Criar Site ou Redes sociais?

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Decidir entre criar primeiro um site ou uma página em redes sociais pode gerar muita dúvida, mas é uma escolha determinante para o sucesso de um negócio. Entenda neste post por que você não pode deixar a criação de seu site para depois.

As redes sociais se tornaram uma porta de entrada para algumas empresas e marcas no mundo digital. Ainda mais, segundo um levantamento realizado pelo próprio Facebook, já são mais de 50 milhões de empresas em todo mundo que estão presentes só na sua rede.

Nesse sentido, devido à popularidade e a facilidade de se criar uma Fan Page, empreendedores podem se questionar sobre a relevância de um site na hora de decidir onde investir inicialmente.

Entretanto, há outros fatores que garantem o sucesso de uma marca online, como um site.

Nesse post, te mostraremos por que é mais vantajoso investir primeiro na criação de um site, e posteriormente em criar suas páginas nas redes sociais. Confira!

Confiança

Primeiramente, apenas criar uma página em uma rede social não garante credibilidade ao seu negócio. Afinal, qualquer pessoa pode fazer isso, portanto, a presença nas redes não garante a legitimidade de uma empresa. 

Por outro lado, ter um site com o seu próprio domínio é muito mais personalizado. No seu site, o público pode aprender mais sobre sua empresa, conhecer profundamente seus produtos e serviços, e muito mais.

Mais informações e dados

Você não é dono de suas páginas nas redes sociais, você apenas tem permissão de administrá-las. Além disso, todo o conteúdo lá postado e seus seguidores, independente de seu volume, não é propriedade sua.

Nesse sentido, seu negócio está sujeito às mudanças realizadas a todo momento nas redes, e até mesmo da popularidade da rede. O Facebook pode ser o próximo Orkut, por exemplo.

É importante que sua marca esteja nas redes sociais, mas não que dependa delas.

Para criar um relacionamento próximo e duradouro com seus clientes, verdadeiros promotores de sua marca, é recomendado que você tenha mais canais de comunicação, como um blog e envios de e-mail marketing.

Dessa forma, você terá uma plataforma própria e não dependerá apenas das redes sociais.

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Investimento e tempo

A primeira vista, criar uma página nas redes sociais pode parecer mais rápido e barato do que criar um site. Entretanto, se colocarmos na ponta do lápis o valor investido em anúncios patrocinados, você verá que pode ter se enganado.

Além disso, investir na criação e na promoção de seu próprio site também te dará mais segurança se o investimento feito está sendo efetivo ou não. Afinal, você terá condições de avaliar os resultados conforme o seu objetivo. 

Por outro lado, em uma página em redes sociais, é muito mais complicado verificar qual post ou qual esforço reverteu em resultados para o seu negócio, pois a própria rede social limita as estatísticas as quais você tem acesso.

Seu próprio endereço online

Como mencionamos anteriormente, ter um site permite que você tenha um endereço próprio para acesso online: o seu domínio. 

Um domínio próprio é como um cartão de visitas digital e passará muito mais autoridade e deixará sua empresa menos exposta a fraudes.

Além disso, o conteúdo de um site tem muito mais chances de aparecer como resultado de buscas no Google e outros buscadores do que o conteúdo de uma página na rede social. Aliás, os posts de suas redes sociais só aparecerão em buscas se forem atualizado frequentemente e tiverem palavras-chave relevantes. 

Conclusão

Por fim, reforçamos a importância de criar seu site antes de criar qualquer página em rede social.

Em seu próprio site, você terá mais autoridade sobre seu conteúdo, poderá criar diversas ferramentas de relacionamento com seus clientes e ainda terá muito mais flexibilidade para personalizá-lo com as características da sua marca.

E então, o que achou desse post?

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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