Está pensando em ter um e-commerce mas não sabe por onde começar? Neste post, saiba como criar um site de vendas e colocar o seu site no ar!
Não é de hoje que o e-commerce vem se destacando como um dos melhores mercados para investimentos futuros, atraindo diversos empreendedores, seja por necessidade ou por oportunidade.
Mas, montar uma loja online pode não ser tão fácil quanto parece. Afinal, muitas vezes o processo de criar um site de vendas pode ser confuso, e também apresentar detalhes que fogem do seu conhecimento.
Para te ajudar a ter uma boa experiência criando o seu negócio online, e sem surpresas ao longo do durante o seu processo, criamos um post completo sobre tudo que você precisa saber sobre como criar um site de vendas. Confira!
O que é um site de vendas?
O site é o principal meio de comunicação entre a marca e o cliente. Mesmo quando as vendas não são feitas pela internet, é lá que o cliente tem acesso a informações importantes, como formas de contato, endereço, produtos, área de atuação, CNPJ, entre outros.
O site é um ambiente seguro para a empresa e, ao contrário das redes sociais, é um recurso exclusivo. Ou seja, a empresa tem total domínio das informações inseridas naquele local.
Um site de vendas nada mais é que uma loja online, um e-commerce, onde os clientes, além de encontrarem informações importantes sobre o seu negócio, podem adquirir produtos e/ou serviços.
O que é preciso para a criação de site produtos?
Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que a sua loja virtual deve estar preparada para receber vários clientes a qualquer momento do dia. Sendo assim, você precisa oferecer uma boa experiência aos visitantes do seu site, do começo ao fim.
Por isso, é importante se atentar nos seguintes pontos:
- Defina os objetivos do seu site;
- Registrar o domínio do site;
- Escolher uma boa plataforma;
- Criar seu site de acordo com a sua identidade visual;
- Caprichar no conteúdo e nas informações dos produtos;
- Ter cuidado com a navegação;
- Escolher as formas de pagamento.
Vamos entender melhor cada um desses pontos a seguir!
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Como criar um site de vendas: 7 passos essenciais
Coloque uma coisa na sua cabeça: o site de vendas é o canal de relacionamento com o cliente. É por meio dele que o cliente pesquisa informações sobre sua empresa, produtos e serviços.
Sendo assim, o site deve transmitir confiança e ter todas as informações que o público procura. Além de oferecer uma ótima experiência, como falamos antes.
Para isso, confira com atenção nossas dicas a seguir!
1. Defina os objetivos do seu site
O site funciona como a vitrine de uma loja, facilitando a comunicação e transmitindo os valores da marca para o cliente.
No entanto, para que as suas informações não fiquem bagunçadas, é importante definir os objetivos do site: o que você irá vender? Quais informações você precisa do seu cliente? Como serão os layouts das páginas?
Antes de começar o seu projeto, é importante ter um “esboço” em mente.
2. Registre seu domínio
O registro do domínio é o ponto inicial na construção de um site. O domínio é o nome do seu site, o seu endereço na internet, como: www.mestresdosite.com.br
Normalmente, as empresas utilizam o próprio nome nos domínios, assim, transmitem mais confiança para o cliente – que terá certeza que está no local correto.
3. Escolha uma boa plataforma para o seu site
A escolha da plataforma vai influenciar em diversos aspectos técnicos e funcionais do seu site, começando pelo próprio domínio. Um domínio é formado pelo nome da empresa, seguido da extensão “com” e do código do país, .br, .us, .uk, etc.
Uma plataforma gratuita vai adicionar o nome da sua marca antes do nome da plataforma, por exemplo: “suamarca”.wordpress.com.br.
No entanto, além de não transmitir profissionalismo, as plataformas gratuitas são limitadas, não garantem segurança ao ambiente, podem cair com o pico de acessos dos usuários, e apresentarem diversas outras restrições.
Sendo assim, é melhor pagar para prevenir dores de cabeça e garantir a credibilidade da sua empresa.
4. Crie uma identidade visual para o seu site
A identidade visual envolve as cores, fontes e elementos da marca, além do seu logotipo. Ou seja, os elementos que representam a marca e estimulam a identificação do cliente.
É importante trabalhar a sua identidade visual para que os visitantes do seu site reconheçam a sua marca em todos os lugares, assim como reconhecemos produtos do McDonald´s e Coca-Cola, por exemplo.
Muitas plataformas, pagas ou gratuitas, disponibilizam modelos de layout pronto e você só adiciona as informações sobre a sua empresa. É uma opção vantajosa para quem não pode investir em um site personalizado, mas há o grande risco de ter outros sites utilizando o mesmo layout.
5. Capriche no conteúdo e nas informações dos produtos
Quais informações o seu público quer encontrar ao entrar no seu site?
É importante ter informações da sua empresa e alguns feitos da marca, por exemplo. Além disso, informações detalhadas do produto que você está vendendo.
Já que a compra é online, o seu cliente quer se sentir seguro antes de finalizar o negócio. Lembre-se disso!
6. Cuidado com a navegação do site
A navegação impacta em muitos aspectos. Quando o site demora muito para carregar, pode fazer com que o usuário desista e vá procurar outra empresa. Sendo assim, a navegação do seu site deve ser rápida e simples.
Além disso, vale ressaltar que muitas pessoas acessam os websites hoje dos celulares. Portanto, seu site deve estar preparado pra isso, com o design responsivo.
7. Escolha as formas de pagamento
Como estamos falando de um site de vendas, precisamos pensar nas formas de pagamento, certo?
Existem diversas opções de pagamento para seu negócio virtual, como: boleto bancário, cartão de crédito e débito em conta. Todos os meios apresentam vantagens e desvantagens, por isso, é fundamental que você faça uma análise profunda de qual tipo de pagamento vai ser mais benéfico para a sua loja virtual.
E o mais importante: qual dessas opções vai facilitar a compra e a experiência do seu cliente?
Criar um site de vendas grátis ou pago?
Hoje em dia é possível encontrar ferramentas para criar seu site de vendas de forma gratuita. No entanto, essa opção não passa muita credibilidade e profissionalismo ao público.
Pense nos e-commerces de confiança que você conhece. Todos eles têm seu próprio domínio, um design e tudo que um site precisa ter, certo?
Leve isso em consideração na hora de criar o seu site de vendas.
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Como criar uma loja virtual no WordPress?
O WooCommerce é o plugin para criação de lojas virtuais mais conhecido do WordPress e também uma das maneiras mais utilizadas para criar um site de e-commerce em todo mundo.
Com ele, você pode criar uma loja virtual completa e vender seus produtos na internet por meio de um ambiente muito intuitivo e fácil de administrar. Entenda melhor a seguir!
O que é o WooCommerce?
O WooCommerce é uma plataforma de código aberto para e-commerce, desenvolvida para o WordPress e que pode ser instalada de forma simples em forma de plugin.
Sabe por que esse plugin é tão popular para criar uma loja virtual com WordPress? Porque além de gratuito, ele é extremamente eficiente e ajuda o site a ter um aspecto mais profissional e voltada para conversão com um baixo custo de implementação.
Passo a passo para criação de site de produtos
1. Instale o plugin WooCommerce no seu site
Acesse a página principal do seu site WordPress, normalmente, está localizado no link: seusite.com.br/wp-admin. Na barra de ferramentas da esquerda, procure a opção “Plugins” e selecione “Adicionar Novo”.
Busque por WooCommerce na barra de pesquisas e selecione “Instalar Plugin”. Lembre-se de ativar o plugin antes de passar para a próxima etapa.
Também é possível executar essa instalação fazendo upload do arquivo. Entre no repositório oficial do WordPress e siga essas orientações:
- Na página do repositório, procure o Plugin WooCommerce;
- Faça o download do arquivo .zip;
- Acesse o Painel de Controle > Plugins > Novo > botão azul “Enviar plugin”;
- Selecione o .zip e faça o upload;
- Ative o Plugin e pronto.
2. Configure o WooCommerce
Se você procurar na barra lateral, existe uma nova opção, o WooCommerce. Ou seja, sua loja virtual está quase pronta para operar, mas ainda faltam algumas configurações necessárias. Clique na opção “WooCommerce” para começar.
Comece pela aba de configurações gerais. Aqui, é preciso inserir informações como região do negócio, frete, moeda utilizada e forma de tributação.
Você perceberá que as opções de personalização são diversas, incluindo medidas para cada imagem, controle de inventário e até cupons de desconto.
3. Cadastre seus produtos
Na próxima aba, você irá definir as configurações para produtos. Crie categorias e comece a cadastrar seus produtos com descrição e estrutura de URL. Essa parte é essencial para facilitar as vendas no seu negócio virtual futuramente.
4. Defina opções de pagamento e envio
Agora é preciso definir as opções de pagamento. Além de poder utilizar formas mais comuns, como cartão de crédito e boleto, você também pode usar plugins para incluir o PagSeguro.
Alguns plugins ajudam também nas formas de envio, como o WooCommerce Correios. Esse plugin integra o e-commerce com os Correios para possibilitar entregas através de PAC e SEDEX. Tudo é muito simples e rápido de fazer.
Bônus: como usar as redes sociais para o site de vendas?
Vendas no Instagram
O Instagram é uma rede social que possibilita trabalhar a imagem que quer passar da empresa, assim como a humanização dela. Afinal, o público consegue ter um contato mais próximo com a marca, conhecendo quem está por trás.
Aposte em ações, promoções e em anúncios que promovam os seus produtos e alcancem mais pessoas selecionadas para o nicho. Além disso, compartilhe diariamente conteúdos que vão chamar atenção dos seus seguidores.
Vendas no Facebook:
No Facebook você pode impulsionar vendas com anúncios, expor os seus produtos mais relevantes e conectar o seu público personalizado. A rede social também permite que você mostre um catálogo com seus produtos e crie uma interação direta com o cliente.
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Até a próxima!