Como escolher um domínio de site: 6 dicas infalíveis

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Primeiramente, um nome, como o nome do domínio de um site, não tem o poder de transformar por completo o conteúdo das páginas. Entretanto, os domínios de site têm um papel crucial na credibilidade e na força da sua marca. Veja 6 dicas para escolher o melhor domínio para o seu site!

Escolher um domínio é uma parte essencial para sua presença online por algumas razões, por exemplo:

Profissionalismo: Atuando como o seu endereço comercial online, um domínio personalizado e bem escolhido contribui para dar um aspecto de profissional ao seu site, fazendo com que sua empresa pareça mais séria e bem estabelecida.

Facilita para que seu site seja encontrado: A boa escolha de um domínio pode fazer com que seu site seja mais facilmente lembrado, ajudando aos potenciais clientes a encontrá-lo com mínimo esforço.

Otimização de SEO: Por fim, seu domínio pode ter um papel fundamental para o SEO. Apesar de haver muitos fatores envolvidos na otimização dessa técnica, o domínio deve ser mais um elemento a ser levado em consideração.

Mas, o que é um domínio?

O domínio nada mais é do que o seu endereço exclusivo na internet, composto pelo nome do seu site e sufixo, ou extensão. Por exemplo, o domínio do Mestres do Site é mestresdosite.com.br sendo o “.com.br”.

Mas, não se confunda com a URL, que é um endereço mais específico na web, que direciona para uma única página de um site. Por exemplo, o URL deste post específico do blog é http://mestresdosite.com.br/blog/como-escolher-dominio-de-site, assim como está no seu navegador.

Agora que você já sabe o que é um nome de domínio, veja a seguir como escolher o domínio perfeito para seu site!

01. Seja Conciso

Tecnicamente falando, nomes de domínio podem se estender por até 63 caracteres.

No entanto, um domínio desse tamanho não é o mais recomendado, pois seria cansativo, difícil de digitar e quase impossível de lembrar. Sendo assim, atente-se em ter um nome de domínio curto.

02. O domínio deve ser fácil de digitar e de pronunciar

Você não vai querer que seus potenciais visitantes tenham dificuldades com detalhes ortográficos para chegar à sua página, certo? Por isso, tenha um nome de domínio que seja fácil de falar e de digitar.

Nesse sentido, é melhor evitar palavras que as pessoas tendem a escrever errado, ou qualquer nome que seja muito complexo.

03. Cuidado com letras alfabéticas

Antes de mais nada, ao contrário da senha do seu email, seu domínio não pode ser uma sequência de caracteres que só faz sentido para você.

Portanto, não use caracteres especiais como hífens e números, pois eles são muito confusos, além de serem mais difíceis de lembrar e de digitar.

Aliás, números podem deixar os usuários pensando se é para usar o próprio algarismo ou para soletrar, por exemplo: é para usar 7 ou escrever sete?

04. Se relacionar com a sua marca

Para reforçar sua identidade de marca, é preciso combinar diferentes elementos.

Nesse sentido, seu nome de domínio deve estar alinhado com o restante dos seus ativos de marketing, como seu logo e com a voz e o tom da marca, para que você transmita a mesma mensagem.

como escolher domínio de site

05. Verifique a disponibilidade nas redes sociais

O nome do seu domínio deve ser consistente com todos os seus elementos de branding, inclusive com as redes sociais e qualquer outro local onde sua marca apareça na internet.

Ou seja, manter o mesmo nome em todos os canais contribui para a experiência dos usuários, além de garantir uma presença online mais forte, que transmite uma sensação de familiaridade e confiança.

Assim, antes de adquirir um domínio, certifique-se de que seu nome de domínio também está disponível em diferentes redes sociais.

06. Planejar tudo antecipadamente

Este passo não é obrigatório, mas faz a diferença no futuro da sua marca.

Neste contexto, certifique-se também de que o domínio escolhido não impossibilitará sua empresa de expandir mais adiante. Por exemplo, caso você tenha um estúdio que oferece serviços de manicure e pedicure, mas você almeja um dia entrar também com serviços de cabeleireiro e tratamentos de beleza. Então, o nome do se domínio deve ser abrangente para também englobar seus futuros empreendimentos.

E então, pronto para fazer muito sucesso na internet?

Lembre-se de que você não precisa fazer tudo sozinho, e pode contratar uma empresa especializada para realizar as demandas do seu site para você.

Para mais dicas, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Esse artigo foi escrito por...

Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
como escolher domínio de site

Download Grátis

Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital

como escolher domínio de site

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png
Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital