Não é novidade que o marketing digital é muito importante para os negócios no dia de hoje. Mas, quais são os benefícios do marketing digital para escolas? Confira!
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Normalmente as escolas, independente do nicho, têm o costume de investir no marketing tradicional. Ou seja, panfletagem, outdoor, painel luminoso e outros.
No entanto, além de serem muito caras, essas ações podem não trazer tantos resultados quanto o marketing digital. Afinal de contas, você não consegue selecionar tanto o público que deseja atingir, como nas estratégias de Facebook e Google Ads, por exemplo.
Por falar nesse assunto, você já investe em marketing digital na sua escola? Vamos falar mais sobre isso a seguir.
O que é Marketing Digital
Basicamente, Marketing Digital é o conjunto de estratégias que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Ele é uma das principais formas que as empresas têm para se comunicar com o público de maneira direta, personalizada e no momento certo.
Usando canais digitais — como blogs, sites, ferramentas de busca, mídias sociais, email e outros —, os negócios tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.
No Marketing Digital, não tem certo ou errado. Não existe uma fórmula mágica do sucesso.
Cada um deve fazer o que pode, com os meios que tem, para encontrar as oportunidades certas nesse meio. Por isso, é importante estudar sobre o assunto direcionado para o seu tipo de negócio.
Conceitos-chave de Marketing Digital
Para começar a entender melhor sobre o assunto, nada mais justo do que falarmos sobre os principais termos do Marketing Digital, certo? Confira a seguir!
Persona
Ao contrário das estratégias tradicionais, o Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que nada mais são que personagens semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal.
Dessa forma, você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para o público certo, poupando tempo e dinheiro.
Lead
Leads são oportunidades de negócio. São os contatos que, por meio de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para comprar do seu negócio.
Funil de Vendas
O Funil de Vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.
CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes.
Entre as várias funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.
Landing Page
Landing Pages são as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão.
A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, assim, se tornem leads.
SEO
SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca, são as estratégias que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, te auxiliando a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.
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CMS
CMS significa Content Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Conteúdos, e nada mais é do que uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente digital sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação.
Assim, através de um CMS é possível criar sites, blogs e outros portais de forma simplificada.
CTA
Os Calls to Action ou CTAs são os botões ou chamadas que influenciam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, ler um post, baixar um ebook ou algo do tipo, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.
Fluxo de Nutrição
O Fluxo de Nutrição é um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.
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Vantagens do Marketing Digital
Por que investir Marketing na Internet deve ser uma prioridade para as empresas e quais as principais vantagens que essas estratégias oferecem? Veja abaixo!
Interatividade
Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público.
Afinal de contas, hoje em dia podemos dizer que o foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra. Por isso, é cada vez mais importante investir em estratégias que aproximem o seu negócio do público, ainda mais quando estamos falando de uma escola, por exemplo.
Análise e mensuração
Nas campanhas de marketing tradicional, como outdoors e panfletagem, é muito difícil mensurar os resultados. No Marketing Digital a realidade é outra, absolutamente tudo deve ter o seu retorno comprovado.
Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real.
Com isso, as empresas podem identificar o que está dando certo e o que deve ser melhorado rapidamente.
Direcionamento
Muitas pessoas podem pensar “uau, vou conseguir falar com o máximo de pessoas possível”, e sim, isso é muito bom!
No entanto, para ter resultados efetivos, é necessário fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas – ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa.
Com o Marketing Digital, é possível segmentar suas campanhas, falando com as pessoas certas na hora certa.
Básico de Marketing Digital para escolas
Como falamos no começo desse post, a grande maioria das escolas têm o costume de investir no marketing tradicional – o que aumenta muito o CAC (custo de aquisição por cliente) das escolas.
Com o Marketing Digital, você não precisa gastar fortunas para ter resultados, e ainda consegue abaixar o CAC.
Essas são as estratégias que QUALQUER escola deveria fazer no ambiente digital:
1. Ter um perfil no Google Maps bem estruturado
Esse é o seu pontapé no marketing digital e é super importante que você cadastre a sua escola na ferramenta de maneira correta: com nome, endereço, telefones e meios de contato corretos, além de imagens que favoreçam.
Dentro dessa ferramenta, é possível impulsionar a sua escola e atrair mais pessoas, possíveis alunos. Tem que ter!
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2. Ter um site
Quando as pessoas estão buscando por algo, elas usam os buscadores – como o Google – para encontrar o que precisam.
Se você só tiver um perfil em redes sociais, provavelmente nem irá aparecer nos resultados da busca dessas pessoas. Ou então, não irá passar a confiança e credibilidade que uma escola deve passar.
Ou seja, você precisa criar um site.
No site, é super importante ter as informações da sua escola, o que ela oferece, quais cursos vocês têm, como se matricular, contato… ou seja, a página precisa ser bem completa.
3. Mídias sociais
As mídias sociais também são super importantes para as escolas, no entanto, para ter bons resultados é preciso que o seu perfil seja atualizado com bons conteúdos.
As mídias sociais podem aproximar o seu negócio do público, por isso, é importante que você atualize as redes frequentemente. Documente o que acontece no dia a dia, informações importantes, temas relevantes…
4. Investir em tráfego pago
Ter uma estratégia de tráfego pago, como Google e Facebook Ads, será um grande diferencial para a sua escola.
Em comparação com a mídia tradicional, os anúncios online são muito mais baratos e trazem resultados positivos, atraindo o público certo para o seu negócio.
Aqui, reunimos diferentes tipos de serviços para diferentes tipos de empresas. Assim, conseguimos fazer um atendimento completo para cada cliente.
5. Conteúdo orgânico
Abaixo dos resultados do Google Ads, aparecem os conteúdos orgânicos.
No entanto, para aparecer nas primeiras páginas do Google, existe um trabalho bem estruturado por trás desse conteúdo – conhecido como SEO. Para aparecer entre os primeiros resultados, você precisa produzir um conteúdo relevante e saber trabalhar muito bem com as suas palavras-chave.
Para isso, leve em consideração a otimização do conteúdo do seu site e a possibilidade de criar um blog, esses pontos vão te ajudar bastante.
Geralmente, o conteúdo orgânico demora um pouco para dar resultados (em média 6 meses). Por isso, é interessante trabalhar o conteúdo orgânico e o Google Ads, que traz resultados rápidos, juntos.
6. Inbound marketing
Basicamente, o Inbound Marketing é o trabalho de educação de relacionamento e nutrição de pessoas que têm potencial de se tornar seu cliente um dia.
A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Dentro de cada fase dessas, é preciso investir em uma estratégia diferente, como: produção de conteúdo, materiais ricos (ebooks, por exemplo), e-mail marketing e outras.
Entre os benefícios do Inbound Marketing, podemos citar:
- Aumentar a visibilidade de seu negócio;
- Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
- Atrair clientes em potencial;
- Gerar conteúdos que fazem diferença;
- Otimizar o processo de vendas.
Viu como o Marketing Digital é importante para a sua escola?
Para entender melhor quais estratégias seriam interessantes para a sua escola, entre em contato com a nossa equipe.