Fazer seu site vender sozinho não é tão complicado quanto parece. O passo a passo é simples: planejamento, organização e otimização. Além disso, ter uma estratégia sólida de Marketing Digital fará com que seu processo de vendas seja mais produtivo e crescente. Confira mais nesse post!
Se você deseja ter um site de sucesso, saiba que irá precisar cuidar e alimentá-lo. Além disso, para conquistar os resultados desejados, é necessário que o site tenha um objetivo.
Por exemplo, se a sua intenção é vender algo pelo seu site, é fundamental elaborar uma estratégia que leve o público para esse caminho.
Sendo assim, implantar estratégias personalizadas de Marketing Digital, fazendo seu site vender por si só, é um excelente caminho. Quer entender melhor? Então, continue lendo esse post!
Por onde começar?
Primeiramente, é essencial definir qual o caminho seu cliente deve percorrer até chegar ao objetivo final: a compra.
Para construir uma boa jornada de compra, invista na produção de conteúdos valiosos e direcionados para o seu público. Assim, você irá proporcionar uma experiência amigável à eles, além de dar mais autoridade para o seu negócio. Você pode aderir um blog ou oferecer E-books, por exemplo.
Uma das várias vantagens de executar essa jornada é que as chances de vender novamente para esse cliente são maiores, pois você acaba criando uma proximidade e uma conexão com ele.
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Atenção com a experiência do usuário!
A otimização do seu site é muito importante para oferecer ao usuário uma experiência mais agradável. Sendo assim, é preciso aplicar algumas técnicas na sua página, para que essa experiência leve a decisão de compra, como o design responsivo e o uso de SEO.
O design responsivo possibilita que seu site seja visto perfeitamente em todos os dispositivos, sem perder sua formatação. Dessa maneira, valorizando a experiência do usuário em todos os meios.
O SEO é uma otimização para mecanismos de busca, principalmente para o Google, que oferece custo-benefício e pode deixar seu site pronto para trabalhar e vender por você.
Fazendo seu site aparecer na busca orgânica
Quando criamos um site, um dos nossos principais objetivos é atrair visitantes, certo?
Existe um trabalho que você pode fazer para que o seu site apareça organicamente, como: otimizar o SEO, como falamos no tópico anterior, ter um blog e utilizar palavras-chave associadas ao seu negócio.
Todos esses recursos são gratuitos e podem ajudar o seu site a aparecer na primeira página do Google.
Esses são alguns fatores para o tráfego orgânico:
Planejamento de conteúdo
O primeiro passo para a estratégia de tráfego orgânico é o planejamento de conteúdo. Mas, o que é isso?
Você não pode simplesmente sair escrevendo qualquer tipo de post no seu blog ou colocando qualquer texto no seu site. Os conteúdos precisam fazer sentido, e seguir a jornada de compras que falamos no começo desse post.
Lembre-se de que você quer levar o público a uma ação. Então, como fazer isso? Quais conteúdos criar para te ajudar nessa missão?
Qualidade do site
Como vimos, a qualidade do seu site é um fator essencial para oferecer ao usuário uma experiência mais agradável.
Já foi comprovado que a experiência é um dos pontos que o Google leva em consideração na hora de rankear os sites na plataforma. Por isso, é muito importante que o seu site tenha qualidade no conteúdo, no design e em todo o contexto.
Link building
A ação de Link Building nada mais é que conseguir backlinks, ou seja, links em outros sites apontando para o seu site de forma natural ou não.
O objetivo é conseguir relevância e popularidade no Google, atraindo mais tráfego e conseguindo melhores posições no ranqueamento dos mesmos.
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Fazendo seu site aparecer com tráfego pago
Outra maneira de fazer com que seu site apareça nos primeiros resultados do Google é investir em tráfego pago, como o Google Ads.
Com essa ferramenta, você pode criar anúncios que serão veiculados quando uma pessoa pesquisar por palavras-chave associadas ao seu negócio.
A grande vantagem do Google Ads é que ele traz resultados mais rápidos que o tráfego orgânico. Sendo assim, mesmo que você precise investir, o seu dinheiro com certeza será recompensado.
Para investir em Google Ads, você precisa:
- Ter uma conta no Google
- Criar uma conta no Google Ads
- Colocar créditos na plataforma
- Configurar a campanha
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8 dicas para fazer seu site vender sozinho
Seja original
A originalidade é um fator importante para chamar a atenção dos visitantes da sua plataforma. Por isso, crie conteúdos inéditos, deixe o usuário com vontade de retornar ao seu site.
Não exagere no design
Uma página com muitas informações, diferentes fontes, cores e tamanhos não consegue prender a atenção do usuário por muito tempo. Ou seja, procure ter um design mais clean e simples.
Assegure-se de que seu site seja responsivo
As pessoas podem acessar seu site de diferentes dispositivos. Dessa forma, prepare seu site para que a experiência do usuário seja positiva em diferentes meios.
Afinal, a boa experiência do público dentro da sua rede fará com que ele se aproxime cada vez mais do seu produto ou serviço.
Faça testes
Por melhor que seu site seja, sempre é possível melhorá-lo, não é mesmo? Assim sendo, faça testes para melhorar seu desempenho.
Use em links internos
Aproveite para fazer linkagem nas palavras que já existem em seu site, dessa maneira, aumentando o tempo de permanência das pessoas em suas páginas.
Quanto mais tempo o usuário fica em contato com o seu conteúdo, maiores as chances dele comprar seu produto ou serviço.
Atente-se com a qualidade do conteúdo postado
Tenha cuidado com os conteúdos postados na sua página, pois páginas com erros de gramática e ortografia e materiais duplicados são punidos pelos mecanismos de busca.
Meça suas métricas
Use o Google Analytics para acompanhar e medir as métricas do seu site. Corrigindo, assim, possíveis erros.
Invista em ferramentas que podem aumentar sua visibilidade
Existem ferramentas que podem aumentar a visibilidade da sua página, como o Google Search Console, que analisa suas palavras chaves, indicando quais são indicadas para investir. Além disso, a ferramenta fornece dicas de otimização e erros em seu site.
Lembre-se de que, para ter um site que venda mais, é necessário minimizar os erros e focar na experiência do usuário.
Mas, não é preciso fazer algo de outro mundo. Atitudes simples, como conteúdos ricos, design responsivo e descontos são capazes de surpreender o público, fazendo com que o cliente simpatize com sua marca e se torne fiel a ela.
Agora que você já sabe de tudo isso, é hora de colocar em prática e fazer seu site vender muito!
Para conferir mais dicas, continue acompanhando nosso blog