Entenda o que é CMS
Antes de tudo, é importante que você entenda o termo CMS.
O termo CMS vem de Content Management System, Sistema de Gestão de Conteúdo em português. Basicamente, é um sistema online que permite colocar um site no ar de forma prática e rápida.
No entanto, não é só isso, até porque é possível realizar a mesma tarefa com quase nenhum conhecimento técnico.
O grande diferencial do CMS, como o próprio nome diz, é a possibilidade de gerenciar conteúdo dinâmico de maneira simples, ou seja, manter um blog, loja virtual ou outro tipo de site que precisa ser atualizado constantemente.
Imagine ter de fazer atualizações semanais ou até diárias manualmente? Um trabalhão, certo?
O CMS é a solução perfeita para todos que precisam de um site que não seja 100% estático e momentâneo (feito para ficar no ar por pouco tempo).
O que é um site WordPress?
O WordPress é, resumidamente, um CMS, que acabamos de ver o que significa.
A proposta da plataforma é democratizar o desenvolvimento de blogs profissionais a grandes sites para quem tem uma empresa, projeto, portfólio ou qualquer outra ideia.
Por ser uma plataforma tão expressiva do mercado, o WordPress não é um sucesso apenas entre os pequenos e médios produtores de conteúdo.
Pelo contrário, ele é o escolhido de alguns grandes sites, como USP , Angry Birds, Universidade Federal do Paraná.
Veja também Tipos de site: Qual é o tipo de site ideal para o seu negócio?
Quais são suas vantagens?
Se você ainda não entendeu o porquê o WordPress é uma das ferramentas mais utilizadas na hora de criar um site, chegou o momento de conhecer suas vantagens.
Confira a seguir!
1. Uso intuitivo: você não precisa dominar códigos de programação!
Se você quer ter um site hospedado ou gerenciado no WordPress, você dificilmente terá que se preocupar com códigos ou linguagem de programação.
O uso do sistema é bem simples e intuitivo. Por exemplo, quando for editar um texto, você pode colocar palavras em negrito, justificar um parágrafo ou inserir uma imagem no conteúdo através de botões que o editor da plataforma indica.
Boa parte das funcionalidades do WordPress está acessível a poucos cliques e sem precisar de uma linha de código sequer.
2. Instalação rápida
Outro grande benefício do WordPress é que você não perde tempo para começar a utilizar todos os recursos oferecidos, pois a instalação é bem fácil e rápida.
Por falar nisso, esse é um dos detalhes mais enaltecidos do WordPress. Sua instalação, que dura entre 5 e 10 minutos, é um dos diferenciais em relação aos concorrentes.
O WordPress valoriza a facilidade e rapidez não só na instalação, mas também em suas atualizações.
3. Variedade de plugins e extensões
O intuito dos plugins é desenvolver e melhorar a experiência de uso de um site, tanto para os administradores quanto para os visitantes.
Por exemplo, existem extensões que possibilitam criar galerias de fotos, aumentar a segurança do site e melhorar a velocidade de carregamento das páginas.
Ou seja, os plugins e extensões servem como esteroides que tornam seu site ou blog ainda mais forte e poderoso.
Hoje em dia, são pouco mais de 50.000 disponíveis para instalação, e o melhor é que vários deles são gratuitos!
4. Uso em dispositivos móveis
Para proporcionar mais facilidade para seus usuários, o WordPress também disponibiliza o acesso à plataforma através de dispositivos móveis.
Assim, se você tem um smartphone ou tablet com sistema Android ou iOS, poderá fazer o download do app do WordPress para gerenciar seu site na palma da mão.
Veja também Site responsivo: o que é e por que você precisa ter um?
5. Sistema de código aberto
Essa também é uma das grandes vantagens do WordPress.
O fato de o código fonte do sistema ser aberto possibilita que qualquer pessoa possa editar, aprimorar e personalizar suas versões, temas e plugins.
Quer entender melhor um benefício do WordPress ser um software de código aberto (também chamado de open source)?
A tradução da plataforma para o português brasileiro foi uma conquista notória da comunidade de desenvolvedores do WordPress no Brasil.
Além disso, grande parte dos recursos que o WordPress possui veio de iniciativas dos usuários da ferramenta.
Vale ressaltar que, para modificar o código do WordPress e personalizar seu site, é necessário ter um bom conhecimento em programação ou um profissional de desenvolvimento ao seu lado.
Mas o fato é: com o sistema aberto e uma comunidade ativa, como é o caso, a plataforma tem tudo para continuar evoluindo muito.
6. Atualizações constantes
A quantidade de atualizações do WordPress é uma consequência dessa participação ativa da comunidade de desenvolvedores voluntários da plataforma.
Desde a versão 0.70 até a 5.2.2 (lançada em junho de 2019), foram mais de 75 atualizações que melhoraram a usabilidade do sistema e o deixaram mais seguro.
Lembrando que as atualizações da plataforma podem ser feitas automaticamente em seu sistema.
Plugins para WordPress
Como vimos, plugins são extensões que acrescentam novas funcionalidades e melhoram a experiência de uso da plataforma.
Contudo, entre mais de 50 mil opções, para os mais diversos gostos e necessidades, é claro que alguns são mais indicados que outros, certo?
Por isso, é importante destacar alguns plugins importantes, como:
Elementor
O Elementor está entre os plugins de criação de sites e páginas mais instalados pelos usuários do WordPress.
Com ele, você pode escolher e configurar de maneira simples desde o layout até itens de menu, botões, campos para textos e imagens, ícones, divisores, planos de fundo, efeitos, entre outros.
SEOpress
Este é um plugin muito poderoso para SEO, e de uso bem simples. o SEOpress engloba recursos que são esperados neste tipo de ferramenta, como redirecionamento, títulos, descrição e XML de imagem e conteúdo.
Assim como o Yoast, ele vem com uma configuração mais intuitiva para iniciantes e funções mais avançadas para aqueles usuários mais experientes. No entanto, aproveitando a comparação, o SEOPress conta com uma versão premium mais em conta.
Wp Security
O WP Cerber Security é um excelente plugin para proteger seu site WordPress das vulnerabilidades de segurança mais comuns. Seu painel informativo apresenta relatórios com o número de ataques que foram contidos, os spams que foram bloqueados nos comentários e endereços de IP maliciosos detectados pelo plugin.
Em termos de documentação e guias para utilização, esse plugin é o melhor da categoria de segurança WordPress. Além disso, os planos pagos contam com suporte técnico oferecido por especialistas de segurança em WordPress.
Wp Rocket
O WP Rocket é um plugin voltado para aumentar o desempenho e a performance de um site em WordPress.
Para o Google, isso é muito importante. Afinal, o usuário não deve, nem tem paciência, de ficar esperando muito tempo até que a página carregue. Se isso acontecer, ele simplesmente vai fechar o navegador e buscar outra opção.
Uma maneira de acelerar esse carregamento é utilizar cache e podemos dizer que o WP Rocket é um plugin de cache.
Ou seja, quando um usuário acessa o seu site, o servidor é acionado para carregar os dados e isso pode levar alguns segundos. Quanto mais tempo, maior a taxa de rejeição, com o visitante fechando a página.
Então, a diferença disso para o cache é que no segundo acesso daquele visitante os dados serão fornecidos pelo cache e não pelo servidor.
Esse processo é mais rápido, evitando que o navegador solicite novos dados toda vez que o visitante retornar para a página.
Como ter um site em WordPress?
Se interessou em ter um site em WordPress e não sabe por onde começar?
Estar bem representado na internet, por um site profissional e atrativo para seu cliente, é fundamental para todas as empresas nos dias de hoje. Nossa equipe possui mais de 10 anos de experiência no Mercado Digital e mais de 1.000 projetos entregues nos últimos 5 anos.
Para ter um site em WordPress, entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento!