O que é e como funciona o Google Ads?

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O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Sua primeira versão foi lançada em 2000 e desde então coordena o mercado de mídia digital. Com essa plataforma, é possível criar anúncios de Pesquisa, de Display, no Youtube, no Gmail e na Play Store. Saiba mais lendo este post!

Provavelmente você já fez uma pesquisa no Google e encontrou alguns links em destaque no resultado. Ou então, acessou um blog e viu um banner de anúncio em algum local da página.

Provavelmente você já viu – ou pulou – alguns anúncios antes ou durante os vídeos do Youtube.

Esses são três exemplos de anúncios são distintos, mas, com algo em comum: todos podem ser criados e gerenciados pelo Google Ads.

Se interessou? Então, confira a seguir como funciona a plataforma Google Ads, como criar uma conta e como criar anúncios que geram resultados verdadeiros para o seu negócio.

O que é o Google Ads?

Em suma, o Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Sua primeira versão foi lançada em 2000 e desde então ela vem liderando o mercado.

Por meio desse serviço, empresas podem, no geral, pagar ao Google para se destacarem na internet. Ainda mais, o grande diferencial do Google Ads é que os anunciantes podem se destacar para um público super segmentado.

Ou seja, não é só pagar para aparecer mais. É investir em na audiência certa, que realmente tem interesse no seu negócio.

Além disso, o Ads possui, de acordo com a própria plataforma, 4 principais formas de anúncio. Sendo elas:

Anúncios na rede de pesquisa

São os anúncios exibidos nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Ou seja, aqueles anúncios que ficam em destaque no início e no fim da página de busca, sempre com um pequena legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado.

Esse é um formato indicado para alcançar pessoas que buscam por produtos, serviços ou soluções específicas. Ainda mais, sua grande vantagem é que, o anunciante só paga quando a pessoa clica no link do resultado para acessar o site.

Nesse sentido, se for bem planejado, esses anúncios podem ter uma excelente relação entre custo e benefício para o seu negócio.

o que é google ads

Anúncios na rede de display

Esses anúncio são exibidos em websites, páginas de notícias e blogs que, juntas, formam a chamada Rede de Display do Google, que alcança 90% dos usuários da internet em todo o mundo. Dessa forma, sendo um formato de anúncio bastante atrativo.

Em números absolutos, os anúncios gráficos do Google são exibidos em mais de dois milhões de sites e em mais de 650 mil aplicativos. Além disso, esses anúncio oferecem outros benefícios, como: opções especiais para segmentação, palavras-chave, informações demográficas e remarketing.

Em síntese, há mais de uma maneira de usar a publicidade gráfica:

  • Banner: anúncios que podem ser imagens, elementos interativos, animações, layouts personalizados e outras opções;
  • Texto: são anúncios em formato “caixa de texto”, que incluem um título, uma descrição, o nome da empresa e uma URL;
  • Gmail: anúncios personalizados no Gmail e que são visualizados diretamente na caixa de entrada dos usuários.
  • Aplicativo: são os anúncios que parecem exclusivamente em aplicativos para dispositivos móveis.

Anúncios no YouTube

Certamente você já viu algum anúncio nos vídeos do Youtube, seja antes do início ou até mesmo durante sua exibição.

Como anunciante, também existe a possibilidade de você criar campanhas para serem veiculadas nos vídeos desta plataforma.

E, um detalhe importante é que, você só paga quando as pessoas interagem com a campanha. Dessa maneira, se o anúncio for pulado antes de 30 segundos (ou antes do fim) você não pagará nada.

Anúncios de aplicativos

Esses anúncios são indicados para quem possui aplicativos e deseja aumentar seu alcance com a plataforma do Google. Você pode promover seu negócio ou até mesmo seu aplicativo para usuários de iOS ou Android.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads funciona como um leilão, onde os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques. No entanto, o diferencial é que no Ads nem sempre a maior oferta ganha.

O Google combina também alguns fatores de qualidade para classificar a posição dos anúncios com base em seu Ad Rank. Ou seja, não basta pagar mais, seu anúncio precisa ser realmente bom.

LEIA TAMBÉM:
5 erros no Google Ads que devem ser evitados

Como o Ad Rank é composto?

Em síntese, o Ad Rank é composto por Índice de qualidade (IQ) X Lance (CPC máximo).

Assim, mesmo que os lances dos concorrentes sejam maiores do que o seu, o seu anúncio poderá se destacar caso o índice de qualidade seja superior.

Mas, como o índice de qualidade é calculado?

O índice de qualidade é uma avaliação realizada pelo Google, gerando uma nota que vai de 1 à 10.

Essa nota, junto com o lance, determina a posição de seu anúncio para a palavra-chave e segmentação definida. Os componentes do índice de qualidade são:

  • CTR;
  • Relevância;
  • Página de destino.

Como criar uma conta no Ads?

A princípio, criar uma conta no Google Ads é bastante simples. Para começar, basta acessar: https://ads.google.com/, e então, clique em “Comece agora”.

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Logo depois, na tela seguinte, digite o email do Google que você quer vincular à conta do Ads e o seu site.

Ao clicar em “continuar” o Google dará início a uma configuração guiada, dando todos os detalhes que você precisa para criar sua conta.

Nos próximos passos, você precisará preencher alguns dados e ajustar uma primeira campanha teste, caso você queira, para começar a usar a ferramenta.

Conclusão

Por fim, Google Ads é uma plataforma excelente para ser usada em campanhas de links patrocinados. Além disso, para ter uma estratégia de Marketing Digital completa, é essencial considerar essa ferramenta como canal de aquisição de clientes.

Se suas campanhas forem bem planejadas e bem executadas, logo você perceberá ótimos resultados. Portanto, mãos à obra!

Para mais dicas, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Esse artigo foi escrito por...

Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
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