Mais de 70% das pessoas não passam para a segunda página do Google quando estão procurando por algo. Por isso, é muito importante estar entre os primeiros resultados do buscador. Quer saber como aparecer na primeira página do Google? Continue a leitura deste post!
Butão, Antártica e Bielorrússia estão entre os locais menos visitados do mundo, juntamente com, é claro, a segunda página do Google, local raramente visitado pelos usuários da internet.
Brincadeiras à parte, sabemos que a primeira página do Google é a mais visitada por todos e, consequentemente, a mais disputada pelas empresas.
Mas, para isso, você precisa ter um site. Afinal de contas, é praticamente impossível aparecer na primeira página apenas com um perfil nas redes sociais.
Saiba mais a seguir!
Comece pelo essencial: tenha um site
O primeiro passo para você aparecer na primeira página é simples: tenha um site.
Lembre-se de que ter uma página nas redes sociais não é o mesmo de ter uma página própria. Sendo assim, você pode até criar conteúdos com suas palavras-chave e tudo mais, mas, não conseguirá otimizar todo o site a seu favor.
Por isso, antes de mais nada, crie um site profissional para o seu negócio.
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SEO
O SEO é uma forma gratuita de fazer com que seu site seja indexado pelo Google e, assim, apareça entre os primeiros resultados do buscados.
Aliás, todos os sites e blogs que aparecem na primeira página do Google utilizam o SEO no seu conteúdo e descrições. Ou seja, essa é uma técnica essencial para quem deseja se destacar.
Sendo assim, um trabalho de otimização de SEO no seu site ou blog pode fazer toda a diferença no ranqueamento das suas páginas.
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Passo a passo de como aparecer na primeira página do Google
Seu site não vai aparecer na primeira página do Google da noite pro dia, tire essa ideia da sua cabeça!
E existem vários fatores que o Google considera importantes na hora de posicionar um site entre os principais resultados. Quer saber quais são eles? Veja a seguir!
Navegabilidade
O Google busca proporcionar a melhor experiência possível para seus usuários e a navegabilidade está inclusa nisso.
Se o objetivo do buscador é oferecer o melhor conteúdo da maneira mais acessível, o seu site deve ser fácil de navegar e amigável, certo?
Sendo assim, se as suas páginas forem organizadas, eficientes, com conteúdo interessante, acessíveis e responsivas, pode ter certeza que terá um ponto a favor para aparecer na primeira página do Google.
Uso de palavras-chave
Você sabia que existem dois tipos de palavras-chave: as de cauda curta e as de cauda longa?
Veja um exemplo:
- Cauda curta = “Guia de Redes Sociais”
- Cauda longa = “Guia de Redes Sociais para pequenos negócios 2021”
As buscas de cauda longa compõem a maioria das buscas no Google. Aliás, as pesquisas de cauda longa normalmente são feitas por pessoas que buscam informações muito específicas, enquanto as palavras de cauda curta são mais gerais.
Ou seja, se você pode oferecer a solução pra quem busca informações específicas, essas pessoas provavelmente vão permanecer em seu site e se tornarão leads.
Isso significa que você só deve usar palavras-chave de cauda longa? Não!
Procure as palavras-chave mais indicadas para o seu negócio e trabalhe as duas estratégias. No entanto, dê mais atenção para as palavras-chave de cauda longa.
Link Building
Provavelmente você não saiba, mas o Google considera a quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site como um fator de ranqueamento.
Se sites renomados, de autoridade fizerem referência a um conteúdo ou serviço do seu negócio, irá chamar a atenção do Google e te ajudará a aparecer na primeira página.
Isso também conta se uma pessoa deixar um comentário sobre sua empresa em algum post.
Sendo assim, incentive seus clientes a divulgar seu site e serviços em outras páginas e fóruns. Trabalhar isso é fazer o seu “Link Building”.
Atenção à velocidade de carregamento
Fala sério, ninguém gosta de ficar esperando uma página carregar por muito tempo, ou permanecer naquele site com bugs, que fica travando, não é mesmo? Nós não gostamos, o Google não gosta, e temos certeza que você também não.
Se o seu site for lento, pesado e demorar muito para carregar as páginas, pode ter certeza que perderá uns pontos com o Google, além de perder possíveis clientes.
Ao ter um site rápido e responsivo, as pessoas permanecem mais nas suas páginas e saem satisfeitas de lá, com tudo que precisavam. Assim, tendo uma boa experiência, como o Google deseja.
Use títulos atraentes
Um título atraente faz toda a diferença para os leitores e, principalmente, para o Google.
Por isso, perder alguns minutos pensando em um título que chame atenção não é perda de tempo quando o objetivo é aparecer na primeira página do Google.
Isso vale para os títulos das suas páginas e para os artigos do blog.
No caso dos blogs, lembre-se de colocar a palavra-chave trabalhada em todo artigo em destaque logo no começo do título. Além disso, use a palavra-chave em alguns intertítulos para dar mais destaque.
O uso dessas técnicas básicas de SEO são essenciais para ranquear o seu site ou blog.
Otimize a meta description
Você pode não conhecer o significado desse termo, mas com certeza você já viu várias meta descriptions quando fez alguma busca no Google.
Veja:
As metas descriptions são as descrições breves que aparecem logo abaixo do link do seu site ou blog. Por isso, é importante que sejam atrativas e utilizem palavras-chave, assim, melhorando sua posição no Google.
URL otimizada
Da mesma forma que trabalhar uma meta description atraente é fundamental, você também deve se preocupar com a sua URL.
Busque sempre editar URLs curtas e objetivas, de preferência com as palavras-chave da página do site ou blog.
Utilize as redes sociais
É aquela história: não basta fazer, você precisa divulgar.
De nada adianta você seguir todos esses passos que falamos se você não divulgar nas redes sociais. Afinal de contas, é assim que você vai atingir mais pessoas na internet.
Sendo assim, não deixe de usar as redes sociais a seu favor.
Google Ads
Provavelmente, você já fez algumas pesquisas nas quais os primeiros resultados na página tinham o marcador “anúncio”, não é mesmo? Esses sites utilizam a ferramenta Google Ads para criar e gerenciar seus anúncios, e você também pode começar a usar!
Os resultados do Google Ads tendem a ser mais rápidos, dependendo da sua estratégia. Por isso, é uma ferramenta muito vantajosa.
Um grande benefício do Google Ads é que ele permite um alto nível de segmentação, para que o seu anúncio seja exibido apenas para aquelas pessoas que têm mais chances de se interessar pelo seu negócio.
Além disso, você também pode controlar os dias, horários e frequência de exibição dos anúncios, assim como escolher entre várias formas de pagamento.
Se interessou? Marque uma reunião com a Mestres do Site e comece a investir já nessa estratégia para a sua empresa!