O ROI, Retorno sobre Investimento, considera a relação entre o valor de venda, custo de venda do produto, e gastos em marketing e vendas como: Mídia, ferramentas e equipe. Saiba como melhorar o ROI com o Google Ads.
E se você tivesse o ROI de 37,5? Ou seja, a cada 1 real que você investisse em publicidade, voltasse pra você R$37,50. Muito bom, não é mesmo? Foi isso que aconteceu com a Sansei Válvulas, uma empresa de válvulas industriais.
No entanto, vale lembrar que isso só é possível com um trabalho de tráfego pago profissional, com um planejamento e estratégia bem definidos, um alinhamento comercial do cliente – afinal, não adianta trazer possíveis clientes se a empresa não estiver preparada para isso – e ter maturidade comercial.
Quer entender melhor sobre o assunto e saber como melhorar o ROI com Google Ads? Continue acompanhando este post.
O que é Google Ads?
Lançado em 2000, logo após o lançamento do próprio Google, o Google Ads é a maneira que o Google encontrou para monetizar seu mecanismo de pesquisa altamente popular. Ou seja, o Google Ads é a ferramenta de publicidade dentro do Google.
Atualmente, o Google é o site mais popular do mundo, com um ranking Alexa de número 1, e mais de 42 bilhões de impressões por mês. Por isso, se você quer que o mundo saiba que a sua empresa existe, o Google Ads é o lugar perfeito para anunciar.
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Como o Google Ads funciona?
Apesar de ter muitos fatores importantes que você deve entender quando se trata do Ads, um dos mais fundamentais é o sistema de lances. Sem entender como ele funciona, não é possível estimar quanto custará uma campanha ou quanto você acabará pagando por clique.
O que acontece é o seguinte: os anunciantes estão sempre fazendo lances uns contra os outros para decidir quem fica na primeira posição – a mais desejada. Afinal, quem não quer aparecer em primeiro lugar no Google?
Normalmente, para a grande parte das palavras-chave, existem 4 locais disponíveis no topo da página e outros 3 na parte inferior. Levando em consideração que 75% dos usuários nunca vão além da primeira página do Google, os anúncios de primeira página estão sempre em alta demanda para os anunciantes.
Se o anunciante X estiver dando um lance de R$5 por clique, enquanto o anunciante Y estiver dando um lance de R$4 por clique, supondo que eles sejam os licitantes mais altos, o anunciante X ficará com a primeira posição, enquanto o anunciante Y ficará com a segunda posição.
Pode não parecer grande coisa, não é mesmo? Mas a taxa de cliques do primeiro anunciante é muito maior do que as outras posições, por isso ser o número 1 é tão importante.
No entanto, se você ainda não pode dar um lance suficiente para chegar ao primeiro lugar, não e preocupe. As 4 primeiras posições trarão ótimos resultados também.
Google Ads para Indústria
O Google Ads é uma excelente ferramenta de anúncios. Entretanto, ele tem as armadilhas dele. Não adianta não ter conhecimento e querer fazer a sua campanha no Google Ads, os resultados não serão bons.
A maioria das indústrias já entendeu que é muito bom investir nessa ferramenta, então, o mercado é muito concorrido e isso acaba inflacionando os cliques. Sendo assim, se você decidir criar suas campanhas sem a ajuda de um profissional que realmente entenda, as chances de você acabar gastando mais do que deveria e errar são grandes.
Por isso, o ideal é que você conte com a ajuda de um especialista em Google Ads. Afinal, tudo que você conseguir economizar e fugir de uma concorrência exagerada, vai te beneficiar.
Sabendo disso, existem outros pontos importantes sobre o Google Ads para indústria, sendo eles:
Cuidado com termos muito caros
Como acabamos de citar, alguns termos podem ficar inflacionados devido ao grande número de indústrias usando o Google Ads.
É importante fazer um estudo dentro do Google para descobrir o valor de clique dos principais termos. Às vezes, é válido evitar alguns termos, mesmo que eles sejam bons, por causa do custo deles e usar termos de cauda longa e média para baratear o custo.
Analise as regiões
Outra questão muito importante é analisar quais regiões têm mais concorrência.
Por exemplo, anunciar na cidade de São Paulo é bem caro, demanda um orçamento maior. Mas, se optar por anunciar em regiões com concorrências menores, o custo também é menor.
Horário
Não adianta colocar o seu anúncio para rodar 24h. O ideal é analisar o histórico de quando você recebe mais oportunidades na sua indústria e concentrar o seu orçamento nesses horários.
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Como melhorar o ROI com Google Ads?
Pode parecer que investir no Google Ads é só criar uma conta na plataforma e colocar o anúncio para rodar. Mas, para ter bons resultados, não é bem assim.
Antes de tudo, para conseguir ganhar dinheiro na internet, é preciso fazer um trabalho de análise, entender bem o negócio e desenvolver uma solução específica para cada caso. Na Mestres do Site, é isso que fazemos. Normalmente, a gente começa os trabalhos de marketing digital com o que traz resultados mais rápido: Google Ads e/ou Facebook Ads. Mas, vale lembrar que nem sempre o Facebook Ads é uma boa ferramenta para o seu nicho.
Para a Sansei Válvulas, nós começamos investindo no Google Ads, fazendo um planejamento bem definido e alinhando as estratégias com o setor comercial da empresa. Afinal de contas, não é possível chegar ao ROI de 37,5 se você não souber o que está vendendo. É preciso saber o que é o seu produto e quais as dores que ele resolve.
A Sansei já investia em tráfego pago com freelancers ou empresas pequenas antes de encontrar a Mestres do Site, e o resultado não era muito legal. Com isso, o cliente acreditava que deveria gastar cada vez menos com o Google Ads.
Quando ele nos conheceu, entendeu a importância do investimento e atualmente ele quer investir mais. Afinal, o cliente percebeu que a cada real que ele coloca na plataforma, mais dinheiro volta pra ele, pois existe um trabalho profissional sendo feito no Google Ads e gerando muito retorno.
Então, se você quer ter esse tipo de resultado também, a nossa recomendação é: procure uma empresa profissional, assim como a Mestres do Site, para fazer o trabalho de Google Ads.
A partir daí, com campanhas bem estruturadas no Google Ads, é possível fazer um trabalho de SEO, Inbound Marketing e ter cada vez mais retorno com o marketing digital. Para conhecer o nosso trabalho, clique aqui e solicite um orçamento.