, idioma e tipo de anúncio para alcançar o público que realmente está interessado no que você oferece.
2. Defina o orçamento
Nas plataformas de tráfego pago, você consegue definir o quanto quer gastar com determinada campanha.
Esse valor deve ser definido de acordo com o que você tem para investir, é claro, mas também levar em consideração os resultados que desejar obter.
3. Monitore e ajuste
Até aqui você estudou, recolheu informações, estabeleceu objetivos e montou suas campanhas.
No entanto, lembre-se de acompanhar e monitorar de perto o resultado de suas campanhas. Afinal, essas informações também o ajudarão a definir o melhor caminho a seguir.
Aliás, uma das maiores ilusões que as pessoas têm sobre tráfego pago é que não precisa ficar ajustando a campanha. Não cometa esse erro!
Campanhas precisam de acompanhamento diário. Não se esqueça disso!
4. Cuidado para não entrar em uma furada!
Como você viu até aqui, o tráfego pago é muito bom e vantajoso sim. Mas, é preciso ter cuidado para não entrar em um buraco.
Você precisa entender qual é o seu custo, e qual é o retorno que você vai ter com ele. Acompanhe isso sempre, para investir em algo que seja positivo para o seu negócio.
Curtiu o conteúdo e quer aprender mais sobre o mundo dos anúncios? Clique aqui e confira nosso conteúdo gratuito sobre Google Ads: Como Utilizar no seu Negócio