Mestres do Site

Criação de sites: dicas para criar um site do zero

Criação de sites: dicas para criar um site do zero

Não é de hoje que ter um site profissional é essencial para empresas de todos os tipos. Mas, como criar um site profissional? Este guia vai te ajudar. Leia já!

Há alguns anos atrás, criar um site era uma tarefa bem complicada, pois exigia conhecimento técnico, como linguagens de programação e domínio de programas para criar e para tratar imagens.

Posteriormente, outras alternativas foram surgindo. Agora é muito mais simples criar um site profissional, mas é preciso se atentar em alguns detalhes.

Neste post, te daremos dicas de como criar um site profissional do zero. Quer saber mais? Então confira!

Como criar um site do zero?

Para construir um site, mesmo que você seja leigo no assunto, siga os seguintes passos:

1. Defina o objetivo do site

Antes de criar uma plataforma, é preciso pensar no objetivo do seu site. Esses objetivos podem ser os mais variados, por exemplo divulgar materiais educativos e outras ofertas para gerar leads ou reforçar a credibilidade e a confiabilidade da sua marca.

É possível ter mais de um objetivo, é claro. Mas, é indicado que você defina um objetivo principal, para evitar confusões e excesso de informações.

Procure refletir sobre quem é o seu público, qual tipo conteúdo ele espera encontrar no seu site e como organizar as suas páginas para que ele fique satisfeito.

2. Faça um rascunho do seu site

Logo depois de listar quais são seus objetivos, chega o momento de pensar na estrutura.

Em síntese, a maioria dos sites acaba contendo as seguintes seções:

  • Página inicial, com uma boa imagem de abertura ou um carrossel de imagens e frases chamativas;
  • Quem somos, contando a história do seu negócio;
  • Produtos ou serviços, mostrando o que a empresa oferece;
  • Contato, com formulário, endereços e telefones.

Você não precisa seguir o mesmo caminho. Ou seja, use o objetivo do seu site para definir quais são as seções que ele realmente precisa conter.

Aqui, o ideal é elaborar um rascunho dos itens que devem estar contidos em cada seção. Entretanto, não precisa ser nada muito elaborado, o importante é que essa técnica irá organizar melhor suas ideias.

3. Registre um domínio

O domínio, também conhecido como URL, é o endereço do seu site. Em outras palavras, aquilo que os usuários precisam digitar na barra do navegador para chegar à sua plataforma.

Para ter um domínio, é preciso registrá-lo e pagar por ele. Mas, não se preocupe, esse valor não costuma ser alto.

Caso o registro que você pensou já estiver registrado, você pode tentar localizar o proprietário e fazer uma oferta para comprar o domínio, ou então, pensar em um outro nome que ainda esteja livre.

4. Hospedagem

Existem diversos planos para hospedar seu site, os 3 tipos mais comuns são: compartilhada, dedicada e na nuvem.

Na hospedagem compartilhada, por exemplo, você terá que dividir o espaço disponível do servidor com outros sites, já a hospedagem dedicada garante que cada site tenha o seu servidor próprio.

Por outro lado, na hospedagem na nuvem, a nuvem se torna uma rede de máquinas que compartilham esses recursos entre elas. Em suma, sua principal vantagem é que, por não ser uma máquina física, o seu site não está sujeito a defeitos de hardware.

Há várias empresas que trabalham com os serviços de registro e hospedagem. Sendo assim, se você ainda não registrou seu domínio, pode fazer isso ao contratar a hospedagem.

5. Escolha um construtor de sites

Hoje em dia existem os construtores de sites. Eles trazem temas prontos, onde você mesmo pode personalizar e criar algo com a cara do seu negócio.

No geral, esses construtores oferecem uma opção gratuita e outra opção paga, para quem deseja sites profissionais.

Todavia, a opção de criar um site sozinho pode ser difícil e trabalhosa. A fim de evitar dores de cabeça, entre em contato com empresas especializadas em criação de sites.

6. Crie conteúdo

E então, pronto para começar a escrever?

As páginas do seu site devem transmitir as ideias do seu negócio. Além disso, você também pode incluir conteúdos com um blog, ou oferecer e-books.

Em todo esse processo, leve em consideração o seu público-alvo. Assim, você saberá qual linguagem utilizar, qual tipo de conteúdo oferecer, entre outras questões. Entregue um conteúdo relevante e de fácil leitura para os seus visitantes.

Bônus: SEO

As técnicas de SEO otimizam as páginas do seu site, aumentando as chances de elas aparecerem entre os primeiros resultados do Google. Por isso, não se esqueça de revisar o SEO do seu site.

Pronto para fazer sucesso com o seu site? Coloque o que você aprendeu em prática e compartilhe suas conquistas conosco!

Além dessas dicas, ainda existem muitas outras que o Mestres do Site já ensinou em posts anteriores. Para conferir, é só clicar aqui.

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI