O que o cliente realmente espera de uma empresa?

Atalhos para este artigo

O que o cliente realmente espera de uma empresa? É sobre isso que vamos conversar a seguir. Confira!

Você já parou para se perguntar o que o cliente espera de uma empresa ao fazer um negócio?

É normal que, em meio a pesquisas de posicionamento, público-alvo, marca e produto, esquecemos de nos perguntar, muitas vezes, o que o nosso cliente realmente espera da empresa. Ou seja, o que os clientes estão buscando ao comprar de você?

Uma venda não se limita apenas ao seu produto ou serviço, existe muita coisa por trás.

Será que você está focado em entregar o que o cliente realmente espera de uma empresa? Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Principais pontos para levar em consideração

Nós temos o costume de nos concentrarmos em diversos processos, mas, muitas vezes, nos esquecemos de um ponto importante: nos colocarmos no lugar do cliente.

Empresas campeãs de vendas procuram entender o seu público como ninguém. Elas se concentram em ser grandes especialistas em seus clientes, afinal, elas buscam conhecê-los como ninguém mais.

De maneira geral, as pessoas buscam as seguintes características em uma empresa:

  • Coerência.
  • Atenção.
  • Cuidado.
  • Educação.
  • Cumprir promessas.
  • Atender as expectativas.
  • Não ser tratado como mera estatística.
  • Respeito.
  • Foco.

Ou seja, vender não é simplesmente trocar assinaturas em um contrato, ou um produto por dinheiro. Vender é um processo de relacionamento.

Precisamos aprender a nos relacionar com nossos clientes, ainda mais na era digital que vivemos.

Atendendo o que o cliente espera de uma empresa

Agora que já entendemos que o relacionamento é o mapa do tesouro da sua empresa com os clientes, vamos ver como colocar isso em prática?

1. Seja sincero com seus clientes

Não podemos construir uma relação baseada em mentiras, não é mesmo? Então, devemos focar no que realmente podemos oferecer, em vez de criar expectativas que nem sabemos se poderemos cumprir.

É claro que você não precisa fazer pouco por causa disso. Mas, em hipótese alguma, prometa mais do que pode cumprir.

A maior propaganda que a sua empresa pode fazer é entregar a promessa, não iludir os clientes.

2. Crie uma conversa com o seu público

Ninguém quer saber como a sua empresa fez um grande cliente recuperar mais de 40% dos clientes inativos. No entanto, por outro lado, todo mundo quer saber como essa empresa conseguiu essa proeza.

Sendo assim, ao invés de focar dizendo que foi a sua empresa, o seu serviço, o seu produto que fizeram uma empresa crescer, conte a história do seu cliente e coloque o seu produto no contexto.

Saiba como chamar atenção do seu público e crie uma conversa com ele – e nesse ponto o seu site, o blog e as redes sociais te ajudam MUITO!

3. Esteja onde os seus clientes estão

Para conseguir novos clientes, você precisa estar onde as pessoas que possivelmente se interessariam pelo que você oferece estão.

Afinal, o que adianta abrir uma empresa e não divulgá-la para o público certo? É como se você estivesse no deserto, sem ninguém.

Hoje em dia, as pessoas usam cada vez mais a internet na hora de fazer uma compra. Dessa forma, é muito importante que você tenha uma estratégia de marketing digital para saber vender o seu peixe.

Lembre-se de que não precisa atirar para todos os lados. Estude o seu público, descubra o que ele consuma e crie suas estratégias com base nisso.

LEIA TAMBÉM:
O melhor caminho para gerar negócios online

4. Fale abertamente para quem a sua solução é útil

No lançamento do iPod, Steve Jobs mostrou o pequeno aparelho e avisou:

“O iPod é o produto certo para pessoas que querem ter milhões de músicas dentro de um mesmo dispositivo”.

Dessa forma, ele já apontou para quem era o novo produto, selecionando o seu público.

Muitas vezes, queremos que o nosso produto ou serviço agrade a todos, por isso, não focamos em um público alvo. No entanto, isso não te fará vender mais – pelo contrário!

Quando selecionamos um público e falamos abertamente sobre o que oferecemos, a nossa promessa é mais certeira e sincera.

5. Surpreenda

O que a sua empresa pode entregar de diferente da sua concorrência? Quais são os seus pontos fortes? Onde você pode surpreender o seu cliente?

Quando encontramos uma solução que se adeque ao que esperávamos é bom, mas quando essa solução ainda vem com um “bônus” (que pode ser atendimento, pós venda, brinde, etc), é melhor ainda!

Quer saber mais sobre o que o cliente espera de uma empresa na internet?

Para finalizar, que tal entender melhor sobre o que as pessoas esperam de uma empresa no mundo digital e quais pontos a sua empresa pode melhorar?

Então, entre em contato com a Mestres do Site e receba uma consultoria de marketing digital gratuita!

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Balarin

Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE

Baixe agora o E-book
Guia da Presença Digital