Mestres do Site

O Guia Completo da Criação de Sites

O Guia Completo da Criação de Sites

A criação de sites é uma parte fundamental da estratégia de Marketing Digital. Quer saber como criar uma página para o seu negócio com foco em resultados positivos? Então continue a leitura deste post.

Primeiramente, quando uma empresa decide criar novas estratégias e meios de prospecção de negócios, o digital não pode estar de fora. Sendo assim, para entrar no mundo digital, é fundamental saber como funciona o processo de criação de sites.

Aliás, apesar de, hoje em dia, existir diversas plataformas próprias para desenvolver sites em poucos cliques, há fatores que devem ser considerados para que a sua página representante bem a sua empresa, por exemplo:

Confira abaixo a resposta dessas questões!

A importância da criação de sites para empresas

Para ter sucesso com a sua estratégia de Marketing Digital, é preciso que as ações sejam aplicadas nos canais online onde o seu público do seu negócio está inserido. Esses canais podem ser, por exemplo, blogs, redes sociais, e-mails, entre outros. Entretanto, o principal deles é o site.

Vale lembrar que sua estratégia digital deve estar relacionada aos seus objetivos de negócio, tanto qualitativos quanto quantitativos. Nesse sentido, ao falar em quantidade, entende-se pelas oportunidades de vendas que o seu site tende a oferecer.

Mesmo que a sua plataforma não seja um e-commerce, é possível gerar receita. Mas, é importante que os conteúdos disponibilizados no site sejam pertinentes ao público que o acessa.

Além disso, para que você consiga faturar com o seu site, é necessário ter uma boa visibilidade online. Ou seja, seu site precisa estar entre os primeiros resultados das plataformas de busca, como o Google. Esse processo é desafiador, já que é preciso conhecer bem as técnicas de SEO e saber como aplicá-las, mas vale a pena.

Ao gerar mais resultados de busca, o seu site passa a criar mais oportunidades de negócio. Então, é essencial que ele tenha call to actions em pontos estratégicos, convidando os visitantes a comprarem o seu produto ou falar com um consultor comercial.

O que é preciso para criar um site?

Antes de mais nada, para começar o processo de criação de um site, é preciso ter um domínio e o servidor. Veja a seguir as importâncias de cada um:

Domínio:

O domínio é a URL que deve ser introduzida na barra de endereços para acessar a sua plataforma. Por exemplo, o domínio do Mestres do Site é https://mestresdosite.com.br/.

A definição do domínio é importantíssima para o seu planejamento digital, pois ele precisa ter uma relação com a sua empresa, de preferência o mesmo nome dela.

Para saber se o domínio que você deseja está disponível, você pode pesquisar em sites como o RegistroBR, que oferece a venda de domínios .com.br.

Criação de Sites

Servidor de hospedagem:

O domínio é o link que dá acesso ao site, mas é necessário que o seu conteúdo esteja armazenado em algum lugar da web, certo? Para isso existe o servidor de hospedagem.

Assim como o domínio, a contratação do servidor também é anual e os preços dependem do tipo de hospedagem necessária para o seu site. Em suma, é possível encontrar dois tipos de hospedagem: compartilhada e dedicada.

A hospedagem compartilhada, como seu nome já diz, proporciona um espaço na web compartilhado com outros usuários, sendo uma opção recomendada apenas para sites iniciantes que ainda não recebem muito tráfego. A hospedagem dedicada oferece um espaço só pra você, sendo uma opção viável para sites que já recebem muitas visitas.

Como funciona a criação de sites para empresas?

É fundamental que o site tenha a identidade do seu negócio. Dessa forma, é indicado recorrer à um profissional que seja capaz de desenvolvê-lo com base nesse critério. Nesses casos, o processo de criação de sites costuma acontecer assim:

1. Atendimento

O primeiro passo costuma ser o atendimento, isto é, o contato que você faz com o profissional responsável pela criação do site. Nesse atendimento, você deverá informar as necessidades que o site precisa suprir. Assim, o desenvolvedor saberá dizer qual é o trabalho mais adequado e o orçamento para a sua demanda. 

Criação de Sites

2. Criação

Após informar suas necessidades para o desenvolvedor, chegou a hora da criação.

Esta é a etapa onde a parte visual do seu site é definida, incluindo as cores, tipologia, organização do menu, botões, entre outros itens que os visitantes verão ao acessarem o site. Nesse sentido, é muito importante levar em consideração a experiência do usuário.

3. Programação

Em seguida, começa o trabalho nos bastidores. A programação é uma parte mais complexa e específica, que envolve a estruturação dos códigos que dão funcionalidades ao site.

Embora seja possível criar sites sem ter conhecimentos de programação, se o desenvolvimento requerer trabalhar o código, é aconselhável delegar a quem saiba fazer esse serviço.

4. Conteúdo

Da mesma forma que o design é essencial na criação de um site, o conteúdo também é muito importante. Afinal, mesmo que a sua plataforma tenha um visual incrível e um código limpo, não terá muita eficiência se o conteúdo que você oferecer não for relevante para o seu público-alvo.

5. Aprovação

Por fim, o último passo é a aprovação do trabalho, onde o desenvolvedor apresenta o site a você.

Se algo não estiver de acordo com a sua expectativa, alguns ajustes podem ser feitos. Do contrário, o site é entregue e você pode, por fim, começar a divulgá-lo e gerar oportunidades para o seu negócio.

LEIA TAMBÉM:

👉 Quanto custa um site profissional?

👉 3 elementos essenciais que o seu site precisa ter

Quais são os benefícios da criação de site?

Depois de conferir as etapas da criação de um site, saiba quais são as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio.

Presença online

Estar presente na internet é o primeiro passo para conquistar novos clientes. Afinal, muitas pessoas procuram informações online hoje em dia, ao contrário do que faziam no passado.

Assim, a decisão de compra passou a ser mais cuidadosa, pois as pessoas examinam detalhadamente cada produto ou serviço a fim de escolher o melhor. Dessa maneira, a sua página deve conter todas as informações a respeito da sua oferta.

Alcance do público em diferentes etapas da jornada de compra

Ainda que uma das finalidades do site seja informar as pessoas sobre o que o seu negócio oferece, a fim de convencê-lo a comprar, e quanto ao público que ainda não sabe que precisa do seu produto ou serviço? Elas também são importantes para a sua prospecção comercial, pois a jornada de compra, também conhecida como funil de vendas, de um cliente é composta por três etapas:

  • topo do funil: momento da descoberta de um problema;
  • meio do funil: momento da busca de soluções para o problema;
  • fundo do funil: descoberta de quem pode resolver o problema.

Para educar e informar seu público, com o propósito de conduzi-lo em uma jornada de compra no seu site, produza conteúdos de topo, meio e fundo de funil. Ter um blog em sua plataforma é uma ótima solução para isso.

Vendas

Simultaneamente com o aumento da performance do seu site, as vendas também tendem a crescer. Vejamos um exemplo que ilustra bem essa possibilidade:

Imagine que você tenha uma loja física localizada numa rua sem muito movimento. Por essa razão, o estabelecimento recebe poucas visitas e não tem muitos clientes. Mas, um dia, a rua passa a ser mais movimentada, como consequência, mais pessoas visitam a loja e as vendas aumentam. Do mesmo modo pode acontecer no mundo online.

Em outras palavras, quanto mais visitas o seu site receber, maiores chances ele tem de aumentar as vendas. Claro que uma boa estratégia de Marketing Digital é indispensável para garantir que as essas visitas sejam qualificadas, ou seja, sejam pessoas interessadas no seu produto.

Criação de Sites

Autoridade digital

Com tantas opções de escolha, as pessoas certamente decidem comprar produtos de quem tem maior destaque no mercado. E, como as buscas pelo melhor produto são feitas na internet, um site profissional exerce uma função essencial.

Afinal de contas, quando uma pessoa precisa decidir entre uma empresa que tem todas as informações organizadas, além de um bom posicionamento online, e uma que sequer tem site, por qual você acha que ela vai optar?

O que um site deve ter?

Nem todos os sites são iguais. No entanto, existem alguns pontos em comum que não podem faltar em nenhuma plataforma, veja os principais deles:

URLs amigáveis

Evite ter URLs muito longas em seu site, pois essa prática pode prejudicar seu posicionamento nas plataformas de busca e a experiência do usuário. Assim, opte por URLs mais curtas e amigáveis.

Menu

Normalmente, o menu se encontra na parte superior do site e traz todos os itens da sua empresa para que os visitantes possam navegar por eles.

Blog

O blog é uma ferramenta essencial para sua estratégia de Marketing Digital, principalmente para a criação de conteúdos relevantes. E, ao contrário do que muitos acreditam, existe uma diferença entre ter um site e um blog. Dessa forma, é estrategicamente importante você possuir ambos. 

Informações de contato

Uma vez que o visitante conheça a sua empresa e se interesse pela sua oferta, possivelmente ele estará disposto a entrar em contato com você, certo? Portanto, deixe todas as informações numa seção dedicada às suas informações de contato.

SEO

Para que as pessoas encontrem o seu site pelos motores de busca, é fundamental que ele esteja otimizado para SEO.

Design responsivo

Não é novidade que, atualmente, as pessoas usem muito mais o celular para acessarem sites do que o desktop. Nesse sentido, é importante que o seu site tenha um design responsivo.

Rapidez

Você sabia que, em média, as pessoas costumam esperar apenas 3 segundos pelo carregamento de um site? Por isso, faça o teste para se certificar de que a velocidade da sua página está dentro dessa média.

Conclusão

Conforme você pode perceber durante a leitura deste post, ter um site é indispensável para a estratégia de uma empresa, pois ele é o principal canal digital voltado a atrair o público certo e convertê-lo em oportunidades para o seu negócio.

Para ter um site, o primeiro passo é comprar um domínio e também um servidor. Entretanto, a fim de evitar possíveis falhas na sua presença digital, entre em contato com um profissional para o desenvolvimento da sua plataforma.

Para mais dicas sobre a criação de sites, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI