O que é um Site Mobile?

Atalhos para este artigo

Como funciona um site mobile?

Muitas pessoas confundem site responsivo com site mobile.

O site mobile é uma versão alternativa de uma página oficial que foi especialmente adaptada para ser aberta e visualizada através de um smartphone. Ou seja, é um segundo site criado exclusivamente para ser aberto em celulares.

Por outro lado, o site responsivo é o mais indicado para garantir uma boa performance em qualquer situação. Afinal de contas, ele apresenta uma tecnologia que permite que a página se adapte a qualquer outro dispositivo automaticamente.

Veja também
Tipos de site: Qual é o tipo de site ideal para o seu negócio?

Site mobile ou responsivo?

Ter um site mobile ou responsivo deixou de ser uma opção, já é uma obrigação. Mas, qual a diferença entre os dois?

Um site responsivo é aquele criado para se adaptar aos diversos tipos de tela. Sendo assim, a mesma página pode ser aberta em um desktop, tablet ou smartphone, sem apresentar problemas, já que é completamente funcional.

Já o site mobile é construído para esses tipos de dispositivos. Ele é literalmente outro site. É claro que atende bem às necessidades dos usuários que vão acessá-lo, no entanto, pode não ser tão prático para quem irá operá-lo. Afinal, como é um outro canal, precisará ser administrado individualmente.

Dessa forma, o site responsivo é mais versátil e completo do que uma página com um template mobile. E, no final das contas, ele proporciona um impacto bem mais positivo para sua estratégia de marketing digital, principalmente, quanto à exposição nos principais buscadores de pesquisa.

Quais são as vantagens dos dois tipos de site?

Tanto os sites mobile como os site responsivo são conhecidos pela sua relevância em um cenário onde cada vez mais aparelhos móveis são utilizados como principal meio de acesso à internet. No entanto, a construção e a manutenção de ambos os tipos de página apresentam diferenças cruciais.

A página com um layout exclusivo para aparelhos mobile exige um processo de construção muito mais complexo. Você irá precisar de um domínio próprio para esse tipo de dispositivo, além de um design feito separadamente.

Já a página de um site responsivo, função que ganhou força nos últimos anos, é mais simples de ser gerenciada. Você precisa de apenas algumas linhas adicionais no CSS do endereço, dando ao navegador a capacidade de modificar a exibição do conteúdo de acordo com o espaço disponível para a exibição dos itens.

Além disso, os sites com layout responsivo apresentam um ranqueamento melhor quando comparados aos sites mobile. O Google, e outras ferramentas de pesquisa, passou a priorizar sites com essa característica, pois elas são mais leves e carregam com maior agilidade. Assim, oferecendo uma experiência melhor aos usuários.

Como ter um site responsivo?

Depois de ler esse post, não há dúvidas: é muito importante ter um site responsivo.

Para isso, entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento!

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Livia Dacar

Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE

Baixe agora o E-book
Manual do Marketing Digital