O que é e como funciona o Facebook Ads?

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Com o Facebook Ads é possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca no Facebook e Instagram. Saiba mais sobre o que é e como funciona o Facebook Ads.

Anunciar produtos na era digital pode ser mais simples do que se imagina, e ferramentas como o Facebook Ads facilitam a divulgação do seu negócio.

O serviço mais utilizado nos anúncios pagos é o Google Ads (antigo Google AdWords). Essa ferramenta utiliza cookies e palavras-chave para direcionar os anúncios para a audiência mais qualificada. Com ele, é possível anunciar em mecanismos de busca, sites, blogs, YouTube e em aplicativos.

Mas, o que é e como funciona o Facebook Ads? Saiba a seguir!

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Por ter várias opções de segmentação disponíveis, ele é extremamente eficaz para os anunciantes, gerando maior número de conversões.

Por meio desta plataforma, você pode criar diferentes públicos, misturando seus interesses, localizações, gêneros, idades e outras tantas opções e, dessa maneira, direcionar seus anúncios para as pessoas certas.

Como funciona o Facebook Ads?

É possível anunciar no Facebook Ads de diversas formas diferentes. Você pode promover sua página, suas postagens, ações ou até mesmo seu próprio site.

Mesmo que o foco do Facebook seja anúncios nativos e manter o tráfego dentro da própria rede, nada impede que você possa ter bons resultados enviando usuários para o seu site. Não existe uma regra contra isso.

No geral, os anúncios do Facebook são direcionados à audiência tomando como base suas informações de localização, dados demográficos e de perfil. Vale lembrar que muitas dessas opções estão disponíveis apenas no Facebook.

Depois de criar um anúncio, você define um orçamento e oferece um lance para cada clique ou mil impressões que sua campanha receberá.

Por que utilizar a ferramenta?

O Facebook Ads é uma ferramenta extremamente vantajosa quando utilizada de maneira correta, e para o segmento certo. Afinal de contas, por ser uma plataforma muito visual, o Facebook Ads não é recomendado para todos os tipos de negócios. Por exemplo, se você tem uma indústria de peças, provavelmente não terá resultados tão positivos quanto um restaurante ou uma loja de roupas.

Vale dizer que o Facebook Ads é uma das mídias pagas mais eficientes do mercado, isso porque, além do amplo público usuário da rede, suas campanhas podem adquirir diferentes formatos, não se limitando apenas aos textos.

Além disso, o poder de segmentação da plataforma é gigante e você pode detalhar para a ferramenta o perfil do público que você deseja alcançar. Sem contar que é possível fazer testes com o mesmo anúncio e mensurar os resultados, podendo replicar os melhores.

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Facebook Ads e Google Ads: qual é a melhor ferramenta?

O que compõe um anúncio?

De maneira geral, o uso do Facebook Ads é bem intuitivo e, ao longo dos anos, o design, as funcionalidades e a experiência do usuário tiveram melhorias significativas.

No entanto, ao criar um anúncio, nos deparamos com mais alguns pontos com os quais não temos contato todos os dias — e eles são partes importantes da construção do Ad.

No geral, temos quatro partes principais e suas subdivisões:

  • objetivo;
  • criatividade;
  • público;
  • investimento.

Entenda melhor sobre cada um a seguir!

Objetivo

O primeiro passo para um anúncio bem-sucedido é ter em mente qual é o objetivo que o negócio deseja atrair com ele.

Alguns objetivos de campanha que você pode escolher são:

  • reconhecimento da marca;
  • alcance;
  • tráfego;
  • envolvimento/engajamento;
  • instalação do aplicativo (use esse objetivo caso queira anunciar seu app na plataforma);
  • visualizações de vídeo;
  • geração de cadastros (captação de leads);
  • mensagens (quer movimentar o direct ou o WhatsApp Business?)
  • conversões;
  • vendas no catálogo;
  • tráfego para o estabelecimento (ponto fixo ou loja virtual);

Criatividade

A parte “criativa” de um anúncio é composta por todos os elementos relacionados à sua marca, sejam eles gráficos ou não.

A parte gráfica é o que compõe visualmente o seu anúncio, como texto, imagens etc.

Os anúncios também são uma maneira de criar uma conexão emocional entre o seu público e o seu negócio, e tudo o que você fala e faz é tão importante em um Ad quanto na comunicação geral da sua marca.

Uma marca forte consegue transmitir a sua mensagem via anúncios e cria campanhas que conseguem atingir os seus objetivos.

Uma campanha é baseada em todos os esforços necessários para atingir um objetivo definido — cliques em um website e curtidas ou download de apps são exemplos de objetivos para uma campanha.

Público

Essa é uma das partes mais completas da plataforma de anúncios do Facebook, e uma das mais importantes também.

Você pode criar o público ideal para o seu anúncio, além da possibilidade de ter vários públicos diferentes para anúncios e objetivos diferentes. Para isso, é preciso apenas fazer a segmentação correta.

Investimento

Ao investir em publicidade online, existem alguns termos que são muito utilizados para definir a forma de cobrança que você vai poder visualizar depois que o anúncio já estiver no ar.

Veja quais são eles:

Custo Por Ação (CPA)

É o custo médio que você está pagando por ação que o usuário realiza nos seus anúncios.

Anúncios bem estruturados encorajam mais pessoas a interagir com a ação desejada, quanto mais ações (cliques/interações) houver no seu anúncio, menor vai ser o seu custo por ação.

Custo Por Clique (CPC)

O CPC já é um velho conhecido dos anunciantes online. É o quanto você paga, em média, por clique realizado no seu anúncio. O CPC médio é calculado por meio do custo total do anúncio / total de cliques.

Custo por 1.000 impressões (CPM)

O custo por mil mostra a média que você está pagando para cada mil impressões do seu anúncio.

Uma impressão é cada uma das vezes que o Ad é mostrado, havendo interação ou não. Ele pode ser calculado por meio da fórmula: custo total do ad / (total de impressões/1.000).

Como criar uma campanha no Facebook Ads?

Se você chegou a esse post tentando entender como criar uma campanha no Facebook Ads, chegou o momento tão esperado. Confira o passo a passo a seguir!

Aviso: vale lembrar que você precisa ter uma fanpage criada. Não é permitido criar anúncios caso a sua empresa use um perfil comum.

1. Abra o Gerenciador de Negócios

Primeiramente, acesse o Gerenciador de Negócios e faça o login.

O Gerenciador de Negócios é uma ferramenta de criação e análise de anúncios completa. Nela você vai criar, alterar e acompanhar as suas campanhas.

Vamos clicar no botão verde “Criar” para começar.

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Print tela inicial Gerenciador

2. Defina um objetivo

Depois disso, é preciso escolher um objetivo para o anúncio, que pode ser reconhecimento da sua marca, alcance, tráfego etc.

Ao passar o mouse por cima de cada objetivo, surgirá um ícone (i), em que breve explicação surgirá na tela. Assim, ficará mais fácil de você identificar o que melhor se encaixa para a empresa no momento.

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Definição dos objetivos da campanha

Depois de selecionar uma opção, vá até o final da página. Aqui, uma nova parte surgirá para que confirme a opção e comece a configurar a campanha.

Antes de finalizar, é possível escolher a opção de “Teste A/B” e “Otimização de orçamento da campanha”.

Em Teste A/B você experimenta diferentes posicionamentos do mesmo anúncio. Em Otimização de orçamento você pode  definir pelo investimento diário ou vitalício.

Na opção diário, o valor escolhido é o teto máximo de gasto, já em vitalício o valor total é distribuído pelo período em que a campanha estiver ativa.

3. Segmentação

Na próxima etapa, é hora de criar o público para o qual você deseja direcionar esse e outros anúncios (você pode salvá-los para uso futuro).

Em cada ícone, podemos ver também o símbolo de mais informações, dessa maneira é possível entender cada informação selecionada.

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Etapa de Criação de público

Esse estágio é muito importante para a sua estratégia, por isso, conhecer sua persona é fundamental neste momento.

A segmentação é indispensável nessa fase também. Afinal, conforme você for afunilando as opções, mais direcionado o seu anúncio será. Aliás, segmentação é a palavra-chave para um anúncio e uma campanha de sucesso.

4. Escolha o posicionamento do anúncio

Ainda na mesma página da seleção de público, há o posicionamento do seu anúncio. É a localização dele para o usuário.

Você pode escolher entre: automáticos e manuais. No automático (recomendado), o próprio Facebook vai definir as melhores posições de acordo com o seu orçamento. No posicionamento manual, é você quem escolhe os locais.

Além disso, também é possível definir em qual rede social vincular o anúncio. Mesmo que não tenha um perfil no Instagram, essa mídia paga pode circular por lá.

5. Estabeleça o controle de gastos

Nesta fase do seu conjunto de anúncios você pode definir quanto deseja pagar por clique no link.

Vamos supor que você tem uma landing page que está performando muito bem e a taxa de conversão é alta. Como a maioria dos visitantes da sua LP são convertidos, optar pelo CPC pode ser uma boa solução para otimizar o seu investimento.

A veiculação padrão dos anúncios é feita ao longo do dia, para que mais pessoas tenham a oportunidade de visualizá-los. Além disso, também é possível selecionar uma programação definindo data e hora para início e fim do anúncio.

6. Crie o conteúdo do anúncio

Por último, esse é o momento de colocar em prática todas as boas ideias que você e sua equipe tiveram ao longo do planejamento da campanha. Você vai encontrar a tela assim:

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Área de Conteúdo

Selecione a fanpage que você deseja vincular ao anúncio e conecte a sua conta do Instagram. Se você não tiver, pode criar uma dentro do próprio Facebook.

A composição do seu anúncio é feita aqui.

Temos a opção de criar anúncios com múltiplas imagens, chamado de Carrossel — ótimo formato para e-commerces e lojas de roupa. Nesse formato, as imagens ou vídeos passam lado a lado e também imagem ou vídeo único.

Além de criar um anúncio do zero, também é possível criar a partir de uma publicação existente da página.

Depois de escolher o formato, é o momento de escolher a mídia principal do seu ads. No canto da página há uma breve explicação sobre boas práticas para a imagem ou vídeo correto.

Um pouco mais abaixo, ainda na mesma tela, vamos definir texto e links para vincular ao nosso anúncio.

Uma coisa bem interessante do Facebook Ads é a experiência que o usuário tem durante a criação, já que é possível visualizar exatamente como está ficando nos seus diferentes formatos antes mesmo de finalizar. Dessa forma, você já pode alterar a qualquer momento.

Na hora de escrever o texto, é preciso levar em consideração que o conteúdo deve ser matador para que o seu anúncio seja eficiente e atinja o objetivo. Aqui estão algumas dicas rápidas de criação:

  • seja objetivo;
  • use a criatividade;
  • deixe uma mensagem clara;
  • faça uma chamada atraente;
  • use gatilhos mentais;
  • evidencie a mensagem principal;
  • considere o uso de emojis (se a linguagem da marca permitir);

Agora que você já sabe tudo sobre o Facebook Ads é a hora de criar a sua campanha de sucesso. Para isso, conte com profissionais qualificados. Entre em contato com o nosso time e solicite um orçamento.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Balarin

Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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