Tipos de Campanhas no Google Ads

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O Google Ads é uma das ferramentas mais importantes para anunciar seu negócio na internet. Afinal de contas, grande parte das pesquisas são realizadas no Google, e por isso é um espaço altamente competitivo para anunciar.

Sendo assim, antes de montar a melhor estratégia de marketing de performance para o seu negócio, é importante conhecer o que a ferramenta tem a oferecer e qual é o melhor tipo de campanha para o seu negócio.

Se interessou? Então confira o conteúdo completo a seguir!

O que é Google Ads?

Lançado em 2000, logo depois do lançamento do próprio Google, o Google Ads (antes chamado de Google Adwords) é a ferramenta de propaganda paga do Google.

Nos dias de hoje, o Google é o site mais popular do mundo, com um ranking Alexa de número 1, e mais de 42 bilhões de impressões por mês. Dessa forma, se você deseja que o mundo saiba que a sua empresa existe, o Google Ads é o lugar ideal para anunciar.

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👉Google Ads do zero: tudo que você precisa saber!

O que é preciso saber antes de criar uma campanha?

Antes de criar uma campanha no Google Ads, é preciso que você entenda os principais aspectos para acertar na configuração dela e alcançar bons resultados.

Veja:

  • Objetivo: O objetivo da campanha precisa estar ligado às metas da empresa. Para cada objetivo, há um ou mais tipos de campanha Google Ads que podem ser utilizados;
  • Público: o público é uma parte da segmentação que definirá para quem os anúncios serão exibidos. Um público qualificado e alinhado ao objetivo tende a trazer resultados mais concretos;
  • Orçamento: quanto a empresa disponibiliza de verba para cada campanha, de acordo com sua meta.

Quais os principais tipos de campanhas do Google Ads?

Depois de saber os principais aspectos de uma campanha, é hora de conhecer os principais tipos de campanhas do Google Ads e para que eles são recomendados. Leia a seguir!

Campanhas de Search

Entre os tipos de campanha de Google Ads, esse está entre os mais comuns. O intuito dessa campanha é alcançar as pessoas enquanto elas pesquisam por produtos e serviços no Google.

Nesse contexto, para definir a exibição dos anúncios de pesquisa, o Google Ads considera as configurações de palavras-chave, localização e público-alvo.

Esses anúncios de texto podem ter algumas extensões para enriquecê-lo, dependendo das configurações de campanha. Então cada objetivo de campanha pode se beneficiar de um tipo de extensão. Essas são algumas extensões disponíveis:

  • Extensões de local
  • Extensões de local de afiliado
  • Extensões de frase de destaque
  • Extensões de chamada
  • Extensões de sitelink
  • Snippets estruturados
  • Extensões de preço
  • Extensões de aplicativo
  • Extensões de formulário de lead

Quando usar esse tipo de campanha?

As campanhas de search podem ser utilizadas para trazer tráfego, leads e vendas para um site. Seu principal benefício é a facilidade na configuração, que utiliza apenas texto.

Entretanto, é indispensável fazer a escolha das palavras-chave de maneira estratégica. Por esse motivo que a campanha de pesquisa permite uma segmentação bem específica, devido a essa configuração detalhada nas palavras-chave.

Campanhas de Display

A rede de display do Google consiste em milhões de sites e apps onde seus anúncios podem ser exibidos. Nesse tipo de campanha os elementos gráficos e apelo visual chamam a atenção do público para trazer interação. Ou seja, essa é uma forma de alcançar o cliente em outras partes da internet.

Para atrair um público qualificado, além de caprichar no design do anúncio, é preciso definir a segmentação. Em relação ao criativo, os anúncios gráficos podem ser criados em vários formatos para upload. Outra maneira de criação é o anúncio responsivo, onde você automatiza parcialmente a criação.

Quando usar esse tipo de campanha?

As campanhas de display podem ser utilizadas para reconhecimento, consideração, vendas, leads ou remarketing. Ou seja, são adaptáveis à sua estratégia.

O que realmente impacta no seu resultado é ter um anúncio atraente para o público certo, já que são campanhas que costumam atingir maior alcance e trazer resultados.

Campanhas de Google Shopping

Esse é o tipo de campanha de Google Ads mais indicado para varejistas que desejam vender produtos. Afinal, os anúncios de Google Shopping aparecem na pesquisa e aba “Shopping” com informações completas: foto, nome, preço e parcelamento.

Assim, os clientes podem comparar preços e condições e normalmente estão num estágio mais avançado do processo de decisão de compra.

Os principais benefícios da campanha de Shopping é que o anunciante só paga quando ocorre o clique, e os leads são mais qualificados.

Campanhas de Remarketing

Remarketing nada mais é que anúncios veiculados devido a uma visita anterior em algum site. Fazem parte da estratégia de Remarketing anúncios para reconhecimento de marca, compras não concluídas e acessos com conversões não realizadas, entre outras.

Esse tipo de campanha é utilizada para fazer com que o usuário não esqueça o produto que pesquisou ou site que visitou.

Campanhas para Aplicativos

As campanhas para aplicativos possibilitam que novos usuários encontrem o app, além de aumentar suas vendas. Basicamente, elas servem para promover seu app na rede de pesquisa, no Google Play, YouTube, Discover e Rede de Display.

Nesse tipo de campanha você disponibiliza alguns recursos como imagens, ideias de anúncio de texto e define os lances. O Google usa esse conjunto de informações do próprio aplicativo para gerar e otimizar automaticamente os anúncios.

Quando usar esse tipo de campanha?

  • Para promover o aplicativo gerando mais downloads e instalações. É o objetivo perfeito para quem deseja aumentar o número de usuários;
  • Para gerar engajamento e ações de conversão específicas pelos usuários do app.

Campanhas locais

Além de beneficiar o crescimento de negócios digitais, o Google Ads também possibilita a criação de campanhas locais com foco em atrair pessoas para uma loja física.

Esse tipo de anúncio entrega as informações necessárias para que o público decida quando e como visitar as lojas e pode ser exibido na pesquisa Google, no Google Maps, Youtube e Display.

Por que utilizar campanhas para negócios locais?

  • Gerar visitas e vendas presenciais na sua loja física;
  • Promover ofertas e eventos locais;
  • Garantir que as pessoas encontrem seu endereço e o caminho até seu estabelecimento comercial;
  • Fortalecimento do marketing multicanal.

Vale reforçar que, para que as campanhas locais tenham bons resultados, é fundamental ter uma conta no Google Meu Negócio, assim como ativar as extensões de local no Google Ads.

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Campanhas de Vídeo

Com as campanhas de vídeo é possível que você exiba anúncios em vídeos no Youtube e em outros sites. Para esse tipo de campanha, a qualidade e linguagem do criativo de vídeo fazem toda a diferença nos resultados.

Os vídeos utilizados em suas campanhas de Google Ads podem ser da sua própria conta do YouTube. Em relação à segmentação de campanhas, é possível fazer por grupos demográficos, interesses, tópicos, públicos de afinidade, remarketing e outros aspectos.

Campanhas Smart

Entre os tipos de campanha do Google Ads, as campanhas inteligentes – também chamadas de smart-  são as mais fáceis de criar e veicular. Afinal, a inteligência e o aprendizado de máquina são colocados para trabalhar a favor dos resultados da sua conta.

Para um anúncio smart funcionar basta disponibilizar as informações da sua empresa e alguns elementos criativos, que o próprio Google encontrará a melhor segmentação para você aproveitar ao máximo seu tempo e dinheiro.

As campanhas inteligentes deixam o Google definir o melhor público, melhor valor de lance e até mesmo testar diferentes anúncios para definir qual deles performa melhor.

E então, gostou do conteúdo?

Estas são algumas das formas de obter resultados com o Google Ads, uma pequena amostra do que há de alavancas dentro do marketing digital. Se quiser conhecer outras consultoras, consulte nosso material gratuito:  “Alavancas de Crescimento Rápido no Marketing Digital: Para qualquer Negócio” .

Esse artigo foi escrito por...

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Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.
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Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.
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