Contratar um freelancer para criação do seu site profissional pode parecer mais barato e vantajoso, mas, essa decisão envolve alguns riscos. Confira quais são eles a seguir!
Muitas empresas preferem contratar freelancers para a execução de diversos trabalhos, especialmente nas áreas de informática, design, redação e projetos. No entanto, existem vantagens e desvantagens envolvidas na contratação desse tipo de profissional que devem ser consideradas, algo que nem sempre é feito.
Freelancers são profissionais que resolveram trabalhar de forma autônoma, por isso, normalmente, trabalham sozinhos. Sendo assim, o tempo deles pode ser mais escasso, afinal, não será como uma empresa que tem um grupo de pessoas justamente para te atender. Além disso, quando um freelancer é bom, ele sabe muito bem disso, e o seu preço pode ficar mais caro até do que contratar uma agência.
A seguir, entenda melhor sobre os riscos de contratar um freelancer para criação do seu site profissional e avalie se essa alternativa realmente vale a pena para você.
O que é um freelancer?
Antes de tudo, é importante sabermos exatamente o que é um freelancer. Um freelancer é um profissional que trabalha sozinho na execução de um determinado projeto para o qual foi contratado, uma empreitada.
Esse profissional tem total liberdade de escolher o local de trabalho e a forma como vai trabalhar, se comprometendo com a demanda e um prazo estipulado entre ele e a empresa contratante.
Bons freelancers se comprometem realmente com o que é combinado na contratação, e trabalhar com esses profissionais é sim uma ótima alternativa. No entanto, nem sempre temos a sorte de encontrar um bom freelancer.
Em geral, podemos dizer que esse profissional é um prestador de serviço e não um empregado da empresa. Sendo assim, a empresa contratante, em teoria, não tem controle sobre o horário, o local e a forma de trabalho dele, apenas se comprometendo em pagar por ter entregue um projeto finalizado na data combinada.
LEIA TAMBÉM:
Tráfego Pago: Funcionário, Freelancer ou Agência?
As vantagens de contratar um freelancer
O freelancer não tem vínculo empregatício com a sua empresa, já que ele é um prestador de serviço, como acabamos de ver.
Dessa forma, você não precisa pagar INSS, FGTS, férias, 13º salário, vale- transporte e alimentação, e outros benefícios. Até o preço do contrato de prestação de serviço pode ser mais vantajoso que pagar um funcionário CLT.
O freelancer também pode ter mais flexibilidade e disponibilidade de horários. No entanto, é preciso ter atenção para analisar se você está contratando um profissional de confiança.
Os riscos de contratar um freelancer
Preço baixo do Freelancer
Um freelancer ruim tem um poder de sedução, o que costumamos chamar de “canto da sereia”, que é o preço. Normalmente, os freelancers que estão começando, oferecem um preço muito sedutor, que vai te balançar na hora de escolher um profissional.
No entanto, não se esqueça que o barato pode sair caro.
VEJA TAMBÉM:
Quanto custa um site profissional?
Experiência do Freelancer
O freelancer é um profissional que tem um certo conhecimento técnico, no entanto, dependendo da experiência dele, ele ainda não teve contato com cliente de verdade. Ou seja, você pode ser o primeiro cliente dele.
Mesmo que você peça referências de trabalhos que ele já fez, ele pode te mandar trabalhos que participou mas não teve a participação 100%. Por isso, fique atento!
Imprevistos que só um Freelancer tem
Como falamos no início desse post, esse profissional costuma trabalhar sozinho. Nós sabemos que todo ser humano pode ficar doente ou ter algum tipo de problema, e isso fica complicado quando pensamos na entrega do trabalho contratado.
Imagine que você contratou a criação do seu site profissional, até realizou o pagamento e o freelancer fica doente. Assim, no mínimo, o seu projeto ficará atrasado.
Isso não aconteceria em uma agência, por exemplo, já que uma agência conta com diversos profissionais para atender os clientes. Se algum funcionário tiver algum problema, as outras pessoas continuarão trabalhando no seu projeto mesmo assim.
Risco do Freelancer ser mal intencionado
Um dos maiores problemas em contratar freelancers é que essa pessoa pode ser mal intencionada. Ou seja, ela te vende um serviço e entrega um totalmente diferente, ou, na pior das hipóteses, até some com o seu dinheiro.
Outra situação que pode acontecer é o freelancer pegar muitas demandas e se enrolar. Podendo atrasar a entrega do seu site, por exemplo.
Por esses motivos, é melhor contar com uma empresa que disponibiliza uma equipe para você, tem nome no mercado e irá te entregar o que promete.
Agências como a Mestres do Site possuem certificações em diversas áreas e ainda oferecem portfólio mostrando os principais resultados que já foram alcançados com seus clientes.
Para criar o seu site profissional com a gente, entre em contato com a nossa equipe.