O Google Ads é uma das ferramentas mais importantes para anunciar seu negócio na internet. Afinal de contas, grande parte das pesquisas são realizadas no Google, e por isso é um espaço altamente competitivo para anunciar.
Sendo assim, antes de montar a melhor estratégia de marketing de performance para o seu negócio, é importante conhecer o que a ferramenta tem a oferecer e qual é o melhor tipo de campanha para o seu negócio.
Se interessou? Então confira o conteúdo completo a seguir!
O que é Google Ads?
Lançado em 2000, logo depois do lançamento do próprio Google, o Google Ads (antes chamado de Google Adwords) é a ferramenta de propaganda paga do Google.
Nos dias de hoje, o Google é o site mais popular do mundo, com um ranking Alexa de número 1, e mais de 42 bilhões de impressões por mês. Dessa forma, se você deseja que o mundo saiba que a sua empresa existe, o Google Ads é o lugar ideal para anunciar.
LEIA TAMBÉM:
Google Ads do zero: tudo que você precisa saber!
O que é preciso saber antes de criar uma campanha?
Antes de criar uma campanha no Google Ads, é preciso que você entenda os principais aspectos para acertar na configuração dela e alcançar bons resultados.
Veja:
- Objetivo: O objetivo da campanha precisa estar ligado às metas da empresa. Para cada objetivo, há um ou mais tipos de campanha Google Ads que podem ser utilizados;
- Público: o público é uma parte da segmentação que definirá para quem os anúncios serão exibidos. Um público qualificado e alinhado ao objetivo tende a trazer resultados mais concretos;
- Orçamento: quanto a empresa disponibiliza de verba para cada campanha, de acordo com sua meta.
Quais os principais tipos de campanhas do Google Ads?
Depois de saber os principais aspectos de uma campanha, é hora de conhecer os principais tipos de campanhas do Google Ads e para que eles são recomendados. Leia a seguir!
Campanhas de Search
Entre os tipos de campanha de Google Ads, esse está entre os mais comuns. O intuito dessa campanha é alcançar as pessoas enquanto elas pesquisam por produtos e serviços no Google.
Nesse contexto, para definir a exibição dos anúncios de pesquisa, o Google Ads considera as configurações de palavras-chave, localização e público-alvo.
Esses anúncios de texto podem ter algumas extensões para enriquecê-lo, dependendo das configurações de campanha. Então cada objetivo de campanha pode se beneficiar de um tipo de extensão. Essas são algumas extensões disponíveis:
- Extensões de local
- Extensões de local de afiliado
- Extensões de frase de destaque
- Extensões de chamada
- Extensões de sitelink
- Snippets estruturados
- Extensões de preço
- Extensões de aplicativo
- Extensões de formulário de lead
Quando usar esse tipo de campanha?
As campanhas de search podem ser utilizadas para trazer tráfego, leads e vendas para um site. Seu principal benefício é a facilidade na configuração, que utiliza apenas texto.
Entretanto, é indispensável fazer a escolha das palavras-chave de maneira estratégica. Por esse motivo que a campanha de pesquisa permite uma segmentação bem específica, devido a essa configuração detalhada nas palavras-chave.
Campanhas de Display
A rede de display do Google consiste em milhões de sites e apps onde seus anúncios podem ser exibidos. Nesse tipo de campanha os elementos gráficos e apelo visual chamam a atenção do público para trazer interação. Ou seja, essa é uma forma de alcançar o cliente em outras partes da internet.
Para atrair um público qualificado, além de caprichar no design do anúncio, é preciso definir a segmentação. Em relação ao criativo, os anúncios gráficos podem ser criados em vários formatos para upload. Outra maneira de criação é o anúncio responsivo, onde você automatiza parcialmente a criação.
Quando usar esse tipo de campanha?
As campanhas de display podem ser utilizadas para reconhecimento, consideração, vendas, leads ou remarketing. Ou seja, são adaptáveis à sua estratégia.
O que realmente impacta no seu resultado é ter um anúncio atraente para o público certo, já que são campanhas que costumam atingir maior alcance e trazer resultados.
Campanhas de Google Shopping
Esse é o tipo de campanha de Google Ads mais indicado para varejistas que desejam vender produtos. Afinal, os anúncios de Google Shopping aparecem na pesquisa e aba “Shopping” com informações completas: foto, nome, preço e parcelamento.
Assim, os clientes podem comparar preços e condições e normalmente estão num estágio mais avançado do processo de decisão de compra.
Os principais benefícios da campanha de Shopping é que o anunciante só paga quando ocorre o clique, e os leads são mais qualificados.
Campanhas de Remarketing
Remarketing nada mais é que anúncios veiculados devido a uma visita anterior em algum site. Fazem parte da estratégia de Remarketing anúncios para reconhecimento de marca, compras não concluídas e acessos com conversões não realizadas, entre outras.
Esse tipo de campanha é utilizada para fazer com que o usuário não esqueça o produto que pesquisou ou site que visitou.
Campanhas para Aplicativos
As campanhas para aplicativos possibilitam que novos usuários encontrem o app, além de aumentar suas vendas. Basicamente, elas servem para promover seu app na rede de pesquisa, no Google Play, YouTube, Discover e Rede de Display.
Nesse tipo de campanha você disponibiliza alguns recursos como imagens, ideias de anúncio de texto e define os lances. O Google usa esse conjunto de informações do próprio aplicativo para gerar e otimizar automaticamente os anúncios.
Quando usar esse tipo de campanha?
- Para promover o aplicativo gerando mais downloads e instalações. É o objetivo perfeito para quem deseja aumentar o número de usuários;
- Para gerar engajamento e ações de conversão específicas pelos usuários do app.
Campanhas locais
Além de beneficiar o crescimento de negócios digitais, o Google Ads também possibilita a criação de campanhas locais com foco em atrair pessoas para uma loja física.
Esse tipo de anúncio entrega as informações necessárias para que o público decida quando e como visitar as lojas e pode ser exibido na pesquisa Google, no Google Maps, Youtube e Display.
Por que utilizar campanhas para negócios locais?
- Gerar visitas e vendas presenciais na sua loja física;
- Promover ofertas e eventos locais;
- Garantir que as pessoas encontrem seu endereço e o caminho até seu estabelecimento comercial;
- Fortalecimento do marketing multicanal.
Vale reforçar que, para que as campanhas locais tenham bons resultados, é fundamental ter uma conta no Google Meu Negócio, assim como ativar as extensões de local no Google Ads.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM: Como fazer tráfego para negócios locais?
Campanhas de Vídeo
Com as campanhas de vídeo é possível que você exiba anúncios em vídeos no Youtube e em outros sites. Para esse tipo de campanha, a qualidade e linguagem do criativo de vídeo fazem toda a diferença nos resultados.
Os vídeos utilizados em suas campanhas de Google Ads podem ser da sua própria conta do YouTube. Em relação à segmentação de campanhas, é possível fazer por grupos demográficos, interesses, tópicos, públicos de afinidade, remarketing e outros aspectos.
Campanhas Smart
Entre os tipos de campanha do Google Ads, as campanhas inteligentes – também chamadas de smart- são as mais fáceis de criar e veicular. Afinal, a inteligência e o aprendizado de máquina são colocados para trabalhar a favor dos resultados da sua conta.
Para um anúncio smart funcionar basta disponibilizar as informações da sua empresa e alguns elementos criativos, que o próprio Google encontrará a melhor segmentação para você aproveitar ao máximo seu tempo e dinheiro.
As campanhas inteligentes deixam o Google definir o melhor público, melhor valor de lance e até mesmo testar diferentes anúncios para definir qual deles performa melhor.
E então, gostou do conteúdo?
Estas são algumas das formas de obter resultados com o Google Ads, uma pequena amostra do que há de alavancas dentro do marketing digital. Se quiser conhecer outras consultoras, consulte nosso material gratuito: “Alavancas de Crescimento Rápido no Marketing Digital: Para qualquer Negócio” .