Mestres do Site

Site One Page: o que é e quais são suas vantagens?

Site One Page: o que é e quais são suas vantagens?

Em suma, o site one page é uma única página, com maior velocidade de carregamento dentro do mesmo ambiente. Essa solução é capaz de envolver o usuário e oferecer agilidade na navegação, melhorando a interação e o impulsionamento das vendas. Saiba mais neste post!

Como o nome já sugere, o site one page é um tipo de construção de página onde todo o conteúdo é exibido em uma única página, com seções bem definidas e arquitetadas.

Ainda mais, nesse modelo também é possível adicionar links internos, que irão apontar para outras seções da mesma página, descendo verticalmente ao conteúdo desejado, utilizando efeitos de rolagem.

Com esse tipo de site, você pode destacar seu negócio, produtos específicos ou informações essenciais em apenas uma página. Mas, para isso, é preciso ter um design bem definido, para impressionar os usuários e fazer com que tenham uma boa experiência.

Quer saber mais detalhes? Então, continue neste post e confira o que é site one page, quais são suas vantagens e desvantagens. Boa leitura! 

O que o site one page?

Como já mencionamos, o site one page é uma página única. Ou seja, todo o conteúdo é mostrado na mesma página, com concentração das informações em um mesmo lugar, trazendo a sensação de dinamismo e agilidade para a navegação.

Ainda mais, mesmo quando existe uma demanda de atualização, tudo se torna mais simples, pois as informações são encontradas rapidamente, sem grandes complicações.

Nesse sentido, as descrições de produtos e serviços devem ser organizadas de forma prática e visualmente favorável ao usuário, para facilitar sua experiência. 

Agora que você já sabe o que é um site one page, veja a seguir quais são suas vantagens e desvantagens.

LEIA TAMBÉM:
👉 O Guia Completo da Criação de Sites

Quais são as vantagens do site one page?

Os sites de página única possuem diversas vantagens para levar seus usuários à conversão e a uma boa experiência. Confira!

Maior velocidade de carregamento

A velocidade de uma página está relacionada ao sucesso que ela terá com os visitantes e, assim, com as taxas de conversão que você alcançará. 

Nesse sentido, o site one page é muito vantajoso, pois favorece a velocidade de carregamento dos dados da página. Além disso, existem ferramentas que facilitam que as informações sejam carregadas automaticamente, quando o usuário rolar a barra da página. Dessa forma, os dados serão carregados de forma mais dinâmica.

Ampla visão

Do mesmo modo que o carregamento rápido é essencial para os visitantes, existe outro fator muito importante: as pessoas não querem perder tempo para encontrar aquilo que necessitam. 

Em outras palavras, atualmente temos uma rotina acelerada e valorizamos cada minuto que temos para encontrar o que precisamos e concluir uma compra de forma rápida. Assim, o site one page permite que você destaque as informações básicas e mais importantes no topo da página, convencendo o usuário de que sua página possui tudo que procuram.

Conteúdo enxuto

Com o site one page, é possível produzir com mais facilidade um conteúdo que vai direto ao ponto, sem distrair o usuário ou chamar a atenção para assuntos que não sejam importantes naquele momento. 

Ou seja, o conteúdo de um site one page deve dialogar, exatamente, com o que o usuário procura. Afinal, quanto mais dinâmico e interativo, maior a chance de alcance e conversão. 

Conversões mais elevadas

Um site com informações otimizadas em um layout simplificado, é capaz de aumentar o número de conversões. Dessa forma, é indicado que seu site esteja dentro desses padrões.

Sendo assim, se o usuário não precisar acessar diversos links até chegar ao que estiver procurando, esperando o carregamento de páginas lentas, certamente, se sentirá encantado com a as facilidades e estará mais propenso a comprar de você.

Desvantagens do site one page

Como tudo, os sites de página única também possuem algumas desvantagens. No entanto,  elas ocorrem principalmente se a empresa precisar colocar muitas informações no seu site, já que esse formato é mais enxuto.

Saiba mais a seguir!

Menor número de informações 

O site one page, como você já percebeu, é uma ferramenta mais direta. Por isso, não é indicado carregar sua página de informações.

Neste caso, o importante é avaliar: realmente preciso expor tudo isso de informação ou posso ser breve? 

Dificuldade para segmentar por palavras-chave

Como esses sites precisam ser criados a partir de um conceito principal, a possibilidade da página ser bem classificada com várias palavras-chave é menor. 

Por outro lado, no modelo de site tradicional, cada página é uma nova chance de atrair mais visitantes a partir de palavras-chave distintas, de acordo com o tema de cada uma.

Menor possibilidade de usar estratégias avançadas de SEO

Há algumas práticas de SEO que não funcionam em sites one page. Por exemplo o siloing, que é a prática de estruturar o site em categorias e subcategorias a fim de exibir o conteúdo de maneira otimizada.

Mas, isso não é um motivo para deixar de ter um site de página única. Todas as vantagens apresentadas no tópico anterior são suficientes para que pequenas e médias empresas tenham bom desempenho nos mecanismos de busca.

E então, já sabe qual modelo de site você quer ter? Avalie as opções disponíveis e entre em contato com um profissional da área.

Para mais dicas, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI