Como melhorar o ROI com Google Ads

Atalhos para este artigo

O ROI, Retorno sobre Investimento, considera a relação entre o valor de venda, custo de venda do produto, e gastos em marketing e vendas como: Mídia, ferramentas e equipe. Saiba como melhorar o ROI com o Google Ads.

E se você tivesse o ROI de 37,5? Ou seja, a cada 1 real que você investisse em publicidade, voltasse pra você R$37,50. Muito bom, não é mesmo? Foi isso que aconteceu com a Sansei Válvulas, uma empresa de válvulas industriais.

No entanto, vale lembrar que isso só é possível com um trabalho de tráfego pago profissional, com um planejamento e estratégia bem definidos, um alinhamento comercial do cliente – afinal, não adianta trazer possíveis clientes se a empresa não estiver preparada para isso – e ter maturidade comercial.

Quer entender melhor sobre o assunto e saber como melhorar o ROI com Google Ads? Continue acompanhando este post.

O que é Google Ads?

Lançado em 2000, logo após o lançamento do próprio Google, o Google Ads é a maneira que o Google encontrou para monetizar seu mecanismo de pesquisa altamente popular. Ou seja, o Google Ads é a ferramenta de publicidade dentro do Google.

Atualmente, o Google é o site mais popular do mundo, com um ranking Alexa de número 1, e mais de 42 bilhões de impressões por mês. Por isso, se você quer que o mundo saiba que a sua empresa existe, o Google Ads é o lugar perfeito para anunciar.

LEIA TAMBÉM:
Marketing digital para Indústria: o que funciona?

Como o Google Ads funciona?

Apesar de ter muitos fatores importantes que você deve entender quando se trata do Ads, um dos mais fundamentais é o sistema de lances. Sem entender como ele funciona, não é possível estimar quanto custará uma campanha ou quanto você acabará pagando por clique.

O que acontece é o seguinte: os anunciantes estão sempre fazendo lances uns contra os outros para decidir quem fica na primeira posição – a mais desejada. Afinal, quem não quer aparecer em primeiro lugar no Google?

Normalmente, para a grande parte das palavras-chave, existem 4 locais disponíveis no topo da página e outros 3 na parte inferior. Levando em consideração que 75% dos usuários nunca vão além da primeira página do Google, os anúncios de primeira página estão sempre em alta demanda para os anunciantes.

Se o anunciante X estiver dando um lance de R$5 por clique, enquanto o anunciante Y estiver dando um lance de R$4 por clique, supondo que eles sejam os licitantes mais altos, o anunciante X ficará com a primeira posição, enquanto o anunciante Y ficará com a segunda posição.

Pode não parecer grande coisa, não é mesmo? Mas a taxa de cliques do primeiro anunciante é muito maior do que as outras posições, por isso ser o número 1 é tão importante.

No entanto, se você ainda não pode dar um lance suficiente para chegar ao primeiro lugar, não e preocupe. As 4 primeiras posições trarão ótimos resultados também.

Google Ads para Indústria

O Google Ads é uma excelente ferramenta de anúncios. Entretanto, ele tem as armadilhas dele. Não adianta não ter conhecimento e querer fazer a sua campanha no Google Ads, os resultados não serão bons.

A maioria das indústrias já entendeu que é muito bom investir nessa ferramenta, então, o mercado é muito concorrido e isso acaba inflacionando os cliques. Sendo assim, se você decidir criar suas campanhas sem a ajuda de um profissional que realmente entenda, as chances de você acabar gastando mais do que deveria e errar são grandes.

Por isso, o ideal é que você conte com a ajuda de um especialista em Google Ads. Afinal, tudo que você conseguir economizar e fugir de uma concorrência exagerada, vai te beneficiar.

Sabendo disso, existem outros pontos importantes sobre o Google Ads para indústria, sendo eles:

Cuidado com termos muito caros

Como acabamos de citar, alguns termos podem ficar inflacionados devido ao grande número de indústrias usando o Google Ads.

É importante fazer um estudo dentro do Google para descobrir o valor de clique dos principais termos. Às vezes, é válido evitar alguns termos, mesmo que eles sejam bons, por causa do custo deles e usar termos de cauda longa e média para baratear o custo.

Analise as regiões

Outra questão muito importante é analisar quais regiões têm mais concorrência.

Por exemplo, anunciar na cidade de São Paulo é bem caro, demanda um orçamento maior. Mas, se optar por anunciar em regiões com concorrências menores, o custo também é menor.

Horário

Não adianta colocar o seu anúncio para rodar 24h. O ideal é analisar o histórico de quando você recebe mais oportunidades na sua indústria e concentrar o seu orçamento nesses horários.

LEIA TAMBÉM:
Google Ads do zero: tudo que você precisa saber!

Como melhorar o ROI com Google Ads?

Pode parecer que investir no Google Ads é só criar uma conta na plataforma e colocar o anúncio para rodar. Mas, para ter bons resultados, não é bem assim.

Antes de tudo, para conseguir ganhar dinheiro na internet, é preciso fazer um trabalho de análise, entender bem o negócio e desenvolver uma solução específica para cada caso. Na Mestres do Site, é isso que fazemos. Normalmente, a gente começa os trabalhos de marketing digital com o que traz resultados mais rápido: Google Ads e/ou Facebook Ads. Mas, vale lembrar que nem sempre o Facebook Ads é uma boa ferramenta para o seu nicho.

Para a Sansei Válvulas, nós começamos investindo no Google Ads, fazendo um planejamento bem definido e alinhando as estratégias com o setor comercial da empresa. Afinal de contas, não é possível chegar ao ROI de 37,5 se você não souber o que está vendendo. É preciso saber o que é o seu produto e quais as dores que ele resolve.

A Sansei já investia em tráfego pago com freelancers ou empresas pequenas antes de encontrar a Mestres do Site, e o resultado não era muito legal. Com isso, o cliente acreditava que deveria gastar cada vez menos com o Google Ads.

Quando ele nos conheceu, entendeu a importância do investimento e atualmente ele quer investir mais. Afinal, o cliente percebeu que a cada real que ele coloca na plataforma, mais dinheiro volta pra ele, pois existe um trabalho profissional sendo feito no Google Ads e gerando muito retorno.

Então, se você quer ter esse tipo de resultado também, a nossa recomendação é: procure uma empresa profissional, assim como a Mestres do Site, para fazer o trabalho de Google Ads.

A partir daí, com campanhas bem estruturadas no Google Ads, é possível fazer um trabalho de SEO, Inbound Marketing e ter cada vez mais retorno com o marketing digital. Para conhecer o nosso trabalho, clique aqui e solicite um orçamento.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE

Baixe agora o E-book
Guia da Presença Digital