Descubra se ainda vale a pena criar um blog em 2021!

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Será que ainda vale a pena criar um blog em 2021? Acredite, muitas empresas se fazem essa pergunta atualmente. Acompanhe agora este post e descubra o que pensamos sobre isso!

Depois de anos de poder dos blogs no marketing digital, tem muita empresa se perguntando: será que ainda vale a pena criar um blog em 2021?

Nós entendemos essa dúvida, mas já vamos respondê-la: sim, ainda vale a pena criar um blog! No entanto, não adianta fazer isso de qualquer jeito, sem planejamento, e querer bons resultados.

Se você está chegando agora a esse universo, saiba que é preciso ter um blog bem estruturado, criar conteúdos de valor para os leitores, resolver as suas dúvidas e transformá-los em oportunidades de negócio. Dessa forma, o blog, com certeza, vai ajudar a sua empresa a alcançar objetivos de marketing.

A seguir, entenda melhor por que ainda vale a pena criar um blog e quais são suas vantagens. Boa leitura!

Ainda vale a pena ter um blog?

Os blogs são usados há anos para engajar leitores e atrair potenciais clientes em estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing. Nesse sentido, milhares de publicações já foram produzidas e indexadas pelo Google.

Mas, você está se perguntando se o consumidor ainda lê esses posts na internet? Será que essa estratégia já se desgastou?

A princípio, quando a internet deu poder ao usuário comum para publicar seus conteúdos, os blogs se tornaram populares. Qualquer pessoa podia ter o seu blog para falar do seu dia a dia e dos seus assuntos preferidos, o que serviu para lançar os primeiros influenciadores digitais.

Com o tempo, os blogs foram adotados pelas estratégias de marketing das empresas, que também buscavam visibilidade e uma audiência fiel. Dessa forma, ao longo dos últimos anos, percebemos uma grande explosão na produção de conteúdos para blogs corporativos.

No entanto, muitas empresas publicaram conteúdos só para seguir a tendência, sem qualquer estratégia por trás. E, por isso, essas empresas não tiveram os resultados esperados, além de ajudarem a desgastar a estratégia de blogging.

Por outro lado, muitas empresas criaram artigos de qualidade e ajudaram o seu público a resolver suas dúvidas. Dessa maneira, conseguiram atrair visitantes da busca orgânica do Google, construir sua autoridade e alcançar objetivos de marketing e vendas.

Por isso, podemos dizer que ainda vale a pena criar um blog. Contudo, é preciso avaliar se há conteúdos de qualidade e uma estratégia consistente, alinhada aos objetivos de marketing do seu negócio.

Ainda mais, segundo levantamento da HubSpot, realizado em 2019, os blogs são uma das três principais formas de mídia na estratégia de conteúdo das empresas.

Quais as vantagens que um blog oferece para a empresa?

Ter um blog oferece inúmeros benefícios para as empresas. Então, se você ainda não se convenceu de que blogs continuam relevantes, vamos mostrar agora quais são as principais vantagens desse canal para as empresas:

Construir uma conexão com o público-alvo

Um dos objetivos primordiais de um blog é engajar o público do seu negócio. Nesse sentido, você deve publicar conteúdos que atendam aos interesses do seu público, respondam as suas dúvidas e agreguem valor à vida dessas pessoas.

Imagine que a sua empresa pode resolver um problema ou uma dúvida que um consumidor está pesquisando naquele momento. Você acha que ele não vai simpatizar com a sua marca? Assim, a relação de confiança já começa a ser construída.

Ainda mais, pode ser também que uma pessoa que já acompanha a sua marca veja o link do blog que você divulgou nas redes sociais. Ao ler o conteúdo, ela se aproxima ainda mais da empresa e aumenta sua confiança.

Ou seja, o blog é capaz de aproximar empresas e consumidores e estreitar os laços ao longo de toda a jornada de compra.

Melhorar a autoridade da marca

Os conteúdos de um blog corporativo tratam de temas da sua área de atuação. Dessa forma, evidenciam que a sua empresa entende dos assuntos do seu mercado.

Quando esses conteúdos têm qualidade e reconhecimento, as páginas do blog ganham pontos no ranqueamento do Google e sobem posições. Assim, a sua autoridade digital fica evidenciada no ranking: quem está nos primeiros lugares é quem tem as melhores respostas para as buscas dos usuários.

Melhorar posições no Google

Publicar em um blog aumenta as chances de posicionar a sua empresa nos resultados da busca orgânica do Google. Afinal, quanto mais conteúdos você tiver no seu site ou blog, mais páginas o Google pode indexar e exibir nas buscas dos usuários.

Contudo, para posicionar as páginas no Google não basta apenas publicar. Você também precisa otimizar as páginas com SEO, para que elas sejam facilmente encontradas pelo buscador e posicionadas nos primeiros lugares.

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Gerar tráfego e conversões

Ao posicionar suas páginas nos melhores lugares do Google, você ganha o tráfego das milhares de pessoas que utilizam o buscador todos os dias.

Ainda mais um blog bem estruturado também deve ser capaz de transformar os visitantes em negócios. Sendo assim, a partir do blog, você também pode potencializar as conversões do seu site, que podem ser vendas, leads ou pedidos de orçamento, por exemplo.

Facilitar o processo de vendas

Em suma, os conteúdos do blog podem servir para educar, informar e até entreter o seu público, ao longo das diferentes fases da jornada de compra.

Dessa forma, eles ajudam os leitores a amadurecerem sua decisão até o momento da compra. Assim, os leads já chegam mais informados e maduros para fechar a compra, sem as objeções que geralmente teriam, facilitando o trabalho dos vendedores e otimizando o processo de vendas.

Como a Mestres do Site pode te ajudar?

Como você viu, para ter bons resultados com um blog, é preciso fazer um bom trabalho.

Para isso, você pode contratar a produção de conteúdo para blogs, além de otimizar o layout do seu site com uma nova página. E é aí que a Mestres pode te ajudar!

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Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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