Alguma vez, mexendo em ferramentas de marketing digital, você deve ter se deparado com alguma frase do tipo “fale com o seu webmaster” e talvez nem saiba o que seja isso.
O Webmaster é um profissional capaz de realizar tarefas tanto de um webdesigner (elaboração do projeto estético e funcional de um website ou sistemas) quanto de um WebDeveloper (responsável pela parte da programação, como sistemas completos de gestão online, cadastros, áreas administrativas, entre outra).
Sua função é tão importante que o Google criou uma ferramenta gratuita exclusiva para os webmasters, o Google WebMasters Tools, onde é possível informar ao Google detalhes de um site desenvolvido, com o intuito de ganhar agilidade na indexação e posições no rankeamento de pesquisas e envios de site maps e etc.
Para saber mais sobre o assunto, continue lendo esta matéria.
Você também pode ver esse conteúdo em vídeo:
O que faz um webmaster?
Basicamente, as responsabilidades do webmaster são: gerenciamento de conteúdo, manutenção, desenvolvimento e design.
Um webmaster realiza tanto as tarefas de um webdesigner quanto as de um desenvolvedor web, como falamos no início deste post. Dessa forma, ele é o responsável pela gerência e manutenção geral, atualizações e garantia do perfeito funcionamento do site.
LEIA TAMBÉM:
Ferramentas para criação de sites: o que pode te ajudar nesse processo?
Quem pode trabalhar como webmaster?
No geral, não há uma formação acadêmica necessária para ser webmaster. Mas, é importante contar com alguém com experiência.
Um webmaster precisa ter conhecimentos nas várias tecnologias que serão demandadas, como: CSS, uma linguagem back-end como PHP, Javascript, etc.
Os conhecimentos técnicos irão depender de qual linguagem de programação, banco de dados o projeto utiliza. Normalmente, o webmaster também tem conhecimento sobre os principais Sistemas CMS, como WordPress, Joomla e Drupal.
Mas, um webdesigner não se limita a layout e criação de sites responsivos. Esse profissional também pode lidar com conceitos de identidade visual e marketing digital, como Google Ads, Facebook Ads e outros.
VEJA TAMBÉM:
Quanto custa investir em marketing digital para empresas
As funções do webmaster
Como acabamos de ver, o webmaster pode desempenhar diferentes funções. Confira algumas delas a seguir!
Webmaster e criação de sites
O webmaster é o profissional capacitado para gerenciar a criação e o desenvolvimento de sites completos. Ele pode coordenar as funções tanto de um web designer – responsável pelo projeto estético e funcional – quanto de um desenvolvedor web – responsável pela programação, códigos, sistemas e área administrativa de um site.
Webmaster e Google Ads
O webmaster responsável pelo desenvolvimento do seu site é uma peça fundamental para as campanhas do Google Ads e até Facebook Ads, afinal de contas, será preciso incluir algumas tags para que essas ferramentas funcionem. O webmaster te ajudará com isso!
Webmaster e marketing digital
É muito importante que os webmasters tenham conhecimento em marketing digital no geral, principalmente em conceitos como SEO e Inbound Marketing. Assim, a criação do seu site poderá trazer resultados muito melhores.
Gostou desse post?
Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como esse!