Como fazer um site vender sozinho?

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Fazer seu site vender sozinho não é tão complicado quanto parece. O passo a passo é simples: planejamento, organização e otimização. Além disso, ter uma estratégia sólida de Marketing Digital fará com que seu processo de vendas seja mais produtivo e crescente. Confira mais nesse post!

Se você deseja ter um site de sucesso, saiba que irá precisar cuidar e alimentá-lo. Além disso, para conquistar os resultados desejados, é necessário que o site tenha um objetivo.

Por exemplo, se a sua intenção é vender algo pelo seu site, é fundamental elaborar uma estratégia que leve o público para esse caminho.

Sendo assim, implantar estratégias personalizadas de Marketing Digital, fazendo seu site vender por si só, é um excelente caminho. Quer entender melhor? Então, continue lendo esse post!

Por onde começar?

Primeiramente, é essencial definir qual o caminho seu cliente deve percorrer até chegar ao objetivo final: a compra.

Para construir uma boa jornada de compra, invista na produção de conteúdos valiosos e direcionados para o seu público. Assim, você irá proporcionar uma experiência amigável à eles, além de dar mais autoridade para o seu negócio. Você pode aderir um blog ou oferecer E-books, por exemplo.

Uma das várias vantagens de executar essa jornada é que as chances de vender novamente para esse cliente são maiores, pois você acaba criando uma proximidade e uma conexão com ele.

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Atenção com a experiência do usuário!

A otimização do seu site é muito importante para oferecer ao usuário uma experiência mais agradável. Sendo assim, é preciso aplicar algumas técnicas na sua página, para que essa experiência leve a decisão de compra, como o design responsivo e o uso de SEO.

O design responsivo possibilita que seu site seja visto perfeitamente em todos os dispositivos, sem perder sua formatação. Dessa maneira, valorizando a experiência do usuário em todos os meios.

O SEO é uma otimização para mecanismos de busca, principalmente para o Google, que oferece custo-benefício e pode deixar seu site pronto para trabalhar e vender por você.

Fazendo seu site aparecer na busca orgânica

Quando criamos um site, um dos nossos principais objetivos é atrair visitantes, certo?

Existe um trabalho que você pode fazer para que o seu site apareça organicamente, como: otimizar o SEO, como falamos no tópico anterior, ter um blog e utilizar palavras-chave associadas ao seu negócio.

Todos esses recursos são gratuitos e podem ajudar o seu site a aparecer na primeira página do Google.

Esses são alguns fatores para o tráfego orgânico:

Planejamento de conteúdo

O primeiro passo para a estratégia de tráfego orgânico é o planejamento de conteúdo. Mas, o que é isso?

Você não pode simplesmente sair escrevendo qualquer tipo de post no seu blog ou colocando qualquer texto no seu site. Os conteúdos precisam fazer sentido, e seguir a jornada de compras que falamos no começo desse post.

Lembre-se de que você quer levar o público a uma ação. Então, como fazer isso? Quais conteúdos criar para te ajudar nessa missão?

Qualidade do site

Como vimos, a qualidade do seu site é um fator essencial para oferecer ao usuário uma experiência mais agradável.

Já foi comprovado que a experiência é um dos pontos que o Google leva em consideração na hora de rankear os sites na plataforma. Por isso, é muito importante que o seu site tenha qualidade no conteúdo, no design e em todo o contexto.

Link building

A ação de Link Building nada mais é que conseguir backlinks, ou seja, links em outros sites apontando para o seu site de forma natural ou não.

O objetivo é conseguir relevância e popularidade no Google, atraindo mais tráfego e conseguindo melhores posições no ranqueamento dos mesmos.

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Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual é melhor?

Fazendo seu site aparecer com tráfego pago

Outra maneira de fazer com que seu site apareça nos primeiros resultados do Google é investir em tráfego pago, como o Google Ads.

Com essa ferramenta, você pode criar anúncios que serão veiculados quando uma pessoa pesquisar por palavras-chave associadas ao seu negócio.

A grande vantagem do Google Ads é que ele traz resultados mais rápidos que o tráfego orgânico. Sendo assim, mesmo que você precise investir, o seu dinheiro com certeza será recompensado.

Para investir em Google Ads, você precisa:

  • Ter uma conta no Google
  • Criar uma conta no Google Ads
  • Colocar créditos na plataforma
  • Configurar a campanha

Se você ainda não entende muito bem como criar a sua campanha, o nosso Curso de Google Ads na Prática é perfeito para você. Clique aqui e saiba mais!

8 dicas para fazer seu site vender sozinho

Seja original

A originalidade é um fator importante para chamar a atenção dos visitantes da sua plataforma. Por isso, crie conteúdos inéditos, deixe o usuário com vontade de retornar ao seu site.

Não exagere no design

Uma página com muitas informações, diferentes fontes, cores e tamanhos não consegue prender a atenção do usuário por muito tempo. Ou seja, procure ter um design mais clean e simples.

Assegure-se de que seu site seja responsivo

As pessoas podem acessar seu site de diferentes dispositivos. Dessa forma, prepare seu site para que a experiência do usuário seja positiva em diferentes meios.

Afinal, a boa experiência do público dentro da sua rede fará com que ele se aproxime cada vez mais do seu produto ou serviço.

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Faça testes

Por melhor que seu site seja, sempre é possível melhorá-lo, não é mesmo? Assim sendo, faça testes para melhorar seu desempenho.

Use em links internos

Aproveite para fazer linkagem nas palavras que já existem em seu site, dessa maneira, aumentando o tempo de permanência das pessoas em suas páginas.

Quanto mais tempo o usuário fica em contato com o seu conteúdo, maiores as chances dele comprar seu produto ou serviço.

Atente-se com a qualidade do conteúdo postado

Tenha cuidado com os conteúdos postados na sua página, pois páginas com erros de gramática e ortografia e materiais duplicados são punidos pelos mecanismos de busca.

Meça suas métricas

Use o Google Analytics para acompanhar e medir as métricas do seu site. Corrigindo, assim, possíveis erros.

Invista em ferramentas que podem aumentar sua visibilidade

Existem ferramentas que podem aumentar a visibilidade da sua página, como o Google Search Console, que analisa suas palavras chaves, indicando quais são indicadas para investir. Além disso, a ferramenta fornece dicas de otimização e erros em seu site.

Lembre-se de que, para ter um site que venda mais, é necessário minimizar os erros e focar na experiência do usuário.

Mas, não é preciso fazer algo de outro mundo. Atitudes simples, como conteúdos ricos, design responsivo e descontos são capazes de surpreender o público, fazendo com que o cliente simpatize com sua marca e se torne fiel a ela.

Agora que você já sabe de tudo isso, é hora de colocar em prática e fazer seu site vender muito!

Para conferir mais dicas, continue acompanhando nosso blog

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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