A velocidade de um site é muito importante para os seus resultados, já que, hoje em dia, ninguém tem paciência de ficar esperando muito tempo o carregamento de uma página, certo? Então, continue a leitura deste post e saiba como otimizar a velocidade do seu site e melhorar seu desempenho!
Você conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, ele se adequa muito aos sites. E não é só por conta do design e conteúdo, pois a velocidade de carregamento das suas páginas é um dos fatores determinantes para o seu sucesso do seu site.
Nesse sentido, um site que demora muito para carregar pode prejudicar a sua reputação, além de acabar custando caro, já que você pode acabar perdendo conversões. Por outro lado, um site com alto desempenho dará resultados mais positivos para o seu negócio.
Assim, o primeiro passo para garantir que seu site carregará rapidamente é criar seu site com profissionais que entendem do assunto. Além disso, é essencial garantir que o conteúdo que você inclui na sua plataforma não atrapalhará seu desempenho.
De fato, existem muitos fatores a levar em consideração, mas você certamente dá conta. Afinal, você chegou ao lugar certo! Este post traz tudo o que você precisa saber sobre como melhorar a velocidade e como otimizar o desempenho do site. Confira!
Mas, o que é a velocidade de um site site?
Em síntese, a velocidade de um site é o tempo que leva para as páginas carregarem, até que sejam mostradas no navegador.
Atualmente, com tudo tão rápido e tecnológico, é difícil de as pessoas pararem para esperar muito tempo pelo carregamento de um site. Por isso, é recomendado que, em média, as páginas da sua plataforma carreguem em menos de três segundos.
Assim, podemos falar que o tempo de carregamento afeta usabilidade, conversão, engajamento do usuário e visibilidade dos motores de busca. Ou seja, a velocidade de um site é muito importante.
Sabendo disso, aprenda a seguir como melhorar o desempenho do seu site para ter a certeza que seus consumidores – e o Google – ficarão satisfeitos.
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1. Não sobrecarregue sua página inicial
Deixar sua home page lotada de conteúdo e mídia – como textos, imagens, vídeos e animações, por exemplo – pode ter um impacto negativo no sucesso do seu site. Afinal, pode levar tempo demais pra carregar esses recursos, além de deixar os usuários sufocados com tanta informação.
Uma página inicial organizada, apenas com o conteúdo necessário, faz com que seus visitantes absorvam a informação apresentada desde o momento em que entram no seu site, e isso vai ajudá-los a compreender mais claramente a sua mensagem principal.
Mas, se você está preocupado em perder parte do seu conteúdo, não se preocupe. Para não sobrecarregar uma única página, distribua o conteúdo. Dessa maneira, todas as informações valiosas terão seu próprio “espaço” para brilhar.
2. Evite ter excesso de arquivos mídia no seu site
Além da página inicial, é importante fazer uma faxina em todo o conteúdo do seu site. Assim como uma loja física não expõe todo o estoque em sua vitrine, você não deve sobrecarregar seu site.
Aliás, algumas formas de mídia são altamente prejudiciais ao desempenho do seu site, pois são pesados e demoram muito para carregar.
Galerias de fotos com infinitos rolamentos, por exemplo, são um dos elementos que carregam lentamente. Assim, para fazer os ajustes necessários que vão melhorar a velocidade da sua página, reduza o número de imagens na galeria de fotos e mantenha apenas as mais importantes.
Ainda mais, quando se trata de adicionar mídia ao site, seja vídeo ou imagens, pergunte-se sempre se vale a pena e se vai beneficiar seus objetivos em termos de conversão. Se a sua resposta a estas questões for não, então simplesmente retire.
3. Otimize o tamanho das suas imagens
Sempre que possível, opte por arquivos em JPEG ao invés em imagens em PNG, pois os arquivos JPEG costumam ser mais otimizados para a internet do que os PNGs.
A não ser que você precise usar imagens transparentes, ou então, que seja um fotógrafo profissional.
4. Diminua a quantidade e estilo de fontes
Você deve reduzir o número de famílias de fontes no seu site a apenas duas ou três, pois isso vai te ajudar a reforçar a identidade da sua marca, além de transmitir uma sensação de limpeza e profissionalismo.
No entanto, não estamos falando apenas da quantidade: o tipo de fonte também importa. Por exemplo, se você quiser usar fontes personalizadas,leve em consideração que elas também são elementos gráficos, assim como imagens e vídeos, sendo necessário o download delas antes de aparecerem nas suas páginas, e isso pode afetar o desempenho do site.
Ainda mais, não exagere no uso de negritos, sublinhados e itálicos, já que estes elementos também necessitam downloads adicionais e, como você já sabe, um tempo maior na velocidade de carregamento do seu site.
Não é necessário desistir de fontes personalizadas ou de algum peso nas fontes. Entretanto, escolha com sabedoria onde colocar esses recursos no seu site e só os use onde haja um motivo claro e específico.
5. Foque no desempenho em dispositivos mobile
Não é novidade que cada vez mais pessoas acessam a internet – todos os dias – de seus smartphones, e claro que eles esperam que seu site tenha um aspecto incrível também nas telas dos dispositivos móveis. Sendo assim, tenha um site responsivo.
Seguindo essas dicas, além de melhorar a velocidade do seu site, você conquistará resultados positivos.
E então, pronto para começar?
Para mais dicas, continue acompanhando o nosso blog.
Sucesso!