Tipos de site: Qual é o tipo de site ideal para o seu negócio?

Divulgue esse Artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Atalhos para este artigo

Existem diversos tipos de sites diferentes, certo? Se você ainda não sabe qual o modelo ideal para o seu negócio, então, confira quais são os principais tipos de site que existem e quais são suas principais características.

Se você está decidido a criar um site para o seu negócio, mas depois de algumas pesquisas e busca de referências não tem certeza sobre qual o tipo de site precisa construir, esse post irá te ajudar!

Preparamos uma lista com os principais tipos de site que sua empresa pode construir e quais os itens principais cada um deles deve ter. Além disso, também preparamos algumas dicas dentro do tema.

Veja abaixo!

Como definir o tipo de site ideal para o seu negócio?

Antes de mais nada, você precisa considerar alguns fatores cruciais para o sucesso do seu novo site. Por exemplo:

Valor do investimento

O primeiro ponto que precisa ser definido é o valor que você pode investir na criação do site, pois isso irá determinar qual caminho seguir, por exemplo: projetos com orçamentos maiores podem investir mais em recursos e páginas. Por outro lado, quando o investimento precisa ser baixo, você pode criar um site de forma independente.

Prazo

Qual é o prazo para conclusão do site? Se for algo de urgência, há uma série de opções que podem atender sua necessidade no momento e depois você pode ir desenvolvendo o resto do site com mais calma.

Estrutura do site

Outro ponto essencial é levar em consideração a complexidade da estrutura do seu site. Afinal, quanto mais páginas e recursos seu site tiver, maior o investimento e tempo para criá-lo.

Sendo assim, muito importante que você avalie suas possibilidades e prioridades, levando em consideração os três fatores citados acima.

Tipos de site: qual é o tipo de site ideal para seu negócio?

Com todas as dúvidas respondidas, é hora de definir o tipo de site ideal para o seu negócio. Então, vamos conhecer os tipos mais populares:

Sites institucionais

Primeiramente, esse é um dos modelos mais conhecidos de site. Os sites institucionais são indicados para empresas que querem expor seus produtos e serviços, mas sem propriamente vendê-los online.

Esse tipo de site normalmente apresenta a história da empresa e seus serviço, trazendo informações importantes sobre seu negócio, como missão, visão, valores e propósito. Além disso, podem oferecer um canal de comunicação entre o visitante e a empresa.

O que não pode faltar neste site?

  • Uma página inicial bem elaborada com as principais informações sobre a empresa;
  • Uma página de contato ou atendimento, informando seus principais canais de atendimento, por exemplo: telefone, e-mail, etc;
  • Links para redes sociais;
  • Páginas sobre os produtos ou serviços oferecidos.

Sites de e-commerce

Essa é, com certeza, a melhor escolha para quem pretende vender seus produtos online. Afinal, o objetivo desse tipo de site é apresentar em detalhes os produtos que sua empresa oferece, com imagens bem produzidas e descrições sobre o produto.

O que não pode faltar neste site?

  • Facilidade: os clientes que entrarem no seu e-commerce devem conseguir escolher um produto e comprá-lo com facilidade e com o menor número de cliques possível, afinal, quanto maior a dificuldade, menores são as chances dele concluir a compra;
  • Informações claras sobre frete, prazos de entrega, política de trocas e devoluções, características do produto e tudo o que for possível para deixar a experiência de compra a melhor possível;
  • Oferecer uma experiência online segura, protegendo os dados dos seus clientes.

Site one-page

O site one-page é aquele em que toda navegação e informações são carregadas em uma única página, à medida em que o usuário rola a tela para baixo.

Este é um tipo de site moderno e conta com um apelo visual bem grande. Além disso, a experiência mobile desse modelo de site pode ser um diferencial, quando bem planejada, é claro.

Mas atenção: é preciso ter um cuidado especial com o tamanho da página e tempo de carregamento, sempre levando em consideração a experiência do usuário.

O que não pode falar neste site?

  • Design bem elaborado, pois o apelo visual é importante;
  • Velocidade de carregamento e navegação otimizadas;
  • Cuidado com versão mobile.

Blogs

Os blogs são versáteis, podendo ser um bônus de qualquer tipo de site ou até mesmo a principal fonte de tráfego online de um negócio.

Muitas empresas fazem sucesso com seus blogs, gerando diversos novos negócios. Mas, para isso, investem em produção de conteúdo de qualidade e relevante, que ajude o cliente a resolver um problema. 

O que não pode faltar em um blog?

  • Conteúdo relevante para o público-alvo;
  • Campo de pesquisa, assim, as pessoas conseguem pesquisar o que estão procurando;
  • Links para o site principal da empresa e páginas de produto ou serviço.

Portais

Em suma, os portais são um tipo de site bem interessante para empresas que fazem curadoria de notícias, artigos e textos de opinião.

O que não pode falar neste site?

  • Facilidade de acessar categorias diferentes de conteúdo;
  • Constância na atualização de conteúdo.

Hotsite

Esse é um tipo de site usado em situações eventuais e esporádicas, como o lançamento de um novo produto ou serviço, uma promoção especial ou um data comemorativa, por exemplo.

Geralmente, possuem uma data de validade. Ou seja, ficam disponíveis para acesso apenas durante o tempo da promoção ou lançamento.

O que não pode falar neste site?

  • Informações detalhadas sobre a campanha, assim, os visitantes ficarão mais interesssados;
  • Links para compartilhamento da página;
  • Links para acessar o site oficial da empresa;
  • Informações de contato, como telefone, e-mail, etc.

Landing Page

Por fim, as landing pages têm o propósito de gerar leads por meio de algum material de valor, como ebooks e webinars, por exemplo.

Nesse sentido, todo o design e conteúdo da página precisam ser pensados para gerar conversões, ou seja, novos leads.

O que não pode falar em uma landing page?

  • Formulário para download do material;
  • Oferta de conteúdo clara e objetiva;
  • Design elaborado para conversão, sem muitas objeções.

Agora você já conhece os principais tipos de site, suas principais características e sabe como escolher a melhor solução para a sua empresa, então, que tal entrar em contato com um profissional?

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

tipos de site

Consultoria Gratuita

tipos de site

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png