Mestres do Site

Desenvolvimento de sites: principais tendências de web design para 2020

Desenvolvimento de sites: principais tendências de web design para 2020

Para chamar atenção do visitante, é preciso ter um site que esteja dentro das tendências atuais. Quer saber quais são as principais tendências do desenvolvimento de sites em 2020? Então, veja o post a seguir!

Antes de mais nada, em tempos de notificações e as abas abertas que disputam a atenção das pessoas, não é surpresa que o web design tenha que seguir o caminho da intuição e da clareza de uso.

Entretanto, em um ambiente repleto de informação e estímulos, os sites precisam transmitir suas mensagens da forma mais clara possível para poderem se destacar.

Dessa forma, reunimos as 7 principais tendências do web design para o desenvolvimento de sites em 2020. Assim, além de te deixar por dentro das atualidades, iremos te ajudar a criar um site perfeito em termos de estilo e modernidade. Confira a seguir! 

01. Tamanhos grandes

Para chamar atenção de maneira instantânea, os sites estão dando preferência ao uso elementos grandes e proeminentes. Esta magnitude de design se aplica em diversos elementos de uma página, desde uma tipografia grande e em negrito até imagens e vídeo de tela inteira.

Elementos grandes chamam atenção. Ou seja, eles têm o poder de atrair o olhar e ajudar os visitantes a compreenderem do que trata o site logo de cara.

Mas, para fazer o uso correto dessa tendência, diminua o número de elementos de design em cada página. Afinal, ter muitos componentes grandes ao mesmo tempo pode acabar resultando em uma bagunça de informações e poluição visual.

02. Tela dividida

O seu site precisa transmitir mais de uma ideia, porém, você não deseja manter uma página sem aspecto de bagunça? Que tal dividir a tela ao meio na vertical, possibilitando que ambos os lados sejam igualmente o centro das atenções?

Você pode completar o design das telas divididas com um elemento adicional, onde as duas metades se encontram. Assim, esses elementos, que podem ser desde o seu logo até um botão CTA (chamada de ação), funcionarão como o ponto de destaque, deixando a tela equilibrada.

03. Blocos de cores sólidas

Alguns sites dividem seu conteúdo em mais do que duas partes, o que resulta em uma diversidade de blocos que são separados por elementos de cor, comunicando as mensagens de maneira organizada e coesa. Dessa maneira, é possível enxergar uma tendência crescendo.

Mas, tenha cuidado! Mesmo que o propósito desta tendência seja divulgar mensagens variadas em um layout visualmente incrível, o resultado final não pode se parecer com uma montagem aleatória. Os blocos de cor devem formar uma composição consistente, assim, fazendo o design ser intuitivo e de fácil compreensão.

04. Espaço branco no desenvolvimento de sites

Espaço branco refere-se à área em branco entre os diferentes elementos de design de uma página, trazendo uma sensação de elementos bem equilibrados. E, mesmo que o espaço branco frequentemente seja da cor branca, também pode ser aparecer com outras cores de fundo.

Em suma, o espaço branco representa uma pausa para respirar, tornando os textos mais legíveis, destacando elementos importantes e deixando a aparência do site mais organizada e agradável.

05. Sobreposição

Fazer a sobreposição de elementos dentro da mesma página é uma forma atraente de adicionar um aspecto de profundidade às telas bidimensionais tradicionais.

Mas, apesar da ideia parecer um monte de elementos visuais literalmente empilhados uns por cima dos outros, um design bem executado resulta em uma composição organizada e de fácil compreensão.

A sobreposição pode ser feita utilizando usando o espaço branco ao redor dos elementos, como mencionado acima, e uma hierarquia onde alguns elementos são maiores e recebem mais destaque do que outros.

06. Movimento e interatividade

Movimento e interatividade são formas infalíveis de prender a atenção e o interesse dos visitantes do site. Afinal, é algo diferente que você pode proporcionar.

Existem diversas formas de movimento presentes no web design, por exemplo: micro-animações que proporcionam uma interação quando você passa o mouse por cima ou se clica nos elementos, tipografia que corre através da tela, títulos de vídeo do tamanho da tela, entre outras opções.

Para que essa tendência realmente funcione para o seu negócio, pense quais são as áreas para as quais você quer trazer o foco da atenção do visitante. Mas, lembre-se de que o movimento pode ser um fator de distração se for usado de forma errada. Para evitar possíveis frustrações, converse com um profissional da área.

07. Formulários maiores

Formulários online têm um papel fundamental quando o assunto é interação na internet, desde o agendamento de um serviço até o preenchimento das suas informações em uma loja virtual. Mas, muitas vezes, essa tarefa pode ser entediante.

Na verdade, o simples ato de expandir o formulário, fazendo com que ele ocupe mais espaço na tela, o torna mais convidativo, ajudando a melhorar a experiência do usuário.

E então, preparado para desenvolver um site que verdadeiramente atraia os visitantes? Lembre-se de que o acompanhamento de um especialista é indispensável para a criação de um site profissional.

Para mais dicas sobre a desenvolvimento de sites, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI