Vale a pena criar um blog?

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Você já deve ter ouvido falar que, nas estratégias atuais de marketing,  “conteúdo é rei”, certo?

A razão para isso é o domínio do conteúdo sobre quase todas as demais ações de marketing atuais. Afinal, ele compõe sites, está nas redes sociais, em e-mail marketing, vídeos … tudo!

Dentre os conteúdos de um site, uma excelente estratégia é criar um blog, pois, além de criar relevância para a marca, ele ainda contribui para outras estratégias importantes, como o SEO, por exemplo.

Ou seja, o conteúdo em blog é fundamental para que sua empresa esteja bem colocada como resultado de pesquisas no mecanismo de busca, como o Google.

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena criar um blog, então, confira abaixo os motivos que vão te convencer a ter um agora mesmo!

Boa leitura!

Para que serve um blog?

Houve um tempo em que blogs eram redes onde as pessoas utilizavam para falar de suas vidas, entre outros assuntos particulares. Mas, hoje em dia, esse cenário mudou.

Blog é uma ferramenta digital utilizada por empresas para atrair o público que desejam e engaja-lo com objetivo de gerar mais oportunidades de negócio. Ao contrário do que alguns acreditam, um blog corporativo é diferente de um site, pois suas propostas são distintas. Entenda a seguir!

Qual é a diferença entre um site e um blog?

O site é o principal canal da sua estratégia de Marketing Digital. Afinal, nele se encontram as informações mais relevantes do seu negócio como, como:

  • quem somos;
  • produtos e serviços;
  • trabalhe conosco;
  • contato;
  • entre outros pontos.

Já o blog é voltado para a geração de conteúdos que falem, principalmente, sobre assuntos relacionados ao seu nicho de atuação. Aqui, vale ressaltar um ponto: um erro que algumas empresas cometem quando começam a desenvolver o Marketing de Conteúdo sem a devida orientação é criar blog posts que falam somente sobre seus produtos e serviços.

Ora, mas a empresa precisa falar exclusivamente sobre suas ofertas em seus canais a fim de atrair o público e, assim, fazer mais negócios, certo? Não! Pelo menos quando se trata de blogs.

Veja também 👉 Como melhorar as Conversões de suas Campanhas do Google Ads

6 motivos para começar ou continuar um blog

Em suma, muitos ainda enxergam as redes sociais como a única forma de estar em contato direto com seu público. No entanto, isso não é a realidade.

Pense um pouco… quando você tem uma dúvida, onde você costuma buscar informação? Sim, no Google!

Oferecer conteúdo relevante dentro de um blog vai ajudar sua empresa a rankear páginas que responderão às dúvidas de seus clientes. Mas não é só isso. Veja abaixo 4 razões que mostram que vale a pena ter um blog!

1. Aumentar o tráfego do seu site

Primeiramente, já que estamos falando sobre o rankeamento do seu site nas ferramentas de busca, a primeira razão do porquê vale a pena ter um blog é o aumento do tráfego de usuários em sua plataforma.

Vale lembrar que esse tráfego é ampliado não apenas por causa do Google, mas também porque seu conteúdo de blog pode ser divulgado outras plataformas, por exemplo:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Sites de parceiros que compartilham seu material;
  • Outros posts do blog que podem levar a outras páginas do site;
  • Etc.

Ou seja, o blog é uma forma de direcionar novos visitantes e gerar tráfego qualificado para o seu site.

2. Virar referência

Basicamente, oferecer conteúdo relevante para o seu público é um dos caminhos que podem fazer sua empresa virar referência em seu nicho.

Em outras palavras, com uma boa produção de conteúdo, o seu negócio pode passar a ser visto como uma fonte de informação confiável.

LEIA TAMBÉM:
👉 Como sites de pequenos negócios podem competir em SEO com sites grandes?

3. Gerar engajamento

O engajamento digital é – sem dúvidas – uma das razões do porquê vale a pena criar um blog.

Antes de mais nada, o engajamento é um fator importantíssimo para ampliar seu alcance orgânico, além de estreitar a relação entre você e seu público.

Nesse sentido, além de comentários na própria página do seu post, você também pode alcançar mais publicações, curtidas e compartilhamentos em outros meios, como as redes sociais, por exemplo.

4. Alcançar clientes em potencial

O blog possibilita que você crie diferentes conteúdos, para as diferentes etapas do funil de vendas.

Dessa forma, é possível alcançar clientes em potencial em todos os níveis. Portanto, mesmo não sendo um canal de conversão de vendas diretas, os blogs também podem – e devem – ser vistos como ferramentas de vendas.

Assim, podemos dizer que, ao criar credibilidade, confiança, mostrar domínio sobre diferentes temas e comprovar que você entende dos problemas e necessidades do seu público, os posts do seu blog acabam ajudando a gerar vendas.

Além disso, blogs são boas portas de entrada de visitantes e leads, o que acaba por incluir mais contatos em sua rede, possibilitando futuras vendas.

5. Reduzir CAC

Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o resultado da soma dos investimentos realizados em Marketing e Vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período.

Essa métrica é essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa.

Quando você investe em estratégias gratuitas, como um blog, para atrair seu público, consequentemente, consegue reduzir o CAC. Afinal, você está atraindo novas pessoas sem investir valores altíssimos.

6. Aumentar ROI

Sem dúvidas, uma das métricas mais utilizadas para mensurar o desempenho das estratégias de marketing digital de um negócio é o ROI, ou seja, Retorno sobre o Investimento.

Ao atrelar suas estratégias com o blog, é possível potencializar o ROI, assim, tendo mais retorno para o seu empreendimento.

Por exemplo, você pode reduzir o investimento em tráfego pago e ainda assim continuar atraindo um público qualificado para o seu canal.

Veja também 👉 Plataforma para criação de sites: qual escolher?

blog
blog

Geração de leads

Como você pôde ver, uma das principais características do blog é que ele é capaz de atrair mais pessoas para o seu site.

Se você tiver uma boa estratégia de conteúdo, você não vai apenas atrair pessoas para o seu site, e sim atrair um público qualificado. Dessa forma, aumentando a sua base de contatos, gerando mais oportunidade de vendas.

Geração de leads qualificadas e oportunidades

Em resumo, lead é uma pessoa interessada em comprar algo que você vende, seja um produto, seja um serviço.

Esse interesse é algo possível de detectar porque o futuro comprador chega espontaneamente ao seu site, por meio de alguma postagem em rede social ou em blog, por exemplo.

Para que você possa aproveitar da melhor forma esses leads, é fundamental que você desenvolva um funil, onde ele vai passando as etapas até que chegue na venda.

A geração de leads qualificadas e oportunidades é excelente para: marcar novas reuniões, aumentar as oportunidades de venda e fechar novos negócios.

Conteúdo para nutrição de leads

A nutrição de lead aumenta, e muito, a propensão de compra de cada potencial cliente, e tem o objetivo de fornecer conteúdos de qualidade que sejam capazes de educar e alimentar a relação estabelecida.

Dessa maneira, temos muito mais segurança sobre o interesse de cada contato na finalização de uma compra, diminuindo o retrabalho para a equipe de vendas e eliminando aqueles que não têm real propensão à aquisição do produto ou serviço.

Para desenvolver uma boa estratégia de conteúdo para nutrição de leads, é preciso:

  • Entender quem é o seu público, quais são suas dores e desejos.
  • Ter conhecimento do funil de marketing e como aplicar da melhor forma para essas leads.
  • Automatizar o processo.

Parece complicado? Calma! Você não precisa fazer isso sozinho.

Hoje, você encontra agências que oferecem o serviço de produção de conteúdo para blogs.

Agora que você já entendeu o quanto o blog é importante, que tal criar um para a sua empresa?

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
vale a pena criar blog,blog

Download Grátis

Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital