Vale a pena criar um site grátis?

Atalhos para este artigo

Se você finalmente teve a coragem de começar o seu negócio ou quer que sua empresa tenha ainda mais sucesso, certamente já pensou em criar um site, não é mesmo?

Você também já deve ter se deparado com propagandas milagrosas como “Criar Site grátis”, “criador de site grátis”, e várias outras que tentam te convencer a criar um site com um clique.

Nós sabemos que pode até parecer fácil criar uma página, colocar algumas imagens, um texto e chamar de site. Mas, você acredita em almoço grátis? Pois é, criar um site grátis pode te trazer muito mais dor de cabeça do que você imagina.

Afinal de contas, o desenvolvimento de um site de resultados vai muito além de colocar imagens e texto em uma página.

Quer saber se um site grátis realmente vale a pena? Confira a seguir!

Como criar site grátis?

Existem diversas ferramentas que possibilitam a criação de um site grátis, como o Wix e o WordPress, por exemplo.

Essas plataformas oferecem até mesmo um design pronto, no entanto, isso pode desvalorizar a sua empresa e a sua credibilidade.

Vale lembrar que criar um site bem estruturado faz toda a diferença para o seu negócio e exige muito trabalho, pesquisa, desenvolvimento e criação. Mas vale a pena, afinal, seu concorrente está logo ali, na aba ao lado e com certeza investindo em um bom site.

Passo a passo para criar um site

A seguir, confira o passo a passo de como criar o seu site do zero!

1. Defina os objetivos do seu site

O site funciona como a vitrine do seu negócio, facilitando a comunicação e transmitindo os valores da marca para o público.

No entanto, para que as suas informações não fiquem bagunçadas, o primeiro passo é definir os objetivos do site: o que você irá vender? Quais informações você precisa passar? Como serão os layouts das páginas?

Antes de começar a criar seu site, faça um “esboço” em mente. Isso vai facilitar o processo!

2. Registre seu domínio

O registro do domínio é o ponto inicial na construção de um site. O domínio é o nome do seu site, o seu endereço na internet, como: www.mestresdosite.com.br

Normalmente, as empresas utilizam o próprio nome nos domínios, assim, transmitem mais confiança para o cliente – que terá certeza que está no local correto.

Em sites gratuitos, esse domínio pode acompanhar “suamarca”.wordpress.com.br, por exemplo.

LEIA TAMBÉM:

Registro de Domínio: como fazer?

3. Escolha uma boa plataforma para o seu site

A escolha da plataforma vai influenciar em diversos aspectos técnicos e funcionais do seu site, começando pelo próprio domínio, que acabamos de falar.

Atualmente, as melhores plataformas de criação e hospedagem de site são WordPress e Elementor.

Dentro dessas plataformas, você encontra designers prontos para criar o seu site, podendo ser grátis ou não.

criar site grátis

Página inicial WordPress

4. Crie uma identidade visual para o seu site

Normalmente, essa é a parte onde as pessoas mais têm dificuldade de fazer sozinhas.

A identidade visual envolve as cores, fontes e elementos da marca, além do seu logo. Ou seja, os elementos que representam a marca e estimulam a identificação do cliente.

É importante trabalhar a sua identidade visual para que os visitantes do seu site reconheçam a sua marca em todos os lugares, assim como reconhecemos produtos do McDonald´s e Coca-Cola, por exemplo.

Muitas plataformas, pagas ou gratuitas, disponibilizam modelos de layout pronto e você só adiciona as informações sobre a sua empresa. É uma opção vantajosa para quem não pode investir em um site personalizado, mas há o grande risco de ter outros sites utilizando o mesmo layout.

5. Capriche no conteúdo e nas informações dos produtos

Quais informações o seu público quer encontrar ao entrar no seu site?

É importante ter informações da sua empresa e alguns feitos da marca, por exemplo. Além disso, informações detalhadas do produto que você está vendendo.

Já que a compra é online, o seu cliente quer se sentir seguro antes de finalizar o negócio. Lembre-se disso!

Vale a pena criar um site grátis?

Criar um site grátis seria, mais ou menos, como fazer um castelo de areia: pode até ser fácil e rápido, mas não dura por muito tempo, não é sustentável. E, quando se trata de um site para a sua empresa, o barato pode sair mais caro ainda.

Se você ainda não está convencido disso, confira abaixo 5 motivos para você não criar um site grátis:

1. Não são responsivos

Não é novidade que hoje em dia as pessoas acessam os sites por diferentes dispositivos, principalmente os celulares.

Sendo assim, é fundamental que o seu site se adapte aos diferentes tipos de telas dos dispositivos, certo?

O problema é que a maioria dos sites grátis não são responsivos e, dessa forma, não oferecem uma boa experiência aos usuários.

criar site grátis

2. Poucas opções de personalização

Mesmo oferecendo vários designs prontos, ao criar um site grátis, o site da sua empresa pode ter a mesma “cara” de outros sites que criaram suas páginas no mesmo construtor gratuito.

Como resultado, seu negócio acaba ficando sem uma identidade visual própria, perdendo o profissionalismo e credibilidade.

3. Não ser encontrado pelo Google

Segundo o estudo da empresa de marketing Edelman Trust Barometer, a busca orgânica é responsável por levar, em média, cerca de 35% do volume de tráfego em sites comerciais brasileiros. Dessa forma, na hora de construir um site é necessário se atentar a uma série de práticas amigáveis com SEO.

Contudo, os construtores gratuitos dificultam esse trabalho. Em primeiro lugar, porque a ferramenta não ajuda na hora de deixar o código limpo e nem de determinar palavras-chave nos títulos, descrições, H1 e H2.

Além disso, o seu site pode ficar lento, prejudicando seu posicionamento das buscas orgânicas. Para completar, a página fica dentro da plataforma do construtor, o que dificulta a indexação dele pelo Google.

Ou seja, quando se tem um site gratuito, é quase impossível ser encontrado pelo Google.

4. As métricas são imprecisas

Além de tudo isso que vimos até aqui, outro problema dos sites gratuitos são as análises de métricas e indicadores.

Sem essas informações, você fica sem saber o que precisa melhorar no site do seu negócio, e acaba atirando para todos os lados.

5. Falta de suporte

No começo, parece que tudo está bem, até que, aos poucos, os problemas citados acima começam a aparecer. E o pior: muitas vezes, não existe um suporte adequado.

Por mais que os construtores gratuitos ofereçam dicas para solucionar algumas questões, não é um atendimento personalizado. Tudo é bem genérico e superficial, ou seja, nada que resolva, de fato, os seus problemas.

Crie o seu site com uma agência especializada!

Para evitar todos esses problemas citados no tópico anterior, a melhor escolha para criar o site da sua empresa é contratar uma agência especializada.

Assim, você vai poder contar com profissionais que sabem o que estão fazendo, além de ter um site otimizado e personalizado.

Que tal criar o seu site com a Mestres do Site?

Com mais de 10 anos de experiência no mercado digital e mais de 1.000 projetos entregues nos últimos 5 anos, trabalhamos com as melhores tecnologias de desenvolvimento e de hospedagem, e estamos prontos para criar o melhor site para a sua empresa!

Clique aqui e saiba mais!

VEJA TAMBÉM:

Criação e hospedagem de sites: o que você precisa saber

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Balarin

Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE

Baixe agora o E-book
Guia da Presença Digital