Imagina encontrar uma metodologia para gerar muitas oportunidades para o seu negócio em 2023?
Na Mestres do Site, desenvolvemos uma metodologia única, que nós mesmos criamos, para que a gente possa conduzir os nossos clientes na máxima geração de oportunidades e vendas dentro das ferramentas do marketing digital.
Com isso, conseguimos melhorar cada vez mais o que oferecemos e a experiência dos nossos clientes.
Hoje, vamos te explicar tudo sobre essa metodologia. Se você preferir ver esse conteúdo por vídeo, aperte o play abaixo:
As quatro etapas da metodologia
A nossa metodologia é baseada em 4 etapas, que qualquer negócio pode, e deve, percorrer, para que você possa aproveitar ao máximo suas oportunidades.
São elas:
Presença digital
- Website
- Google Meu Negócio
- Redes sociais
Tráfego pago
- Google Ads
- Facebook Ads
- Ads
Inbound marketing
- Blog
- Automações
- CRM
- Jornada do cliente
Tráfego orgânico
- SEO
- Gestão de redes sociais
A seguir, vamos aprofundar melhor em cada área. Confira!
Presença digital
Antes de falar sobre qualquer atividade no marketing digital, é preciso olhar a sua presença digital. Ou seja, como você aparece na internet.
Falando de uma maneira geral, isso diz sobre como está o seu site, sua empresa no Google e suas redes sociais.
Website
Qual é a experiência que as pessoas têm ao entrar no seu site?
É importante analisar a programação, o carregamento, a usabilidade e o conteúdo.
VEJA TAMBÉM: Criação e hospedagem de sites: o que você precisa saber
Google Meu Negócio
Uma ferramenta muito importante, mas muitas vezes ignorada, é o Google Meu Negócio.
Afinal, quando vamos procurar um produto ou serviço, na maioria das vezes corremos no Google. E se o seu perfil não estiver configurado na plataforma, as chances de você perder possíveis negócios são altas!
Aliás, cerca de 10% das oportunidades que nós recebemos aqui na Mestres do Site vêm do Google Meu Negócio.
Ou seja, não dá para ficar perdendo tempo!
Redes sociais
Como estão as suas redes sociais? E aqui, não estamos falando só de conteúdo.
Como está a sua descrição, o link da bio, seu avatar, a foto de capa…?
Outro ponto fundamental a ser analisado é: quais são as redes sociais que o seu público está? Você está presente nessas redes sociais?
Você precisa saber quais redes são importantes para você e se posicionar de uma maneira muito boa lá.
Tráfego pago
A estratégia de tráfego pago consiste em investir em anúncios nas plataformas de mídias digitais com o intuito de trazer pessoas potencialmente qualificadas para conhecer, se relacionar e comprar da marca.
De forma simples: você utiliza uma ferramenta de mídia, investe um orçamento nela, cria anúncios e paga quando seu anúncio for clicado ou visualizado.
Quando bem feita, essa estratégia tem o poder de trazer pessoas mais rápido para o seu negócio e gera resultados muito positivos para a empresa.
Google Ads
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, a plataforma de pesquisas mais utilizada atualmente.
Se você deseja que as pessoas saibam que a sua empresa existe, o Google Ads é o lugar perfeito para isso.
Aliás, mesmo que você nunca tenha feito um anúncio no Google Ads, é bem provável que você já tenha interagido com algum anúncio.
LEIA TAMBÉM: Google Ads do zero: tudo que você precisa saber!
Facebook Ads
Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios.
Por ter diversas opções de segmentação disponíveis, ele é extremamente eficaz para os anunciantes, gerando maior número de conversões.
Por meio desta ferramenta, é possível criar diferentes públicos, misturando seus interesses, localizações, gêneros, idades e outras tantas opções e, assim, direcionar seus anúncios para as pessoas certas.
Inbound marketing
Aqui, podemos dizer que existe uma relação direta. Quanto mais complexo for seu processo de vendas, maiores as oportunidades dentro do inbound marketing.
Basicamente, o principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes. Aliás, a tradução do termo Inbound Marketing quer dizer “marketing de atração”. Ou seja, ao invés de ir atrás do cliente, como no marketing tradicional, você cria atrativos para que o cliente venha atrás da sua empresa.
Aqui, é importante criar a sua persona e produzir conteúdos voltados para ela, e para as diferentes etapas da jornada que ela pode estar.
Além de conteúdos de blog, que são fundamentais para atrair o público que você deseja e melhorar o SEO do seu site, você pode criar eBooks, vídeos e muito mais.
Existem outros caminhos para a geração de oportunidades. Você não precisa ser “escravo” do tráfego pago.
Aliás, juntar as estratégias de inbound e tráfego pago é um excelente caminho.
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Tráfego orgânico
Por fim, chegamos na etapa do tráfego orgânico, onde nós já entendemos as características do cliente e vamos trabalhar o site e as redes sociais justamente para ele.
É fundamental otimizar o seu site pensando no SEO, para que os buscadores como o Google e Bing enxerguem o seu site como uma página de alta qualidade em termos de programação.
Além disso, uma prática que fazemos por aqui é a criação de páginas estruturais, que são páginas focadas na atração de tráfego orgânico, que buscam a indexação orgânica de termos importantes para o seu negócio.
Os conteúdos das redes sociais são muito poderosos para gerar tráfego orgânico também. Então, vale a pena caprichar nesse ponto!
Mas, será que você deve realmente passar por todas essas etapas para ter sucesso no marketing digital?
Um dos maiores erros dos empreendedores hoje em dia é investir em apenas um canal de aquisição de clientes, como o Google Ads, por exemplo.
Essa estratégia pode até funcionar, mas limita as suas oportunidades. O ideal é que você esteja preparado para receber seu público em diferentes etapas do funil, com diferentes conteúdos.
Quer melhorar o marketing digital do seu negócio? Entre em contato com a Mestres do Site e solicite um orçamento!