No geral, há muitas ferramentas de SEO disponíveis, mas para ajudar você a escolher a que melhor funciona para as otimizações do seu site, separamos 5 delas. Confira!
Em 1996, o buscador mais famoso do mundo, o Google, foi criado e, logo depois, o termo Search Engine Optimization (SEO) passou a fazer parte do vocabulário dos webmasters.
Anos depois, em 2013 para 2014, o foco em produção de conteúdo começou a se tornar cada vez maior. Assim, rapidamente frases como “o SEO morreu!” se tornaram quase que jargões no mercado.
Mas, se isso fosse realmente verdade, não faria sentido o sucesso de tantas empresas que vendem ferramentas para auxiliar trabalho de SEO.
Aliás, há diversas ferramentas de SEO no mercado. Algumas são focadas em uma etapa específica do trabalho e outras vêm com propostas mais abrangentes, contemplando todo o processo.
Para ajudar você a conhecer melhor, separamos 5 ótimas ferramentas de SEO. Veja a seguir!
1. Keyword Planner
Primeiramente, essa lista não poderia começar com outra ferramenta. O Keyword Planner é um recurso gratuito que o Google disponibiliza na sua plataforma de anúncios (Ads). Prioritariamente, o Keyword Planner foi criado para ajudar os analistas de mídia paga na etapa inicial de planejamento das campanhas, no entanto, com o tempo, passou a ser muito valiosa para os profissionais de SEO.
Nessa ferramenta, é possível checar o volume de busca de qualquer palavra-chave, além obter diversas sugestões de keywords baseadas nas palavras-chave que você já tem.
Além disso, você também pode conferir algumas informações mais específicas, como o nível de competitividade da keyword. Mas, é importante lembrar que, por se tratar de uma ferramenta de compra de mídia, informações como essas serão baseadas nos critérios desse nicho e não nos de SEO.
2. Google Search Console
O Google Search Console (antigo Webmaster Tools) é uma ferramenta fundamental para qualquer projeto de site que você venha a começar, pois ela auxilia bastante muitos itens importantes do on-page de um site.
Com o passar do tempo do tempo, esse recurso praticamente se tornou protocolo de qualquer estratégia de SEO que é iniciada, e um dos grandes motivos para isso é o fato de ela ser gratuita, além de trabalhar muito bem junto com o Google Analytics.
Ainda mais, o Google Search Console também funciona como um intermediador do motor de busca para o analista de SEO, alertando sempre que houver uma penalidade ou alguma outra notificação importante.
Sendo assim, se você está começando um site do zero e deseja que ele seja otimizado para os motores de busca, o Google Search Console precisa participar das suas ações.
3. MozBar
Em suma, a MozBar analisa diversos aspectos de SEO nos sites visitados pelo público.
Com essa ferramenta, é possível verificar, por exemplo, o tempo de carregamento da página (lembrando que quanto menor, melhor!), os compartilhamentos em redes sociais, os links internos e externos, o título da página, entre outras coisas.
Ou seja, a MozBar é a solução mais rápida para conferir, de modo geral, como está o SEO do seu site.
4. SEMRush
SEMrush é uma ferramenta de SEO que oferece diversas funcionalidades bem úteis para as otimizações de busca, entre elas um quadro de monitoramento de posições, por exemplo.
Na parte de monitoramento de posições da SEMrush, é possível:
- Verificar o desempenho individual de cada palavra-chave pré-cadastrada;
- Ver a taxa de melhora de posicionamento geral;
- Conferir a distribuição das keywords pelo ranking;
- Filtrar por data para ver histórico;
- Adicionar novas keywords sempre que quiser.
A ferramenta é paga, no entanto, é um excelente investimento caso queira elevar suas análises de SEO.
5. Google Analytics
Por fim, o Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google onde, ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, dados de visitação e são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site.
Esse recurso foi criado principalmente para auxiliar os webmasters a otimizarem seus sites para campanhas de marketing e para o Google Ads.
E então, gostou das nossas dicas?
Como você pode perceber, existem várias ferramentas de SEO para otimizar o seu site. Mas, para ter resultados cada vez melhores, escolha quais ferramentas mais condizem com as suas necessidades, além de contar com um profissional da área.
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.
Sucesso!