Saiba a diferença entre o Inbound Marketing e Outbound Marketing, além de saber como aplicá-los em seu negócio!
Inbound e Outbound são maneiras diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa.
O Inbound Marketing tem o objetivo de despertar o interesse do público com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. Por outro lado, Outbound Marketing é mais tradicional, fazendo o uso de propagandas físicas e digitais.
O Inbound Marketing é um conceito que está se destacando cada vez mais no mercado brasileiro. Afinal, muitas empresas já usam a técnica para se aproximarem de seus clientes, construindo um relacionamento verdadeiro com eles.
Com isso, muitas dúvidas podem surgir, por exemplo: será que vale a pena trocar a estratégia do meu negócio para o Inbound?
Para responder a essa pergunta, é necessário entender o que é o Inbound Marketing de fato, além de entender suas particularidades e diferenças em relação ao marketing tradicional, certo? Então, continue a leitura deste post!
O que é e como funciona o Inbound Marketing?
Em síntese, o principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes. Aliás, a tradução do termo Inbound Marketing quer dizer “marketing de atração”. Ou seja, ao invés de ir atrás do cliente, como no marketing tradicional, você cria atrativos para que o cliente venha atrás da sua empresa.
Nesse sentido, a criação de conteúdo o principal combustível para o Inbound. No entanto, não basta produzir qualquer conteúdo, é necessário produzir algo de qualidade e relevância, para se comunicar com as pessoas certas.
Para produzir bons conteúdos, você precisa entender para quem irá produzir. Quais são os interesses, dúvidas e desafios do seu público?
Ao conhecer o seu público, você conseguirá oferecer materiais/conteúdos que o ajude a resolver seus problemas ou o faça enxergar uma oportunidade ainda não vista, cuja solução é o serviço/produto que a sua empresa oferece.
Além disso, outro ponto a se destacar no Inbound Marketing é o seu custo. Nele, você vai conseguir investir menos e ter um bom retorno.
Como aplicar o Inbound Marketing?
Primeiramente, você irá aumentar o tráfego do seu site com conteúdos atrativos e relevantes. Mas, aqui o público será apenas visitante, e não efetivamente um cliente.
Então, para criar outros canais de conversão, é recomendado que você crie formulários ou Landing Pages que transformem seus visitantes em contatos, os famosos “leads”. Assim, é possível criar um canal de relacionamento através de e-mail marketing, por exemplo.
Esse caminho se chama Funil de Vendas.
Nesse contexto, percebemos que ao publicar o conteúdo certo no lugar e no momento certos, o marketing se torna relevante e útil para as pessoas, e não intrusivo. Dessa forma, a venda é resultado de um trabalho de qualidade, bem orientado e específico.
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O que é e como funciona o Outbound Marketing?
O Outbound Marketing, ou marketing tradicional, foca em trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. Em outras palavras, a ideia principal é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente.
Esse tipo de marketing cresceu muito com o uso de propagandas no rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos, e outros meios mais tradicionais de publicidade.
Além disso, também podemos encontrar o Outbound no meio digital, como as propagandas dos vídeos na internet, e-mails em massa, banner, enfim…
Ao contrário do Inbound Marketing, o investimento no Outbound é maior. Além disso, no Outbound, se, por exemplo, você precisar cortar o investimento de uma hora para outra, você “desaparece” da mídia. O que não acontece no Inbound, já que seus conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento.
Inbound e Outbound: como usar os dois?
Não pense que você precisa escolher entre uma estratégia ou outra, pois é muito normal adotar as duas metodologias em uma empresa.
O que se deve levar em consideração é o Retorno Sobre o Investimento, conhecido como ROI, e como você vai conseguir mensurar isso. Esse retorno é o que te mostrará em quais canais vale mais a pena investir dinheiro e tempo.
O investimento em Marketing Digital é mais fácil de ser mensurado através dos cliques, das conversões e das vendas. Já a mensuração do retorno da mídia offline pode ser um pouco mais difícil.
Por exemplo, como mensurar o número exato de pessoas que foram impactadas pelo seu outdoor e realmente se tornaram clientes, qual foi essa taxa de conversão? Complicado, não é mesmo? Mas não quer dizer que esse meio não funcione.
O que vai guiar o uso dos dois modelos no seu negócio é, principalmente:
- O perfil do seu cliente, conhecido como persona;
- A jornada de compra dessa persona;
- O ticket médio da empresa;
- O funcionamento interno dos times de Marketing e Vendas;
- O modelo de gestão da sua organização.
Assim, é preciso fazer a análise de todos esses pontos e identificar, então, qual caminho seguir.
Para ter boas estratégias de marketing, alinhadas com o que a sua empresa realmente precisa, é legal contar com o trabalho de profissionais especializados. Então, que tal entrar em contato com uma empresa qualificada?
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.
Sucesso!