Como analisar e melhorar a performance do seu site?

performance do site

A análise é essencial para verificar pontos que podem estar afetando a performance do seu site. Ao corrigir problemas de carregamento, segurança, SEO e muitos outros, o site pode se tornar uma ferramenta ainda mais poderosa de vendas e branding. Confira mais nesse post!

Ter um site na web vai muito além do que colocar as páginas no ar. Afinal, se você quer gerar resultados para o seu negócio, ele precisa passar por atualizações e otimizações constantes. Por isso, o processo de análise de site é indispensável no marketing digital.

O objetivo da análise de site é traçar um diagnóstico sobre a performance das páginas e as oportunidades de otimização. Assim, ao corrigir problemas, você consegue melhorar a experiência do usuário no site, ganhar posições no Google, atrair mais visitantes e aumentar as conversões do negócio.

A seguir, confira o que é e qual a importância de fazer uma análise para melhorar a performance do seu site. Acompanhe!

O que é uma análise de site?

Análise de site é um processo de auditoria de performance com o intuito de identificar, acompanhar e corrigir pontos de atenção que impactam no seu desempenho.

Com isso, a empresa deve conseguir extrair mais resultados do site, conforme os seus objetivos de negócio.

Aliás, se você tem um site apenas para colocar informações sobre a sua empresa, saiba que você está desperdiçando uma poderosa ferramenta do marketing digital. Afinal, com um site você pode atrair uma infinidade de potenciais clientes para o seu negócio, converter visitantes em leads, gerar vendas diretas se for um e-commerce e ainda fortalecer a imagem da sua marca.

No entanto, um site não faz tudo isso sozinho. Depois que as páginas estão no ar, é preciso manter uma otimização constante para alcançar esses resultados.

Então, a análise do site é o ponto de partida para verificar a sua performance em relação a diversos pontos que impactam em usabilidade, tráfego e conversões. Com o diagnóstico da análise, é possível corrigir problemas e melhorar o desempenho do site.

Por que a análise de site é importante?

Como você viu, um site pode ser uma ferramenta de vendas, de geração de leads, de fidelização de clientes, de engajamento dos visitantes e de fortalecimento do branding. 

No entanto, para ter resultados positivos, é necessário acompanhar a performance do seu site. Nesse ponto, podemos dizer que a análise de site é importante pois melhora a experiência do usuário, gera mais conversões, te ajuda no ranqueamento do Google e ajuda no desempenho dos seus anúncios.

O que você deve analisar no site?

Agora que você já sabe o que é análise de site e qual a sua importância, vamos ver quais são os principais pontos que você deve analisar no site para ter um diagnóstico completo. 

Para começar, avalie a velocidade do seu site, afinal, esse é um ponto crítico para a sua performance. Se uma página demora apenas alguns segundos a mais para carregar, o visitante já pode desistir, fechar a página ou, pior ainda, ir para o concorrente.

Além disso, o seu site também deve ser compatível com diferentes dispositivos móveis, pois hoje em dia as pessoas usam diferentes aparelhos para usarem a internet.

Oferecer segurança na navegação também é indispensável para a performance do site. Quando o usuário se sente inseguro para navegar e informar seus dados, ele pode desistir da visita sem realizar as conversões que você deseja.

Outro ponto importante é o conteúdo que você oferece e o design das páginas. Será que tudo isso está alinhado com a imagem da sua empresa? O seu público vai se interessar pelo o que ele vê no seu site?

Como analisar e melhorar a performance do seu site?

Por fim, vamos ver algumas dicas para executar a análise de site. Lembrando que é necessário se organizar para tornar esse processo mais ágil e eficiente, ok?

Priorize os pontos de atenção

Uma análise de site pode oferecer diversas oportunidades de otimização. Assim, você pode se perder com tantas recomendações. 

Por isso, é importante saber priorizar os pontos que merecem atenção, conforme a complexidade do problema e os seus objetivos.

Crie um checklist para corrigir os problemas

Para organizar os pontos de melhoria, crie um checklist. Dessa forma, você consegue visualizar claramente quais melhorias precisam ser executadas e quais já foram feitas.

LEIA TAMBÉM:
Quais caminhos seguir para aprimorar a presença digital da sua empresa?

Acompanhe os resultados das correções

Depois de fazer as correções, fique de olho no resultado que elas trazem para as métricas do site e indicadores-chave de performance.

Nos relatórios do Google Analytics, você pode anotar o dia em que as correções foram feitas, para monitorar se elas contribuíram para o aumento de visitas, conversões e posições no Google. Assim, é possível medir também a eficácia do processo de análise do site.

Conte com profissionais da área

Tudo isso parece muito complicado? Lembre-se de que não precisa fazer sozinho!

Para ter um site profissional, atualizado, otimizado e com uma boa performance, conte com profissionais da área, como a Mestres do Site.

Para mais posts, continue navegando no nosso blog e nos siga no Instagram!

Sucesso!

Quem escreveu essa matéria?

Equipe de Marketing Digital da Mestres do Site

Todo o conteúdo que você lê nesse blog foi produzido pelo grupo de especialistas de Marketing Digital da Mestres do Site.

Essa equipe já atendeu mais de 1.000 clientes nos últimos 6 anos e atualmente gerencia mais de R$ 1.000.000,00/mês em campanhas de Google Ads e Facebook Ads.

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!