O que é Webmaster?

Atalhos para este artigo

Alguma vez, mexendo em ferramentas de marketing digital, você deve ter se deparado com alguma frase do tipo “fale com o seu webmaster” e talvez nem saiba o que seja isso.

O Webmaster é um profissional capaz de realizar tarefas tanto de um webdesigner (elaboração do projeto estético e funcional de um website ou sistemas) quanto de um WebDeveloper (responsável pela parte da programação, como sistemas completos de gestão online, cadastros, áreas administrativas, entre outra).

Sua função é tão importante que o Google criou uma ferramenta gratuita exclusiva para os webmasters, o Google WebMasters Tools, onde é possível informar ao Google detalhes de um site desenvolvido, com o intuito de ganhar agilidade na indexação e posições no rankeamento de pesquisas e envios de site maps e etc.

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo esta matéria.

Você também pode ver esse conteúdo em vídeo:

O que faz um webmaster?

Basicamente, as responsabilidades do webmaster são: gerenciamento de conteúdo, manutenção, desenvolvimento e design.

Um webmaster realiza tanto as tarefas de um webdesigner quanto as de um desenvolvedor web, como falamos no início deste post. Dessa forma, ele é o responsável pela gerência e manutenção geral, atualizações e garantia do perfeito funcionamento do site.

LEIA TAMBÉM:

Ferramentas para criação de sites: o que pode te ajudar nesse processo?

Quem pode trabalhar como webmaster?

No geral, não há uma formação acadêmica necessária para ser webmaster. Mas, é importante contar com alguém com experiência.

Um webmaster precisa ter conhecimentos nas várias tecnologias que serão demandadas, como: CSS, uma linguagem back-end como PHP, Javascript, etc.

Os conhecimentos técnicos irão depender de qual linguagem de programação, banco de dados o projeto utiliza. Normalmente, o webmaster também tem conhecimento sobre os principais Sistemas CMS, como WordPress, Joomla e Drupal.

Mas, um webdesigner não se limita a layout e criação de sites responsivos. Esse profissional também pode lidar com conceitos de identidade visual e marketing digital, como Google Ads, Facebook Ads e outros.

VEJA TAMBÉM:

Quanto custa investir em marketing digital para empresas

As funções do webmaster

Como acabamos de ver, o webmaster pode desempenhar diferentes funções. Confira algumas delas a seguir!

Webmaster e criação de sites

O webmaster é o profissional capacitado para gerenciar a criação e o desenvolvimento de sites completos. Ele pode coordenar as funções tanto de um web designer – responsável pelo projeto estético e funcional – quanto de um desenvolvedor web – responsável pela programação, códigos, sistemas e área administrativa de um site.

Webmaster e Google Ads

O webmaster responsável pelo desenvolvimento do seu site é uma peça fundamental para as campanhas do Google Ads e até Facebook Ads, afinal de contas, será preciso incluir algumas tags para que essas ferramentas funcionem. O webmaster te ajudará com isso!

Webmaster e marketing digital

É muito importante que os webmasters tenham conhecimento em marketing digital no geral, principalmente em conceitos como SEO e Inbound Marketing. Assim, a criação do seu site poderá trazer resultados muito melhores.

Gostou desse post?

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como esse!

Esse artigo foi escrito por...

Foto de Giovanni Balarin
Giovanni Balarin
Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site e Avalanche de Clientes, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 22 anos. Especialista em Geração de Demanda através da Internet. Mais de 3.500 clientes atendidos.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE