Mestres do Site

Conheça 6 métricas importantes para acompanhar os resultados do seu site

Conheça 6 métricas importantes para acompanhar os resultados do seu site

A fim de verificar os resultados do seu site, é preciso saber e acompanhar algumas métricas. Veja quais são elas nesse post!

Antes de mais nada, focar nas métricas de conversão do seu site é algo necessário em uma realidade cada vez mais competitiva. 

Ou seja, é fundamental que você saiba usar os recursos que tem à disposição, para tomar as decisões certas e permanecer na frente dos seus concorrentes. Afinal, há diversos indicadores capazes de gerar diagnósticos estratégicos para você.15

Caso você ainda não saiba como acompanhar os resultados do seu site, não se preocupe, pois criamos este post te ajudar nesse caminho. Boa leitura!

1. Taxa de conversão

Essa é uma métrica que nunca deve deixar de aparecer na análise de resultados do seu site, pois ela é decisiva para saber se as suas iniciativas estão sendo bem-sucedidas em direcionar negócios para você. 

Em suma, a taxa de conversão mostra a proporção de público que optou por dar mais um passo em direção a contratar a sua empresa. No entanto, isso não significa que a pessoa vá efetivamente te contratar. Afinal, a conversão pode ser uma ligação, um pedido de orçamento, uma inscrição em um evento…

2. Taxa de rejeição 

A taxa de rejeição mede a porcentagem de visitantes que acessaram uma única página do seu site e saíram em seguida, sem acessar outra página do seu site.  Inclusive, é fundamental considerar o timing dessa métrica, que é algo que pode ser configurado.

Nem sempre uma taxa de rejeição alta é um problema, pois se o intuito do seu fluxo de conversão não for fazer com que o usuário acesse outras páginas, está tudo bem.

Por exemplo, se você deseja direcionar um lead para uma página de conversão – as famosas landing page – com propósito único, a taxa de rejeição pode ser alta.

Por outro lado, se a página for um blog, o ideal é baixar essa métrica sempre. Assim, você verá se a pessoa que entrou no seu blog está acessando mais de um conteúdo por vez.

3. Taxa de cliques

Medir o engajamento do seu público é uma ótima maneira de analisar como ele está respondendo às suas ofertas de conteúdo. Nesse sentido, a taxa de cliques é uma das métricas de conversão que você precisa considerar para perceber a os resultados do seu site, pois quanto mais pessoas clicam em uma oferta, maior o seu poder de convencimento.

Entretanto, cliques não necessariamente significam que você está obtendo os resultados que pretende. Trata-se de um indicador que representa apenas isto: cliques. 

4. Proporção de novos visitantes

Essa é uma métrica referente a quanto você está conseguindo atingir novos públicos com as suas campanhas, ou seja, ela mede se você está conseguindo trazer pessoas novas para o seu site. 

Atrair um público novo e de qualidade para o fluxo da sua empresa deve ser uma das suas prioridades e, para fazer isso, é preciso deixar muito claro qual é o valor da sua oferta e o que essa pessoa ganha indo até sua página. 

5. ROI

Em síntese, a melhor forma de garantir que você está tendo sucesso com as suas iniciativas de marketing é calculando o seu ROI, ou seja, o retorno sobre investimento. 

Essa conta deve levar em consideração todos os custos associados à sua estratégia de marketing e que tipo de retorno financeiro ela está conseguindo trazer.

Para calcular o ROI, siga essa fórmula: (receita – custo/ custo) x 100.

6. Custo de aquisição de cliente (CAC)

Não faz sentido gastar mais para captar um cliente do que ele pagará à sua empresa, não é mesmo? Então, para ter certeza de que essa situação não irá acontecer, você deve monitorar a métrica de CAC, o custo de aquisição de cliente. 

Nessa métrica, são considerados todos os esforços envolvidos para converter o público, para, depois, compará-los com os retornos conquistados.

O ideal é que o seu CAC esteja sempre baixo, representando um gasto menor para conquistar clientes que compram cada vez mais.

Para calcular o CAC, siga a seguinte fórmula: gastos em marketing + gastos em vendas/ quantidade de clientes obtidos no mesmo período

Por fim, só será possível aproveitar todo o potencial que o seu site pode ter ao implementar uma boa estratégia de monitoramento de métricas de conversão.

Ou seja, é preciso saber com precisão como anda o ritmo de transformação de visitantes em leads, e o quanto essas pessoas estão gastando com você.

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI