Mestres do Site

4 princípios visuais para criação de sites mais persuasivo

4 princípios visuais para criação de sites mais persuasivo

Ter um site persuasivo, otimizado para a conversão é, muitas vezes, o que define o sucesso ou fracasso dos seus resultados digitais. Veja, então, algumas dicas para elevar sua taxa de conversão.

É normal que empresas que estão pensando em investir em Marketing Digital vejam na compra de mídia uma maneira de atrair tráfego e conseguir mais resultados. 

No entanto, se você levar os visitantes para um site desatualizado e não otimizado é como encher um balde furado: por mais que você tente enchê-lo, sempre haverá desperdício.

É aí que entra a importância de otimizar seu site e deixá-lo mais persuasivo. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar com esse assunto. 

Confira a seguir!

4 princípios para ter um site mais persuasivo

Primeiramente, o design é um dos elementos mais importantes de uma página persuasiva, e é por isso que vamos focar nos elementos visuais para converter mais clientes. 

Mas, antes de falar do design propriamente dito, há três aspectos da atração nos quais precisamos focar:

  1. Atrair a atenção: é o objetivo da chamada de seu anúncio ou postagem.
  2. Manter a atenção: a chamada de seu site faz isso ao confirmar a promessa do anúncio.
  3. Focar a atenção: esta é a função do design de seu site e o propósito das dicas a seguir.

1. Direção

Assim como um diretor de filme nos guia através de uma experiência de cinema, o princípio da direção pode ser usado para orientar os visitantes ao objetivo principal do seu site. Afinal, a sinalização esclarece por onde cada um deve ir.

Dessa forma, você pode usar diferentes tipos de direcionamentos no site, como setas ou uma imagem de alguém olhando para um formulário. 

2. Espaço em branco

Em suma, o espaço em branco permite que os elementos de sua página respirem. Ele facilita a leitura de seu site e pode ter um efeito calmante para os usuários. 

Se quiser atrair atenção para algo, você pode adicionar espaço em branco ao redor desse elemento, por exemplo. A reação natural a isso é: “por que há apenas aquilo naquela parte da página? Deve ser importante!”. Assim, o isolamento, sob a perspectiva do design, pode ser algo bom.

LEIA TAMBÉM:
👉 Tipos de site: Qual é o tipo de site ideal para o seu negócio?

3. Reconhecimento

Em seu livro Don’t Make me Think, Steve Krug define o reconhecimento da seguinte forma:

“Reconhecimento (em inglês, affordance) são dicas visuais no design de um objeto que sugerem como ele pode ser usado. Por exemplo, o estilo tridimensional de alguns botões evidencia que devem ser clicados.”

Dessa forma, não podemos deixar a importância do reconhecimento de fora dessa lista. Para ter uma página mais persuasiva, faça o bom uso dos elementos, incentivando os visitantes a concluírem as ações desejadas.

4. Destaque

Destaque é um exemplo de atenção seletiva desenvolvida por Robert Solso como um exercício em que os leitores eram capazes de eliminar ou ignorar o texto circundante e focar apenas nas palavras “destacadas”.

Em termos de implementação eficaz, um estudo feito por Martin Maguire descobriu que o limite de uso de negrito ou do destaque, para ser empregado com sucesso, é em até 10% do texto.

Você pode considerar o negrito como um desse tipo de ênfase. Se o destaque é muito utilizado nos textos do seu site, por exemplo, acaba perdendo o sentido. Reserve-o para as informações que realmente merecem destaque.

E então, pronto para ter um site mais persuasivo? 

Lembre-se de que você não precisa fazer tudo sozinho, e que é muito importante contar com a ajuda de profissionais na construção das suas páginas.

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI