Google Ads: Custo Por Clique

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

O Google Ads é facilmente uma das plataformas de CPC mais poderosas que existem, no entanto, mexer nessa ferramenta pode ser um pouco complexo.

Com centenas de seções e guias diferentes para prestar atenção e mais milhares de métricas para manter em mente, criar uma campanha que realmente te traga resultados pode dar trabalho.

A seguir, entenda o que é CPC e como otimizar essa métrica nas suas campanhas.

Você pode ver o conteúdo dessa matéria em vídeo:

O que é CPC no Google Ads?

CPC no Google Ads é uma opção de lance manual para quem anuncia na plataforma. Ele representa o valor que você paga sempre que alguém clicar nos seus anúncios. Dessa maneira, se 100 pessoas virem seu anúncio, mas somente 5 clicarem nele, você paga apenas pelos 5 cliques.

Além do CPC Manual, há algumas opções de CPC que usam a inteligência do Google. Neste contexto, o Google pode fazer alguns ajustes nos lances a fim de otimizar os resultados.

  • Maximizar cliques: ajusta seu CPC de modo automático para te auxiliar a conseguir o máximo de cliques dentro do seu orçamento.
  • CPC otimizado: ajusta seu CPC de modo a ajudá-lo a maximizar suas conversões.

LEIA TAMBÉM:
👉 Alavancas de Crescimento Rápido no Marketing Digital: Para qualquer Negócio

Lances no Google Ads

Plataformas como o Google Ads utilizam campanhas de lances de CPC para definir a exibição, o rankeamento e o custo dos anúncios pagos. Tudo acontece através de um leilão virtual em que cada empresa oferece seu lance por uma palavra-chave.

Dessa forma, quanto maior for a procura, maiores serão os lances e mais concorrido será o ranking. É por essa razão que as palavras-chave breves e populares tendem a apresentar um CPC muito mais alto do que termos mais longos e restritos, as chamadas palavras-chave de cauda longa.

Nesse processo, os CPCs máximo, real e médio dizem respeito ao lance oferecido pelos anunciantes, ou seja, o preço que estão dispostos a pagar pelo clique. Confira!

CPC máximo

O CPC máximo, como o próprio nome já diz, é o preço máximo que o anunciante pretende pagar por um clique em seu anúncio. Esse valor pode funcionar como um limite de investimento, considerando-se o número de cliques estabelecidos na campanha.

CPC real

Já o CPC real é o preço final cobrado pelo clique. No Google Ads, ele é, normalmente, bem menor que o CPC máximo, pois o valor pago pelo anúncio será sempre o mínimo necessário para ele garantir a sua posição.

CPC médio

Como a operação se baseia em uma sequência constante de leilões, os lances podem variar no decorrer da campanha e, assim, o custo dos cliques também. O CPC médio, então, é o preço médio cobrados pelos cliques durante todo o período de divulgação.

Como diminuir o CPC no Google Ads

Para diminuir o CPC, é preciso melhorar seu anúncio e torná-lo cada vez mais assertivo para o público-alvo.

Para isso, é preciso ter atenção na escolha das palavras-chave da campanha. Quanto mais elas forem específicas e direcionadas para o que está divulgando, melhores serão os resultados.

Além disso, outras técnicas importantes são:

  • Segmentação de assuntos
  • Escolha dias, horários e regiões
  • Exclua termos de pesquisa negativa
  • Utilize técnicas de copywriting

Índice de qualidade

Sempre que uma busca é realizada, ocorre o chamado leilão do Google Ads para determinar os anúncios exibidos – como já explicamos acima. Contudo, o leilão é um pouquinho diferente do que estamos acostumados. Ao invés de quem pagar mais aparecer direto na primeira posição, entra o anúncio com maior Ad Rank, a medida que o Google criou para determinar a força de um anúncio.

O Ad Rank é composto pelo índice de qualidade (IQ) multiplicado pelo lance (CPC máx.). Dessa maneira, mesmo que o lance de um concorrente seja maior, é possível conseguir uma posição melhor se tiver um bom índice de qualidade.

Além de impactar a posição que o anúncio será exibido, o índice de qualidade pode determinar o valor real que sua empresa paga por um clique.

O CPC real é o valor que você efetivamente paga, independentemente do valor que estipulou como CPC Máximo ofertado. Pelo sistema do Google, o valor de CPC Real é calculado com o Ad Rank do anúncio abaixo dividido pelo Índice de qualidade do seu próprio anúncio, conforme mostra a figura:

Por esse motivo é essencial otimizar constantemente suas campanhas em busca dos índices mais altos: essa prática garante custos menores com posições melhores.

Planejador de Palavras-chave

O planejador de palavras-chave é uma ferramenta para encontrar termos de grande relevância para o seu público, e nós já vimos aqui o quanto isso é importante.

Com essa ferramenta, você pode descobrir novas keywords para impulsionar a sua estratégia de marketing digital, podendo ser usada tanto nas estratégias de mídia paga quanto orgânica.

Para as estratégias de tráfego pago, o planejador é um ótimo aliado para criar campanhas de grande efetividade utilizando o Google Ads.

Como acessar o planejador de palavras do Google Ads

Para acessar o planejador de palavras-chave do Google Ads, siga o passo a passo a seguir:

  • 1º passo: faça o login na sua conta do Google Ads;
  • 2º passo: selecione o ícone de ferramentas da plataforma;
  • 3º passo: escolha a opção “Planejamento”;
  • 4º passo: agora basta escolher o recurso “Planejador de palavras-chave”;
  • 5º passo: clique em “Descobrir novas palavras-chave” para ver novas ideias;
  • 6º passo: coloque o seu domínio para que a lista exibida seja direcionada ao seu negócio;
  • 7º passo: pronto, agora é só selecionar “Ver Resultados” e ver a lista completa.

VEJA TAMBÉM:
👉 Como melhorar o ROI com Google Ads

Tipos de correspondência

O Google Ads depende muito da intenção do usuário por meio de palavras-chave. Ou seja, toda vez que alguém digita uma pesquisa no Google, os anúncios são exibidos com base na relevância que o algoritmo considera o termo de pesquisa para campanhas publicitárias específicas (e mais alguns pontos, que juntos formam o Índice de Qualidade, como mostramos nos tópicos anteriores).

Em uma campanha típica, você encontrará quatro possíveis “correspondências de palavras-chave”, ou formas de “dizer” ao Google para lidar com as palavras-chave para as quais você participa do leilão:

Correspondência ampla

O modificador amplo fará a correspondência das pesquisas com quaisquer palavras (incluindo sinônimos), em qualquer ordem que inclua qualquer uma das palavras-chave na frase que você está definindo.

Correspondência de frase

Antes, com esse tipo de correspondência, seu anúncio só seria mostrado quando os usuários pesquisarem a frase que você especificar.

No entanto, desde 2021, essa correspondência passou a se comportar de maneira parecida com a correspondência ampla modificada, pois a ampla modificada foi descontinuada pela ferramenta. Assim, além de conter as palavras-chave, ela pode também buscar variações desses termos mas que possuem o mesmo significado. Não atrelando exatamente apenas as palavras-chave inseridas.

Correspondência exata

Normalmente, esse modificador de palavra-chave significa que seus anúncios seriam exibidos apenas com o termo de pesquisa exato inserido. Contudo, o Google ajustou a correspondência para mostrar seus anúncios para coisas como versões no plural da palavra, erros de ortografia ou sinônimos para o que você especificou em sua campanha.

Cada um desses tipos de correspondência de palavra-chave apresenta uma compensação entre relevância, custo e impressões.

E então, gostou das dicas desse post? Para aprender ainda mais sobre o Google Ads, confira nosso material gratuito “Google Ads: como utilizar no seu negócio” clicando aqui.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Livia Dacar

Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.
Picture of Livia Dacar

Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.
cpc,o que é cpc,google ads,Tipos de correspondência,planejador de palavras,Lances no Google Ads,custo por clique

Download Grátis

Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital