Como vender no Google Ads? 6 dicas infalíveis!

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Quer anunciar no Google Ads, mas não sabe por onde começar? A seguir, confira dicas infalíveis de como vender no Google Ads!

Bons anúncios aliados às landing pages bem estruturadas geram vendas, não podemos negar. Mas, como fazer com que os anúncios no Google Ads alcancem os resultados esperados? 

Essa é uma dúvida que passa na cabeça de muitos empreendedores, principalmente os marinheiros de primeira viagem. Por isso, resolvemos criar esse post para te ajudar!

A seguir, confira 6 dicas de como vender no Google Ads!

Você também pode ver esse conteúdo em vídeo:

Como funciona o Google Ads?

A plataforma oferece diferentes tipos de anúncios para as mais variadas estratégias de marketing. As principais formas de divulgar o seu negócio na plataforma são:

Rede de Pesquisa

Esse é o principal formato de anúncio do Google. Por não exigir nenhuma imagem ou vídeo, é a opção mais prática e recomendada para quem está começando a fazer campanhas no Google Ads.

Com a Rede de Pesquisa, quando um usuário fizer uma pesquisa de palavras-chave relacionadas ao seu negócio no Google, como joias femininas, o anúncio da sua loja pode aparecer na área de destaque do Google, normalmente nas primeiras posições.

Rede de Display

Esse é o formato de anúncio do Google Ads que utiliza recursos visuais, como imagens e vídeos.

É uma maneira bastante utilizada para gerar reconhecimento de marca do seu negócio, consideração de um cliente sobre um produto e também para remarketing — uma estratégia para converter clientes que já demonstraram interesse em seu produto/serviço.

Google Shopping

Com esta opção, você pode criar campanhas para promover os produtos do seu e-commerce, além de aumentar o tráfego da página de vendas.

Neste tipo de campanha, são exibidos: foto do produto,título, preço, nome da loja e outras informações relevantes. Isso tende a gerar cliques de clientes mais qualificados para o seu site.

Além disso, você também pode anunciar no Youtube Ads e em campanhas locais.

Como é a estrutura de um anúncio no Google Ads?

Criar um anúncio não é um bicho de sete cabeças. Mas, existem alguns pontos que merecem uma atenção especial. Entenda sobre cada um a seguir:

  • Título: é o que vai anunciar o seu produto de fato. Deve ter, no máximo, 25 caracteres;
  • URL visível: é a URL que vai aparecer no anúncio. Deve ter, no máximo, 35 caracteres;
  • Linhas descritivas: use essas linhas para descrever, em caso de uma loja online, o produto que você está vendendo. Cada linha deve ter, no máximo, 35 caracteres;
  • URL de destino: é a URL real que irá levar para o seu site. Possui número ilimitado de caracteres.

LEIA TAMBÉM:
👉 Como criar conta no Google Ads? O tutorial completo!

O que vender no Google Ads?

Será que o Google Ads é realmente vantajoso para todos os nichos?

Se você tem um negócio local, vende um serviço pela internet, deseja divulgar um evento, ou algo do tipo: o Google Ads é para você!

Ao contrário de outras plataformas de anúncio, como o Instagram Ads que funciona muito mais para quem tem um conteúdo visual, o Google Ads funciona bem para diferentes tipos de negócios, portanto, é possível vender muitas coisas com ele.

Como escolher um produto para anunciar no Google Ads?

Não é porque o Google Ads é uma plataforma versátil, que permite diferentes tipos de venda, que você deve sair anunciando qualquer coisa.

Veja algumas dicas de como escolher um produto para anunciar:

1. Analise as regras do Google Ads

Antes de criar um anúncio impróprio, analise as regras da plataforma. Alguns produtos podem não ser aprovados, como por exemplo produtos adultos.

2. Defina a estratégia de vendas

Como vai funcionar o fluxo das vendas? Seus anúncios terão como objetivo enviar a pessoa direto para a landing page? Você vai fazer captura de leads?

Tenha essa estratégia em mente.

3. Pesquise a concorrência

Como está a sua concorrência de mercado? O que empresas do seu nicho estão anunciando? Quais são suas oportunidades?

Como anunciar no Google Ads?

Depois de criar uma conta no Google Ads e configurar as opções de faturamento (a ferramenta aceita pagamentos via cartão de crédito ou boleto), é possível escolher qual tipo de campanha você quer desenvolver.

Confira o passo a passo abaixo:

Configurar uma conta

A criação da conta não tem segredo, o site do Google Ads é bem intuitivo. Lá você encontra a opção Começar Agora, onde você vai vincular um e-mail do Google para iniciar o cadastro.

Em seguida você precisará inserir as configurações solicitadas pela plataforma.

Depois disso, inclua informações sobre a sua empresa, além de ser possibilitada a criação de uma campanha teste para conhecer as funcionalidades do Google Ads.

É nessa etapa, também, que será solicitada a inserção da forma de pagamento.

Feito isso, você pode começar a criar sua campanha.

Definição de orçamento

Antes de tudo, você precisa determinar o orçamento da sua campanha para que a exposição ocorra dentro desse limite. É possível começar com um valor baixo e ir ajustando conforme a sua necessidade e resultados.

Segmentação de clientes

Aqui, é preciso definir o público que você busca atingir de acordo com alguns critérios, como:

  • geográfica;
  • demográfica;
  • faixa etária;
  • entre outras.

Acima de tudo, o objetivo é atingir um público de qualidade, não apenas quantidade. Ou seja, quem realmente se interessa pelo o que você oferece. O que importa são os resultados efetivos, ou seja, compras concluídas.

Selecionar o tipo de anúncio

Aqui você selecionará como o seu anúncio será exibido:

  • Rede de Pesquisa do Google
  • Rede de Display do Google
  • Google Shopping
  • Vídeo no Google
  • Apps

Escolha de palavra-chave

Nessa etapa você selecionará as palavras-chave as quais o seu anúncio será vinculado. Isso determina a qualidade dos resultados na sua campanha. A plataforma fornece uma lista das palavras-chave mais pesquisadas.

Procure juntar as palavras-chave (em todas as línguas que seu público fala ou usa como idioma de navegação), dessa maneira você terá a chance de alcançar mais pessoas.

Se você está fazendo um anúncio para convidar as pessoas para se cadastrarem em seu site, blog ou em newsletter, recomendamos que use o nome do seu site ou empresa como palavra-chave, dessa forma os algoritmos do Google conseguem identificar seu negócio de forma melhor e irão exibir seu anúncio ao cliente se digitar o nome do seu site na caixa de busca.

Escrever o anúncio

Por fim, você irá desenvolver o anúncio efetivamente.

Foque em escrever uma descrição criativa e que chame a atenção, lembrando que existe muita concorrência.

Tenha uma Landing Page (página de destino, ou página principal) de qualidade para receber esses acessos, isso contribui positivamente para a conclusão do processo de compra.

LEIA TAMBÉM:
👉 Planejador de Palavras-chave do Google

Como anunciar no Google de graça?

É possível anunciar no Google de graça? Sim, com estratégias de SEO!

Abaixo dos resultados do Google Ads, aparecem os conteúdos orgânicos. Ou seja, os conteúdos gratuitos.

Entretanto, para aparecer nas primeiras páginas do Google, existe um trabalho bem estruturado por trás desse conteúdo – conhecido como SEO. É necessário produzir um conteúdo relevante e saber trabalhar muito bem com as suas palavras-chave.

Para isso, leve em consideração a otimização do conteúdo do seu site e a possibilidade de criar um blog, esses pontos vão te ajudar bastante. Normalmente, o conteúdo orgânico demora um pouco para dar resultados (em média 6 meses). Por isso, é interessante trabalhar o conteúdo orgânico e o Google Ads, que traz resultados rápidos, juntos

Cupom do Google Ads

Outra forma de conseguir anunciar no Google Ads “de graça” é por meio dos cupons de desconto, caso você consiga um.

É preciso ter um site para anunciar no Google Ads?

É possível criar uma campanha no Google Ads sem ter um site, no entanto, recomendamos que você invista em um site o quanto antes, pois ele irá passar confiança aos consumidores e ajudar na exposição da sua empresa.

LEIA TAMBÉM:
👉 Planejador de Palavras-chave do Google

Como são feitas as campanhas sem site

Neste exato momento, enquanto você está lendo este artigo, existem milhares de pessoas realizando buscas no Google, e talvez a sua empresa não esteja aparecendo.

É essencial disponibilizar na internet ao menos um contato para quem está pesquisando.

Afinal de contas, segundo o próprio Google, 4 a cada 5 consumidores fazem pesquisas personalizadas com cidades ou bairros em busca das empresas mais próximas. Ou seja, essas pessoas buscam por um contato, alguma coisa.

Por exemplo, se você procurar por “agências de viagens em São Bernardo do Campo”, o Google mostrará como resultado anúncios de agências da cidade. Você precisa estar anunciando para aparecer nesse momento, mesmo que seja apenas com um contato telefônico.

Para isso, você pode criar uma campanha focada em ligações telefônicas ou ligação de chamada. É necessário apenas criar a campanha no Google Ads e ter uma linha telefônica para receber as ligações.

O número que você irá disponibilizar pode ser de um telefone fixo ou de um celular.

Como saber se estou tendo resultado?

O Google irá te apresentar relatórios de quantas pessoas entraram em contato a partir do anúncio criado.

Uma outra forma de mensurar é apostar em uma linha telefônica exclusiva apenas para receber as ligações que vierem do anúncio.

A vantagem é que não existe dúvida. Toda vez que aquele telefone tocar, você saberá que é um possível cliente vindo por meio da sua campanha.

Google Tag Manager

O Gerenciador de tags do Google é um sistema que possibilita a atualização de maneira simples e rápida códigos de acompanhamento e fragmentos de códigos relacionados (conhecidos como tags) no seu site ou app para dispositivos móveis.

Assim, você pode acompanhar seus resultados em tempo real.

UTM Keeper

O papel da UTM é determinar os parâmetros de rastreamento necessários para que o Google Analytics e outras ferramentas possam capturar os dados das campanhas.

Dessa forma, é possível monitorar o tráfego de cada link para realizar uma análise completa dos canais utilizados nas campanhas de Marketing.

Vale a pena anunciar no Google Ads?

Existe uma série de vantagens de anunciar no Google Ads. Entre elas:

É possível mensurar e analisar tudo

O Google Ads é uma das soluções mais mensuráveis que existem. Ele fornece várias métricas que permitem ver de forma detalhada o que está ou não funcionando.

Dessa maneira, é possível saber rapidamente se suas campanhas estão trazendo ou não um bom ROI (Retorno do Investimento) e, caso seja preciso, alterar sua estratégia.

Gere leads em grande escala

Um dos principais desafios do profissional de marketing é achar plataformas que gerem leads em escala, e o Google Ads é uma delas.

É possível ir aumentando seu orçamento de PPC e automaticamente seus leads e lucros aumentarão na mesma proporção. Isso torna o Google Ads muito eficiente para empresas que precisam de visibilidade e muitos leads, em pouco tempo.

Opções de personalização

Os anúncios do Google oferecem diversas opções de personalização de suas campanhas e anúncios, de acordo com suas necessidades. Dessa forma, você segmenta com precisão os públicos que deseja alcançar.

Ao anunciar no Google Ads, é possível:

  • Especificar tipos de correspondência de palavras-chave: Ou seja, exibir seu anúncio somente para pessoas que pesquisam uma palavra-chave exata, como “personal trainer em São Paulo”, filtrando o tráfego em termos gerais relacionados a São Paulo ou personal trainer.
  • Utilizar extensões de anúncio para exibir imagens de produtos, números de telefone, links para seu site, sua localização física. Você pode até mesmo iniciar um bate-papo ou obter um e-mail de lead diretamente da página do Google.
  • Restringir o seu público-alvo por localização, hora do dia, idioma, navegador ou tipo de dispositivo, etc.
  • Acessar uma enorme rede de usuários de sites parceiros como o Gmail e o YouTube.

O Google Ads é mais rápido que SEO

O SEO é uma ótima estratégia para pesquisa orgânica. Entretanto, é necessário ter paciência para começar a ver os resultados, já que isso pode demorar um pouco. Afinal, na busca orgânica, a concorrência é muito acirrada e leva tempo para que um site ganhe autoridade.

Ao anunciar no Google Ads, os resultados chegam muito mais rápido. Aliás, é possível começar a ter impressões e receber cliques imediatamente.

Reconhecimento da marca

Há um tempo atrás, o trabalho de reconhecimento de marcas era feito por meio de métodos mais “cegos”, ou seja, pouco mensuráveis como publicidade em jornais, outdoors, anúncios de rádio e TV. Essa abordagem obtinha resultados para produtos de consumo, mas a história não era a mesma com os produtos B2B.

A publicidade digital, especificamente os anúncios do Google Ads, revolucionou a forma como qualquer tipo de marca pode ser divulgada.

Quanto custa para anunciar Google Ads?

Não existe um valor fixo estipulado, pois, a partir de R$ 5,00 por dia você já pode investir na plataforma. O ideal é que se pense nos objetivos da campanha para, assim, definir uma estratégia de investimento, podendo se basear em taxas de conversão, branding e muito mais.

Além disso, lembre-se sempre de ser realista com o budget que você tem. Trabalhe em cima dessa questão.

Como vender no Google Ads?

Provavelmente, você já ouviu por aí que a publicidade é a alma do negócio, certo? 

Pois bem, isso de fato é verdade, ainda mais quando falamos sobre links patrocinados. Um anúncio bem redigido tem mais chances de gerar um clique do que um anúncio feito de qualquer jeito. 

Levando isso em consideração, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a ter bons resultados com os textos:

  • Ressalte os pontos fortes do seu negócio/produto/oferta;
  • Inclua preços, ofertas e descontos no anúncio;
  • Insira sempre uma call-to-action (CTA), por exemplo: comprar, ligar, cadastrar, etc;
  • Inclua a palavra-chave principal no anúncio;
  • Alinhe o anúncio com a página de destino (isso influirá muito no índice de qualidade);
  • Faça diversos testes dentro dos grupos de anúncios para ver quais publicidades obtêm os melhores resultados.

Além disso, lembre-se de que você não precisa fazer isso sozinho! 

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Esse artigo foi escrito por...

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Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.
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