Tipos de site: website, hotsite e página de vendas

Atalhos para este artigo

Para ter uma boa presença digital, é preciso ter uma boa estratégia. Você sabe as diferenças dos tipos de sites e qual é o melhor para você? Descubra neste post!

Falando em mundo digital, se destacar nesta imensidão é uma tarefa desafiadora, que precisa ser bem trabalhada.

Afinal, é necessário levar em consideração que muito dificilmente alguém procura por um negócio na internet colocando o nome da marca, mas sim o tipo de serviço. Sendo assim, as marcas devem marcar presença no meio digital de forma estratégica.

Nesse sentido, podemos dizer que algumas formas básicas de se fazer presente neste meio são através da criação de Websites.

A seguir, entenda os tipos de site e qual é o melhor para o seu negócio!

O que é website?

Um website é o endereço de empresas/marcas na internet.

Resumidamente, um site funciona como uma apresentação da empresa ao leitor, onde consta o institucional, história da empresa, serviços, diferenciais, e diversas outras informações que sejam relevantes.

Eles são, ao mesmo tempo, o cartão de visitas, a brochura e o catálogo de um negócio.

Para que a sua empresa tenha uma boa presença digital, é indispensável que você invista em um site profissional para o seu negócio.

LEIA TAMBÉM:

Registro de Domínio: como fazer?

Tipos de site

A seguir, confira alguns tipos de sites e para quais objetivos eles são indicados.

Hotsite

No sentido literal da palavra, hotsite significa “site quente”. Em síntese, ele promove uma ação específica de comunicação ou marketing.

Normalmente, os hotsites apresentam apenas uma página. Ou seja, não têm o propósito de durarem muito tempo.

Um evento ou congresso, por exemplo, pode ganhar um hotsite, em que será muito fácil achar a programação, conferir informações do evento anterior, saber dicas de transporte e hospedagem e, inclusive, fazer as inscrições.

Página de vendas

Uma página de vendas é uma estratégia adotada por quem tem interesse em divulgar – e vender – um ou mais produtos/serviços específicos. Diferentemente de um site institucional, a página de vendas foca mais no produto/serviço e em maneiras de vendê-lo para o público certo.

Ainda mais, ela é cuidadosamente pensada para receber um público já interessado e selecionado – por ter clicado no link – , tratando de oferecer alguma coisa de maior valor, que pode ser um produto digital gratuito em troca do preenchimento de um rápido cadastro, ou pode ser a página final de vendas, a última coisa que o usuário lê antes de digitar o número do seu cartão de crédito.

O principal objetivo de uma página de vendas é converter o acesso em uma ação.

Site institucional

O site institucional tem como principal objetivo a comunicação da empresa com seu público-alvo, fazendo a divulgação e a apresentação do seu negócio, os produtos e serviços oferecidos.

Além de manter um canal de contato duradouro com todos os tipos de clientes (inclusive com aqueles que não possuem redes sociais), é um excelente meio para aumentar o número de clientes.

As principais características que um site institucional deve ter são:

Esses fatores são importantes para que as páginas sejam rápidas, relevantes e, por consequência, estejam nas primeiras posições de buscadores como o Google.

Site catálogo

O catálogo online é uma vitrine virtual, onde uma empresa pode colocar as imagens e todas as informações dos seus produtos em ambiente digital. Ele pode ser tanto um catálogo em papel, digitalizado para ficar disponível em páginas da internet, quanto criado do zero em formato digital.

Com esse site, você pode personalizar os seus conteúdos de acordo com o perfil do seu público, com imagens, categorias e preferências, para indicar o produto adequado para o cliente certo.

Site dinâmico

O site dinâmico também é conhecido como site gerenciável, isso porque ele conta com o CMS (Content Management System), um sistema de gerenciamento do conteúdo, integrado de forma que não precise alterar o código para alterar as suas informações.

Este tipo de site é mais complexo e requer mais habilidade por parte dos desenvolvedores. A linguagem de programação precisa rodar no servidor escolhido e reconhecida pelo banco de dados. As linguagens mais utilizadas são PHP e ASP na programação.

Para facilitar, um exemplo desse tipo de site é o Facebook.

Loja virtual

A loja virtual é um site próprio criado exclusivamente para as vendas online. Nele, você expõe seus produtos e/ou serviços com fotos e descrições detalhadas. Além disso, o layout pode ser ajustado seguindo a paleta de cores da marca.

Outro ponto importante que diferencia uma loja online dos outros tipos de site é que, nela, há integração com meios de pagamento e de envio. Assim, o cliente que compra por esse e-commerce pode pagar facilmente pela internet e, ao digitar seu CEP, já sabe qual será o custo do frete para receber a encomenda.

VEJA TAMBÉM:

Plataforma para criação de sites: qual escolher?

Site one-page

Como o próprio nome diz, é um site de página única.

Ele foi desenvolvido para que todo o conteúdo seja mostrado na mesma página, com layout único e concentração das informações em um mesmo ambiente. Assim, trazendo dinamismo e agilidade para a navegação do usuário.

Para empresas que não querem focar em produtos específicos ou não têm a necessidade de atualização constante do catálogo, essa é uma ótima opção.

Portal

O portal funciona como um canal de comunicação onde são compartilhados conteúdos diversos, que podem ser organizados por diversos segmentos.

No portal, o usuário pode ir de encontro a notícias e entretenimento com diferentes focos, como moda, esportes, humor, política ou economia, por exemplo. Você pode encontrar diversos subsites alojados no portal, cada um com um foco específico e voltado a um público particular.

Os portais podem ser de dois tipos:

  • Horizontais: que concentram uma série de diferentes informações e serviços.
  • Verticais: que concentram conteúdo sobre um assunto particular.

Site de portfólio

Um site de portfólio é uma maneira personalizada de mostrar seu trabalho e permitir que outras pessoas saibam mais sobre você. É como uma plataforma sempre viva para seus projetos, casos de estudo e informações a seu respeito.

Além disso, é uma das melhores maneiras de expressar sua personalidade, experiências e capacidades.

Sites educacionais

O site educacional é um espaço próprio da IES na internet, onde ela se apresenta para um grande público, sem limitações físicas, de espaço e de tempo. Esse site é uma excelente forma de o aluno conhecer a instituição e, além disso, ser convencido a estudar nela.

É legal trazer informações que demonstrem a qualidade da IES e seus métodos de ensino, trazendo seus diferenciais para captação de alunos.

Sites de entretenimento

Basicamente, são sites que são desenvolvidos para entreter, como por exemplo, sites de jogos, músicas, conteúdos de fofocas, séries.

Fóruns

Um fórum é um tipo de site que reúne recursos que permitem interação entre usuários, através de debates ou simples perguntas e respostas entre os participantes, em torno de temas específicos.

Existem fóruns mais abrangentes e mais restritos, quanto aos assuntos que são abordados. Há também os fóruns abertos ou fechados ou ainda restritos, quanto a participação.

Agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de sites, entre em contato com a Mestres do Site e crie o site perfeito para o seu negócio!

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Balarin

Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE

Baixe agora o E-book
Guia da Presença Digital