O Google é o ponto de partida para quem quer encontrar qualquer coisa na internet. E o trabalho do buscador é justamente encontrar as páginas mais relevantes para entregar para o público.
O Google faz isso, basicamente, catalogando todas as páginas que ele encontra e atribuindo a elas um ranking, conhecido como PageRank.
Depois, quando uma pessoa procura por um termo, o Google filtra todas as páginas que apresentam aquele termo e ordena por esse ranking.
Ou seja, quanto melhor o ranking da sua página, maiores as chances de ela aparecer em primeiro lugar nos resultados de busca.
O SEO é um fator importantíssimo para melhorar o seu ranking no buscador. Mas, sabemos que muita gente ainda tem dúvida nesse ponto.
Por isso, preparamos um guia completo de SEO para Iniciantes. Leia a seguir!
Você também pode conferir o conteúdo no vídeo abaixo:
O que é SEO?
Primeiramente, vamos entender o que significa o tal do SEO, o Search Engine Optimization.
Em tradução literal, o termo significa Otimização para Motores de Busca. Podemos dizer que o nome já dá uma boa dica, né?
SEO nada mais é que o conjunto de técnicas que têm o objetivo de melhorar o ranking do seu site e da sua página e melhorar seu posicionamento nos resultados do Google e de outros motores de busca.
Essas práticas se dividem entre on-page e off-page:
SEO on-page: técnicas aplicadas na sua própria página, como conteúdo, tempo de carregamento, melhorias no código e outras.
SEO off-page: técnicas ligadas a elementos externos ao seu site, por exemplo, a obtenção de links de outros sites apontando para o seu.
Veja também Quanto tempo demora para o SEO dar resultado?
Site SEO
Aqui na Mestres, chamamos de site SEO os sites que são otimizados para os motores de busca, como Google e o Bing.
Um site com esse objetivo precisa ter basicamente 3 coisas:
1. Programação otimizada
Existem inúmeras maneiras de desenvolver uma programação.
Hoje, basicamente, os sites quase não são mais feitos em códigos. Normalmente, quem faz site hoje em dia trabalha com o CMS, um sistema de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress e o Wix.
Dentro do CMS, existem algumas práticas de programação melhores que outras, contribuindo para o SEO do seu site.
No geral, existem alguns pontos que precisamos tomar cuidado na hora de desenvolver um site. São eles:
- O código precisa ser leve
- As imagens não podem ser pesadas e atrapalhar a velocidade de carregamento das páginas
- Evitar animações
- Não exagere nos plugins. Quanto mais programas, mais pesado fica o seu site!
- Aposto em sistemas de cacheamento
Qual sistema escolher para fazer o seu site?
Na Mestres do Site, preferimos trabalhar com o WordPress e Elementor. Hoje, esses sistemas oferecem uma qualidade de programação muito boa para poder trabalhar.
Além disso, contamos com uma equipe de desenvolvimento e de web muito boa. Afinal de contas, as ferramentas não fazem o trabalho sozinha, elas também precisam de um bom gerenciamento.
Veja também Ferramentas para criação de sites: o que pode te ajudar nesse processo?
2. Conteúdo
O conteúdo é fundamental.
Para facilitar o entendimento, vamos pensar juntos: quando uma pessoa realiza uma busca no Google, ele quer entregar um conteúdo relevante para ela, que solucione a dúvida, certo?
Ou seja, o conteúdo que o Google entrega precisa solucionar a questão que foi pesquisada. Para isso, esse conteúdo precisa ser bem feito, não pode ser qualquer coisa.
O conteúdo é muito importante para o SEO, e a boa notícia é que você não precisa ter conhecimento técnico nem ser um programador para entregar o que o seu público está buscando.
Para isso, é essencial:
- Entender a jornada de compras do seu cliente e quais são as dúvidas dele
- Criar páginas estruturais (páginas completas de conteúdo com os termos importantes para o seu negócio, como esse exemplo aqui)
- Trabalhar as hierarquias das informações (H2, H3…)
- Colocar informações nas imagens
- Criar uma rotina de produção de conteúdo para o blog
3. Divulgação (backlinks)
Quando estamos falando sobre divulgação, não falamos necessariamente de pegar uma matéria de blog e investir no ADS.
Na verdade, é possível divulgar o seu conteúdo por meio de backlinks.
ACHO LEGAL COLOCAR UM EXEMPLO COM IMAGEM AQUI
É importante construir uma rede de pessoas e portais de informação que confiem no seu conteúdo e divulguem ele. Isso traz qualidade.
É como se os buscadores entendessem que o seu conteúdo é tão bom que está sendo divulgado até em outros sites.
Você pode conseguir essa divulgação de forma natural, produzindo bons conteúdos, ou contratando uma assessoria de imprensa.
Quanto tempo demora para o SEO dar resultado?
Se você está começando a empreitada do SEO agora, não se iluda! Você não vai ter resultados no primeiro mês, isso leva tempo.
De maneira geral, a maioria dos sites pode esperar resultados em três a seis meses. E é claro que os resultados vão ficando melhores com o tempo.
Pense em SEO como o investimento de uma conta poupança: quanto mais tempo você colocar dinheiro, melhores resultados você vai ter.
Para otimizar o SEO do seu site e levar as buscas orgânicas do seu site lá pra cima, conte com a Mestres do Site!